Projetos de Pesquisa


Projetos de Pesquisa em Andamento 2009/2010


Produção colaborativa e descentralizada de imagens e sons para a educação básica: criação e implantação da RIPE - Rede de Intercámbio de Produção Educativa

Perí­odo: jul.2008 a jul.2009

Coordenação: Nelson Pretto e Maria Helena Bonilla

Polí­ticas Públicas Brasileiras em Educação e Tecnologia da Informação e Comunicação superando as tecnologias educacionais

A pesquisa tem por objetivo investigar como a academia brasileira tem percebido as polí­ticas públicas em implantação nos últimos anos, focando nosso olhar investigativo para algo que, pelo que observamos na primeira etapa, passa despercebido por aqueles que elaboram e executam as políticas públicas brasileiras: o que indicam as pesquisas feitas por mestrandos e doutorandos dos inúmeros programas de pós-graduação espalhados por quase todos os estados do Brasil, no campo de interseção da educação com as tecnologias de informação e comunicação.

Projeto apoiado pelo CNPQ/Bolsa de Produtividade (sic!) em Pesquisa - processo número 306645/2006-8

Inicio 03/2007 - Término: 02/2010

Coordenação: Nelson Pretto (bolsa PQ/CNPq)

Bolsista de IC/CNPq: Dart Araújo

Bolsista de IC/CNPq:Adna Lima

Nome do projeto1

Perí­odo: ago/2009 a jul/2010

Coordenação: Nelson Pretto (bolsa PQ/CNPq/FAPESB)

Bolsista PIBIC:

Narrativas digitais na formação docente

Período: ago/2009 a jul/2010

A pesquisa integra o Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias - GEC(www.gec.faced.ufba.br) e tem como objetivo identificar e analisar os usos, as possibilidades e os limites de novos gêneros narrativos na rede, graus de letramento digital e as práticas de narração em ambientes virtuais desenvolvidos por professores no Programa de Formação continuada de professores para o Município de Irecê - BA, seus hábitos como ciberleitores e ciberautores; os modos de construção, reorganização e assimiliação de novos referenciais cognitivos dos processos de leitura/escrita de textos em formato eletrônico, bem como a cultura e os comportamentos oportunizados por essas experiências. É objetivo também investigar se as narrativas desses professores, em ambientes como os já citados, propiciam novas experiências e dinâmicas gramaticais flexíveis. Refletir de que maneiras a escola deve lidar com a informalidade dos escritos nos ambientes digitais. Um dos aspectos que tem sido objeto de intensa investigação está relacionado às novas possibilidades trazidas pelas tecnologias digitais para a educação, por isso a pesquisa terá como campo de investigação a lista de discussão e o blog utilizados pelo Programa de Formação continuada de professores para o Município de Irecê - BA.

Coordenação: Edvaldo Couto

Bolsistas PIBIC:
Raquel Maciel Paulo dos Anjos

Leila Silva de Souza

nome projeto3

Perí­odo: ago/2009 a jul. 2010

Coordenação: Alessandra Assis

Bolsista PIBIC:

Licenciatura do Campo: Pesquisa da área Linguagens e Códigos

Resumo:

Apoio:

Inicio 12/2008 - Término: 2013

Coordenação: Maria Helena Bonilla

"Tutores":
Adriane L. Halmann

Sérgio Sganzerlla


Projetos de Pesquisa Concluídos


2008/2009


O papel das tecnologias livres parte 2

PerÃíodo? : ago/2008 a jul/2009

Coordenação: Nelson Pretto (bolsa PQ/CNPq)

Bolsista PIBIC:
Bruno Santos Gonsalves
Géssica Aragão
Aton Barreto de Figueiredo

Inclusão Digital na Escola: as polí­ticas do MEC

Em pesquisas anteriores sobre o tema inclusão digital, pudemos perceber a desarticulação das polí­ticas públicas e, em especial, a falta de programas consistentes do MEC para a área, mesmo considerando que as escolas são espaços fundamentais para a promoção da inclusão digital da população. Até o momento, o único programa que oportuniza o acesso das escolas à tecnologia digital é o PROINFO. No entanto, dois novos programas estão sendo propostos pelo MEC, o Programa Um Computador por Aluno e Banda Larga das Escolas, que buscam oferecer acesso e formação de crianças e jovens no contexto das tecnologias de informação e comunicação. Em vista disso, esta pesquisa, de caráter qualitativo, procurará compreender os interesses e estratégias articulados às políticas do MEC, as características, potencialidades e limites das mesmas para a promoção da inclusão digital da população, bem como as perspectivas que apresentam para constituírem-se efetivamente em ações significativas para a área. Para tanto, estaremos coletando dados através da documentação disponível sobre os programas e de entrevistas semi-estruturadas e assim construir um mapeamento das dinâmicas que se articulam em torno desses programas.

Palavras Chave: polí­ticas públicas, inclusão digital, tecnologia educacional

Perí­odo: ago/2008 a jul/2009

Coordenação: Maria Helena Silveira Bonilla

Bolsistas PIBIC:
Josélia Domingos dos Santos
Tania Renilda Santos Torres

O livro digital: usos, possibilidades e limites

Período: ago/2008 a jul/2009

A pesquisa integra o Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias - GEC(www.gec.faced.ufba.br) e tem como objetivo compreender os usos, possibilidades e limites do livro digital na investigação acadêmica, em duas vertentes complementares. A primeira diz respeito aos novos hábitos de leitura e consumo diante da crescente popularização do livro digital e está diretamente relacionada aos ciberleitores. A segunda diz respeito à produção e difusão do conhecimento em meios digitais e estão diretamente relacionada aos ciberautores. Um dos aspectos que tem sido objeto de nossa intensa investigação estão relacionado às novas possibilidades trazidas pelas tecnologias digitais para a educação, particularmente no campo das tecnologias livres. Por isso a pesquisa investigará o acesso à informação on-line mediante pagamento de taxas de acesso, serviços e download de livros digitais e, especialmente, as iniciativas de disponibilizar gratuitamente na internet (através de trabalhos voluntários e de doações) os textos completos de livros cujos direitos autorais encontram-se vencidos ou liberados por seus autores. Nesse contexto, a pesquisa se concentrara em compreender de que maneira professores e alunos da Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal da Bahia, usam livros digitais em seus trabalhos acadêmicos e como produzem e publicam seus trabalhos acadêmicos em versão eletrônica, bem como a cultura e os comportamentos que os livros digitais oportunizarão.

Coordenação: Edvaldo Couto

Bolsistas PIBIC:
Marildes Caldeira de Oliveira
Raquel Maciel Paulo dos Anjos

Professor e cultura digital: novos desafios para a sua ação/formação

Perí­odo: ago. 2008 a jul. 2009

Vivemos um momento de ampliação da demanda por formação universitária para professores da Educação Básica,‭ ‬em paralelo com a possibilidade de uso de tecnologias da informação e comunicação e com a reabertura do debate sobre a concepção de educação norteadora dessa prática. Essa pesquisa tem o objetivo de analisar os desafios postos ao uso de tais tecnologias para a formação dos professores no contexto de cultura digital,‭ ‬na qual emerge um conjunto de novas práticas,‭ ‬saberes,‭ ‬costumes e valores,‭ ‬considerando o modo como a formação é operacionalizada e as condições e políticas que sustentam essa ação.‭ ‬Tomando como referência os princípios da pesquisa qualitativa e como campo investigativo a Faculdade de Educação da UFBA,‭ ‬serão realizadas aproximações sucessivas de pessoas e locais,‭ ‬acompanhamento de eventos em suas manifestações cotidianas,‭ ‬registro de dados que descrevem a situação investigada.‭ ‬Assim,‭ ‬busca-se discutir o modo como os professores,‭ ‬ao longo das oportunidades de formação,‭ ‬se relacionam com a cultura digital,‭ ‬o que se evidencia no uso das TIC,‭ ‬na dinâmica de interação mediada por essas tecnologias,‭ ‬nas condições de acesso e produção de informação e nos novos interesses manifestados por esses sujeitos.‭ ‬Serão realizadas entrevistas, observações diretas e um levantamento bibliográfico sobre os assuntos abordados na pesquisa.‭ ‬Com isso espera-se potencializar o trabalho realizado pela universidade e fortalecer a escola pública de Educação Básica com a ampliação da reflexão crítica e propositiva no campo da formação de seus professores.

Coordenação: Alessandra Assis

Bolsista PIBIC:
Michelle Lisboa Oliveira


2007/2008


Polí­ticas Públicas Brasileiras em Educação e Tecnologia da Informação e Comunicação: o papel das tecnologias livres

Perí­odo: ago. 2007 a jul. 2008

Coordenação: Nelson Pretto (bolsa PQ/CNPq)

Bolsistas PIBIC:
Géssica Aragão
Tiago Figueiredo
Fabricio Santana


Cúpula Mundial para a Sociedade da Informação: influências e desdobramentos no Brasil

No início do atual milênio, o projeto da “Sociedade da Informação” ganha maior visibilidade ao receber a atenção da ONU, quando este organismo realiza a cúpula temática mundial sobre o assunto. Participam da CMSI – Cúpula Mundial da Sociedade da Informação, em suas várias fases, governos, setor produtivo, sociedade civil organizada e diversos organismos internacionais ligados à ONU, com o objetivo de delinear diretrizes e ações para superar os problemas da exclusão digital e integrar as ações em torno da busca de “oportunidades digitais para todos”, especialmente nos países em desenvolvimento. O Brasil, apesar de ter participado dessas reuniões, não evidencia claramente em suas políticas públicas a integração a esse movimento. Busca-se então investigar as influências e desdobramentos que as diretrizes e ações da Cúpula Mundial provocam nas políticas públicas para inclusão digital e uso do software livre no país. Também busca-se compreender como se dá esse movimento em âmbito internacional. Para tanto, estaremos coletando e analisando os documentos produzidos no âmbito da CMSI e aqueles relacionados às políticas públicas brasileiras, à luz de referenciais já produzidos sobre essa temática.

Período: ago. 2007 a jul. 2008

Coordenação: Maria Helena Bonilla

Bolsistas PIBIC:
Rejane Souza Costa Matos
Juliana Lopes da Silva

Televisão Digital e Educação

Pesquisa sobre as possibilidades da TV digital para a educação. Pesquisa desenvolvida no GEC a partir dos trabalhos de Simone Lucena (doutoranda - 2004- em andamento), Fabricio Santana, Dart Araújo e Mônica Paz, como parte do projeto PIBIC.


2006/2007


Resumos para o SEMEP e o SEMPPG

Resumos apresentados no Seminário Estudantil de Pesquisa e Seminário de Pesquisa e Pós-graduação em 2007

Inclusão Digital: articulação dos nós da rede

Parte Dois

"Inclusão digital" é uma idéia/conceito que emerge no contexto dos Programas Sociedade da Informação, configurando-se como uma das idéias-chave que perpassam projetos e ações nos mais diferentes âmbitos sociais. Com base em estudos, análise de projetos e demandas por diretrizes metodológicas para ações de inclusão digital, é possível afirmar que apesar do grande número de Programas e Projetos de Inclusão Digital desenvolvidos no país, ainda estamos bastante carentes de pesquisas sobre concepções e metodologias de trabalho utilizadas pelos diferentes grupos. Procurando contribuir para a construção do conhecimento na área, este estudo, com base nos aportes das pesquisas documental e bibliográfica, propõe-se a dar continuidade à pesquisa que estamos desenvolvendo desde julho de 2005, intensificando os estudos a respeito da construção de um conceito de inclusão digital articulado com conceitos de inclusão social; e do delineamento de diretrizes metodológicas a serem utilizadas nos Projetos de Inclusão Digital.

Perí­odo: ago. 2006 a jul. 2007

Coordenação: Maria Helena Bonilla

Bolsista PIBIC: Joseilda Sampaio

Educação, Mí­dias e Software Livre

O nosso grupo de pesquisa (GEC) vem se dedicando de forma intensa à essa reflexão, tendo já desenvolvido inúmeras pesquisas na área, com destaque para à mais recente, com bolsistas PIBIC, que investigou o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na Educação, com um foco mais particular no rádio, onde tivemos a possibilidade de resgatar a experiência de seu uso para o desenvolvimento de projetos de alfabetização de jovens e adultos no meio rural (como é o caso do Movimento de Educação de Base - MEB), das transformações vividas pelo rádio e de suas características básicas que foram modificadas a partir da presença da radiodifusão multimídia na Web.

Período: ago. 2006 a jul. 2007

Coordenação: Nelson Pretto

Bolsistas PIBIC:Dart Araujo, Mônica Paz, Fabricio Santana

Polí­ticas Públicas Brasileiras em Educação, Tecnologia da Informação e Comunicação

Projeto apoiado pelo CNPQ/Bolsa de Produtividade (sic!) em Pesquisa - processo número 306423/2003-0

Inicio 04/2003 - Término: 02/2007

Propõe-se o levantamento e análise da documentação relativa às políticas públicas Brasileiras em Educação, Tecnologia da Informação e Comunicação, verificando as ações desencadeadas por essas políticas, identificando as dificuldades enfrentadas pelas comunidades educacionais e o potencial que apresentam para a transformação das políticas vigentes.

Coordenação: Nelson Pretto (bolsa PQ/CNPq)

Bolsista de IC/CNPq: Darlene Almada


2005/2006


Inclusão Digital: articulação dos nós da rede - Parte Um

"Inclusão digital" é uma idéia/conceito que emerge no contexto dos Programas Sociedade da Informação, configurando-se como uma das idéias-chave que perpassam projetos e ações nos mais diferentes âmbitos sociais. Com base em estudos, análise de projetos e demandas por diretrizes metodológicas para ações de inclusão digital, é possível afirmar que apesar do grande número de Programas e Projetos de Inclusão Digital desenvolvidos no país, ainda estamos bastante carentes de pesquisas sobre concepções e metodologias de trabalho utilizadas pelos diferentes grupos. Procurando contribuir para a construção do conhecimento na área, este estudo, com base nos aportes na pesquisa etnográfica, propõe-se a fazer o mapeamento dos projetos de Inclusão Digital desenvolvidos em Salvador, destacando as iniciativas e as pesquisas realizadas no âmbito da UFBA; conhecer as concepções de Inclusão Digital que estão presentes nesses projetos e pesquisas; estabelecer relação entre essas concepções e as ações que são desenvolvidas em cada projeto, procurando identificar e problematizar os modelo(s) pedagógico(s) utilizados; construir um conceito de inclusão digital articulado com conceitos de inclusão social; delinear diretrizes metodológicas a serem utilizadas nos Projetos de Inclusão Digital, buscando enfocar a articulação entre Inclusão Digital e Inclusão Social; articular fórum permanente de discussão entre os diferentes grupos que desenvolvem pesquisas e iniciativas de Inclusão Digital em Salvador, de forma a constituir uma comunidade de aprendizagem em torno do tema.

Perí­odo: ago.2005 a julho.2006

Coordenação: Maria Helena Bonilla

Bolsista PIBIC: Larissa Palma Coelho

Do MEB À WEB: O Rádio na Educação

Pesquisa que estuda o rádio como possibilidade de espaço para a educação. O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação remonta ao início do rádio e da televisão na educação brasileira. Importantes experiências já foram desenvolvidas e constatadas nesta área, desde o uso do rádio para o desenvolvimento de projetos de alfabetização de jovens e adultos no meio rural – como é o caso do MEB, Movimento de Educação de Base – à transformação do rádio e suas características referenciais ao assumir a perspectiva de radiodifusão multimídia na Web... mais...

Coordenação: Nelson Pretto (bolsa PQ/CNPq)

Bolsistas de IC: Adriana Cerqueira e Mônica Paz


2002/2003


Formação de Professores e Software Livre

A partir da necessidade de formação de uma cultura digital na Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia, é que a mesma (Faculdade de Educação) tem criado novos espaços e possibilidades de construção de competências na área de Educação e Tecnologias. Tais possibilidades têm se configurado tanto no âmbito das disciplinas, como na implantação de ambientes de formação e desenvolvimento dessa cultura. Assim, a Faced está inserida no movimento pelo uso de Software Livre, buscando também difundir a cultura linux, através dos laboratórios de informática equipados com computadores em rede, ilha de edição de vídeo, rádio FM, canal interno de TV, webdesigner e terminais de acesso a Internet( tabuleiro eletrônico), todos com o sistema operacional Linux. Desta maneira, considerando esse contexto vivenciado atualmente pela Faced , torna-se necessário fazer o mapeamento dos sentidos, quer dizer, das concepções que a comunidade possui a respeito dessa ação desencadeada na Faculdade buscando detectar as possíveis dificuldades que se apresentam para a constituição da cultura, assim como possibilidades de superação das tais dificuldades, é para esse fim que se propõe a pesquisa.

Coordenação: Maria Helena Bonilla

Bolsista Sandra Loiola

Educação e Tecnologias Contemporâneas: analisando as polí­ticas públicas

O governo propõe políticas públicas que articulem as tecnologias de informação e comunicação à educação. Analisamos essas políticas implementadas na área para percebermos transformações no sistema e contradições presentes. A nova proposta é investir na educação a distância, alternativa para formação de professores e educação inclusiva; bem como em programas para democratização das telecomunicações. Acontece que o FUST, fundo criado no governo anterior com tais objetivos entre outros, vive um impasse desde 2002, prejudicando programas como Socinfo e Telecomunidade. Tal situação sugere centralidade nas decisões pela União e desarticulação entre planos de inclusão. Vimos como acerto a integração entre níveis básico e superior para certificar formação dos professores. Mas é questionável a inclusão, em lei, de fundações como alternativo apoio financeiro, para otimização de recursos e/ou abstenção da responsabilidade com o sistema. Analisando implicações da educação a distância no sentido qualitativo para o setor e interesses políticos envolvidos, destaca-se as dificuldades encontradas pelas bibliotecas virtuais do PROSSIGA, após um golpe de desarticulação em 2003. Verificamos que mesmo com o potencial da interatividade, a utilização dos meios de informação e comunicação ainda reproduz a lógica unidirecional, broadcasting. Esta pesquisa apresenta os caminhos das políticas públicas para a área e analisa de forma preliminar a possibilidade da implantação de práticas colaborativas na educação através das tecnologias da informação e comunicação.

Período: ago.2002 a julho.2003

Coordenação: Nelson Pretto (bolsa PQ/CNPq)

Bolsista de IC: Renata Nascimento

Página Inicial
Editar Anexar Versões Mais...
Projeto Software Livre - Bahia
TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML TWiki - Ambiente Web Colaborativo %btXHTMLok% %btCSSok%
ultima revisão: r74 - 30 Jun 2009 - 08:14:56 - AdrianeHalmann?     |     Copyleft Faced-UFBA