1. IDENTIFICAÇÃO DO TRABALHO


Título do Projeto de Monitoria

SUBPROJETO 3: MONITORIA PARA PRODUÇÃO MULTIMÍDIA NAS DISCIPLINAS EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS (EDC287) E INTRODUÇÃO A INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (EDC266)

Título do Plano de Ação

Produção colaborativa para web: página ( Plataforma Twiki) e aúdio para Rádio Faced com base no Software Audacity

Aluno

Dart Clea Rios Andrade Araújo

Curso de Graduação - Departamento

Pedagogia


Orientador

Maria Helena Bonilla e Edvaldo Souza Couto


Áreas de Conhecimento

Ciências Humanas - Educação

Integração

Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias (GEC)



RESUMO DO TRABALHO

A atuação desenvolvida nas atividades de monitoria das disciplinas EDC 287 - Educação e Tecnologias Contemporâneas e EDC 266 - Introdução a Informática na Educação, visa auxiliar as turmas do semestre 2008.2 nas produções multimídia a serem realizadas, especificamente no que se refere à produção e edição de página web Twiki. O TWiki é uma ferramente de escrita colaborativa na web que consiste em possibilitar várias pessoas interagirem, criando conteúdo, utilizando apenas um navegador. Esta atuação é seguida de atividades formativas pelo monitor, como a participação em grupos de estudos sobre os temas específicos da monitoria, participação nas reuniões do grupo de pesquisa e orientações coletivas com os professores das disciplinas e demais monitores.

JUSTIFICATIVA

A monitoria nas disciplinas EDC 287 - Educação e Tecnologias Contemporâneas e EDC 266 - Introdução a Informática na Educação é de fundamental importância para contribuir com as atividades que os alunos irão desenvolver ao longo do semestre. Está irá possibilitá-los trabalhar com construção de documentação em formato de hipertexto através da web, de uma forma dinâmica sem a necessidade de software especializado para construção dessas páginas, além de ser uma oportunidade para vivenciar estudos sobre a plataforma Twiki e suas contribuições para o processo educativo na formação de professores. Além de ser uma oportunidade para a aluna de Pedagogia vivenciar na prática os estudos que já vem desenvolvendo sobre Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação, temas que serão bastante discutido com as turmas durante o semestre.

OBJETIVOS

METODOLOGIA

As atividades desta monitoria fundamentam-se basicamente em três eixos:

Estudos e atividades de formação, que acontecem através da participação das reuniões do grupo de pesquisa (GEC), atividades individuais de formação nos softwares, estudos em grupos sobre as temáticas relacionadas. Esta atividade acontece intensamente no primeiro mês do semestre (nas 12 horas semanais) e ao longo do semestre, principalmente nas quintas-feiras a tarde, junto com a reunião do grupo de pesquisa.

Suporte formativo, cujo principal objetivo é contribuir para que os alunos tenham atitudes favoráveis diante dos usos das tecnologias na educação, experenciando a produção multimídia em áudio através de softwares livres e a produção de página web em ambiente colaborativo Twiki. Esta atividade será realizada em horários a combinar entre o monitor e os grupos de alunos das turmas, dentro das 12 horas semanais que o monitor fica a disposição entre os dois/três últimos meses do semestre.

CRONOGRAMA

AÇÕES

Fev.

Mar.

Abril

Maio

Jun.

Jul.

Elaboração do plano de trabalho e horários da monitoria (atendimento aos alunos e formação), junto dos professores, estagiária e demais monitores.

X






Estudo das temáticas específicas da disciplina e do grupo de trabalho.

X

X

X

X

X


Participação em reuniões do grupo de pesquisa, sessões de estudo e orientações coletivas.

X

X

X

X

X


Participação de reuniões periódicas com os professores, estagiária e demais monitores da disciplina, a fim de promover o planejamento conjunto e a avaliação permanente pautada na prática.


X

X

X

X

X

Organização das atividades do grupo de trabalho, de forma a orientar os alunos na elaboração de página web para divulgação e desenvolvimento dos debates temáticos.


X

X

X

X


Disponibilização dos produtos elaborados no âmbito do grupo de trabalho na página Twiki.

X

X

X

X

X

X

Elaboração de relatório da atividade de monitoria.





X

X

RECURSOS NECESSÁRIOS



RESULTADOS ESPERADOS

Espera-se como resultados desta monitoria a produção de páginas web, especificamente no Twiki para socialização dos conhecimentos produzidos pela turma, bem como contribuir para que os alunos aprendam a lidar com trabalhos colaborativos. Este se apresentando como um desafio para a turma.

REFERÊNCIAS:

TWIKI - http://www.twiki.ufba.br

YOUTUBE - http://www.youtube.com.br

PÁGINA DE METARECICLAGEM -

RÁDIO FACED, TWIKI ORG

REVISAR AS REFERÊNCIAS

-- DartAraujo - 17 Sep 2008

Página Inicial >> WebEnsino >> GECMonitoria >> PlanosdeAcaoSubprojeto3
Editar Anexar Versões Mais...
Projeto Software Livre - Bahia
TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML TWiki - Ambiente Web Colaborativo %btXHTMLok% %btCSSok%
ultima revisão: r10 - 11 Dec 2008 - 15:04:40 - DartAraujo?     |     Copyleft Faced-UFBA