Resultados Parciais alcançados e discussão:

O Projeto de Pesquisa “Políticas Públicas Brasileiras em Educação e Tecnologia da Informação e Comunicação: superando as tecnologias educacionais” dá continuidade à primeira fase da pesquisa realizada ao longo dos anos 2004 à 2007. Esta segunda fase será realizada em três anos, 2007-2010, sendo assim vale ressaltar que este o segundo ano de vigência. Desta forma com o intuito de atender aos objetivos propostos nesta pesquisa, no primeiro momento (2007-2008), tornou-se necessário recorrer aos estudos anteriormente realizados pelo orientador no Projeto Políticas Públicas Brasileira em Educação, Tecnologia da Informação e Comunicação (Parte um).Ao me aprofundar em estudos já concluídos pelo orientador pude identificar e recuperar a história do Programa de Apoio à Educação a Distância-PAPED. A recuperação da história do PAPED me possibilitou compreende-lo; enquanto política pública; e perceber as mudanças ocorridas no programa ao longo dos anos, bem como identificar os trabalhos submetidos ao mesmo, no período de 1997 a 2005.
O PAPED é uma política pública desenvolvida vinculada a Secretaria de Educação a Distância-SEED, em parceria com a Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-CAPES, para apoiar projetos que visem o desenvolvimento da educação presencial e/ou a distância. Por meio do programa é incentivado a pesquisa e a construção de conhecimentos, através da incorporação didática das novas tecnologias de informação e comunicação, que possam melhorar a qualidade, eqüidade e eficiência dos sistemas públicos de ensino. O PAPED desde sua criação, em 1997, teve algumas mudanças, no início havia apenas uma frente, que era apoio financeiro a dissertações de mestrado e teses de doutorado, sobre aplicações tecnológicas à Educação e sua divulgação por meio de artigos a serem publicados nos Anais do PAPED, destinado, exclusivamente, a estudantes da Pós-Graduação Stricto Sensu, porém em 2002 surgiu a segunda linha com premiação de materiais didático-pedagógicos (objetos de aprendizagem e produtos multimídia) de elevado padrão de qualidade para uso em cursos ou disciplinas, ministrados presencialmente ou a distância na Educação Básica ou Superior, desenvolvidos, exclusivamente, por docentes e pesquisadores de cursos de Graduação e de Pós-Graduação Stricto Sensu. No que diz respeito ao programa houve um aumento significativo na procura pelo mesmo, por parte dos pesquisadores, que está refletido no aumento da produção acadêmica, desde sua criação, e desta forma este tem dado uma relevante contribuição no estímulo à pesquisa e à produção do conhecimento na área da incorporação das tecnologias da comunicação e da informação na educação brasileira. Ao identificar os trabalhos submetidos ao PAPED, foi possível mapear as políticas públicas de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na Educação implantadas nos últimos anos, como o Proinfo, TV Escola, Um Salto para o futuro, Proformação e diversos voltados a Educação a Distância, seja de alunos como também para capacitação de professores.
Em paralelo aos estudos acerca do PAPED, iniciei a coleta das dissertações e teses submetidas ao mesmo, bem como fiz estudos sobre banco de dados bibliográficos em Software Livre, neste caso colaborativamente com alunos de desenvolvedores de softwares, alunos de computação, bolsistas deste mesmo orientador e demais integrantes do GEC.

Dado seguimento a pesquisa, nesta segunda etapa de 2008 a 2009, avancei nos estudos sobre banco de dados bibliográficos em Software Livre, com o intuito de escolher o que melhor se aplicava ao referenciamento dos trabalhos coletados. Na primeira etapa, já havíamos concluído estudos sobre o Bibus (http://www.bibus-biblio.sourceforge.net), um software de gerenciamento de referências bibliográficas desenvolvido para pacotes OpenOffice? e Microsoft Word em particular, com o objetivo de criar um software de fonte aberta fácil de formatar índices bibliográficos no OpenOffice? .org Writer e Microsoft Word, porém por problemas relacionados a exportação e importação optamos continuar a investigação e, dessa forma, chegamos ao software JabRef (http://www.jabref.sourceforge.net/), um outro gerenciador em software livre feito em Java, que possibilita uma melhor importação de pesquisa de referências, bem como importar referências de sites diversos, a exemplo dos periódicos inclusos no portal de periódicos da CAPES. Foi dado continuidade as buscas dos trabalhos submetidos ao PAPED no período de 1997 à 2005, e para isto fiz uso constante da internet pois muitos dos trabalhos submetidos ao programa estão disponíveis em sítios do governo. Destes já são mais de 85 teses e dissertações identificadas e cadastradas no JabRef, ao total o banco constará de 164 trabalhos cadastrados. Desta forma conforme leitura e análise dos trabalhos estão sendo criadas categorias e tags dentro do banco de referências para facilitar a busca em pesquisas futuras. As categorias e tags segundo o texto Diferença entre Tags e Categorias são conjunto de palavras que são criadas para facilitar a especificação dos trabalhos. As categorias são indexadores hierárquicos, mais gerais, que não chegam aos detalhes do texto mas indicam do que se tratam, já as tags são “marcadores de texto” que qualificam e discriminam o conteúdo, especificando os trabalhos e identificando-os. Já foram criadas diversas categorias como: TV Escola, EAD, Formação de Professores, Software de Aprendizagem, e dentro destes campos se encaixam as tags que são mais específicas dos trabalhos.

Nas primeiras leituras e análises foi possível mapear diversas políticas públicas implantadas entre 1997 à 2005, voltados tanto a formação de professores como outros relevantes a educação em seu sentido mais geral, como TV Escola, Proinfo, Programas de EAD e demonstração de softwares voltados para aprendizagem na rede.

Quando analisei alguns trabalhos submetidos ao PAPED, pude encontrar diversas e construtivas críticas, feitas pelos pesquisadores, aos programas do governo que se acolhidas poderiam contribuir para a melhoria dos programas já implantados. Por exemplo o TV Escola que é um Programa da Secretaria de Educação a Distância-SEED, Ministério da Educação-MEC criado desde 1996, que tem um canal de televisão voltado a capacitação, aperfeiçoamento e atualização de educadores da rede pública. O intuito desta política pública é proporcionar ao educador acesso ao canal e estimular a utilização de seus programas, contribuindo para a melhoria da educação construída nas escolas. Porém segundo os resultados da investigação de Seabra (1999, p.8), estes apontam que há potencial propiciador da reflexão nos vídeos da TV Escola, mas não o caracterizam como um programa de educação a distância uma vez que considera os professores mais como usuários dos filmes do que profissionais em formação contínua, bem como há ausência de estratégias de acompanhamento e apoio aos professores, como um coordenador das discussões nas escolas. O TV Escola é uma política pública “pensada pelo governo”, em que,

“novamente o professor encontra-se diante de diagnósticos acerca de seu trabalho, sem que contudo lhe tenha sido oferecida a oportunidade de repensar a sua prática e acaba sendo um receptor da linguagem dos documentos governamentais que apresentam uma concepção de mundo, que necessariamente não é a sua, sem que haja um espaço coletivo para crítica e tomada de consciência”(LINS, 2000, 150p.).


Estudos acerca do TV Escola, além de abordarem a questão da falta do professor para construção e produção dos programas televisivos apontam também que seria necessário um “redesenho na programação” (TOSCHI,1999, 8p), porém vale ressaltar que as análises a que me refiro neste relatório são de leituras de trabalhos realizados entre 1997 a 2005, ou seja o TV Escola bem com algumas outras políticas públicas podem já ter sofrido mudanças.

Embora o governo tenha ampliado políticas públicas de TIC (Tecnologias de Informação e comunicação) na Educação, “estas foram ações pouco articuladas que trouxeram relativos avanços na oferta de acesso, mas pouco avançaram no estabelecimento de uma maior articulação destas mesmas ações com a educação” (PRETTO, 2007- Projeto Políticas Públicas Brasileiras em Educação e Tecnologia da Informação e Comunicação: superando as tecnologias educacionais). Falta articulação com as demais áreas de conhecimento, no momento de criação destas políticas públicas, bem como a presença dos demais interessados inclusive os mais envolvidos no processo educativo


“O que é possível perceber no discurso do governo nem sempre é a presença do professor enquanto criador. Se os programas do canal TV Escola são considerados pelo MEC como "pequenas obras de arte", o professor é visto apenas como aquele que contempla e não como aquele que contempla e completa a obra, dando a ela o seu próprio significado. Uma obra de arte não pode se limitar a ser uma fabricação técnica, precisa liberar o homem para livremente se inventar e se exprimir.” (LINS, 2000, p. 139)


É válido destacar que quando há mudança de governo, nem sempre as políticas públicas existentes são acolhidas pelo novo governo, e desta forma acaba não dando seguimento aos programas já existentes. O PAPED é um destes programas, desde 2005 não lança editais e sua página (http://paped.proinfo.mec.gov.br/) já se encontra desatualizada há anos. E sendo este um programa que incentiva a pesquisa e a construção de novos conhecimentos para proporcionar a melhoria da qualidade, eqüidade e eficiência dos sistemas públicos de ensino, pela incorporação didática das novas tecnologias de informação e comunicação a partir do momento que este deixa de existir deixa-se também a possibilidade de promoção e desenvolvimento de novas políticas públicas. Bem como é importante a presença de todos na construção de políticas públicas é necessário que esta também sejam levadas adiante ainda que novos partidos tomem posse do poder.

Em paralelo as atividades realizadas nesta pesquisa também participei da Monitoria para Produção Multimídia nas disciplinas Educação e Tecnologias Contemporâneas (EDC287) e Introdução a informática na Educação (EDC266), auxiliei as turmas do semestre 2008.2 nas produções realizadas durante o curso, especificamente na produção e edição de página web, utilizando a plataforma Twiki; participei como ouvinte e apresentei esta pesquisa em seminários; bem como estive envolvida em atividades do GEC. Vale destacar que todas as atividades em que estive envolvida dentro do GEC, desde a participação em reuniões e a rotina do dia-a-dia, como apresentação em seminários, a monitoria nas disciplinas, foram de grande relevância para a minha formação já que pude ter contato com os três pilares da universidade: ensino, pesquisa e extensão, bem como ainda tive a possibilidade de ser monitora nas disciplinas dos professores do GEC. A possibilidade de vivência e participação no grupo de pesquisa é engrandecedora, já que a cada dia são novas descobertas feitas pelo grupo e o trabalhar em colaboratividade se torna um desafio constante.

Todos os documentos desta pesquisa estão localizados no servidor Pituba, em um serviço de arquivamento e cópia de segurança de informações hospedados no CPD (Centro de Processamento de Dados) da Universidade Federal da Bahia, bem como foi produzido um CD-ROM.

Dificuldades encontradas/ causas e procedimentos para superá-las:

No início da execução da pesquisa, ao fazer as buscas das dissertações e teses apoiadas pelo PAPED muitas vezes tive dificuldades, pois não era possível localizar alguns dos trabalhos na web. Isso se deve ao fato de alguns pesquisadores não divulgarem os resultados dos trabalhos concluídos. A forma de superar o problema foi enviar alguns e-mails para os pesquisadores e pedir que nos enviasse os trabalhos para darmos prosseguimento a pesquisa, porém nem sempre este esforço foi bem sucedido. Encontrei dificuldade também, com relação ao uso de bancos bibliográficos, precisei aprofundar em estudos sobre estes por não ter conhecimentos prévios no uso destes softwares, e na elaboração das categorias, para superar esta precisei estudar um pouco sobre o que são categorias e para poder iniciar a criação destas.

Produtos gerados com o desenvolvimento da pesquisa:

Foram localizados 85 projetos submetidos ao PAPED do ano de 1997 a 2004, além de outros relatórios relevantes para a pesquisa que estão arquivados no servidor Pituba, um serviço de arquivamento e cópia de segurança de informações hospedados no CPD (Centro de Processamento de Dados) da Universidade Federal da Bahia.

Referências:

ANDRADE, Luciete Bastos. Avaliação da aprendizagem na Educação a Distância: comparação entre a teoria e a prática – um estudo de caso, 1998, 191 pág. Dissertação ( Mestrado em Educação ) - Universidade Federal de Mato Grosso.


BARBOSA, MARIA DE FÁTIMA SOUSA DE OLIVEIRA. A Prática dos Tutores do “Curso de Formação Pedagógica em Educação Profissional – Enfermagem” do PROFAE , 2004, 130 pág. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Educacional nas Ciências da Saúde ). Universidade Federal do Rio de Janeiro.


BIBUS. Banco de referenciamento bibliográfico . Disponível em: http://www.bibus-biblio.sourceforge.net/. Acesso em 13 de junho de 2008.

CAPES, Banco de dissertações e teses . Disponíveis em: http://www.periodicos.capes.gov.br/portugues/index.jsp. Acesso em 5 de janeiro de 2009.

CASTELLS, Manuel. A Galáxia da Internet: Reflexões sobre Internet, Negócios e Sociedade . 1º Edição – 2003. 244 pág. Editora Jorge Zahar.

LINS, Mônica Regina Ferreira, TV Escola e Educação à Distância: a palavra, a imagem e o professor na era da informação , 2000, 150 pág. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

JABREF, Banco de referências bibliográficas . Disponível em: http://www.jabref.sourceforge.net/. Acesso em 12 de setembro de 2008.

GIANNASI, Maria Júlia. O profissional da informação diante dos desafios da sociedade atual. Desenvolvimento de pensamento crítico em cursos de educação continuada e a distância via internet, através da metodologia da problematização , 1999, 235 pág.Tese (Doutorado em Ciência da Informação). Universidade de Brasília.

TESTA, Maurício Gregianin. Fatores críticos de sucesso de programas de educação a distância via Internet , 2002, 137 pág. Dissertação (Mestrado em Administração). Universidade do Rio Grande do Sul.

TOSCHI, Mirza Seabra, Formação de professores reflexivos e TV Escola: equívocos e potencialidades em um programa governamental de educação a distância , 1999, 295 pág. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Metodista de Piracicaba .


-- DartAraujo - 03 Mar 2009

Página Inicial >> WebPesquisa >> PoliticasPublicas >> PoliticaspublicasEtapadois >> Relatório >> RelatorioSegundo
Editar Anexar Versões Mais...
Projeto Software Livre - Bahia
TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML TWiki - Ambiente Web Colaborativo %btXHTMLok% %btCSSok%
ultima revisão: r3 - 05 Mar 2009 - 17:53:39 - DartAraujo?     |     Copyleft Faced-UFBA