Relatório Final do Permanecer

Aqui está uma parte do questionario do Sisper , além dessas questões há uma tabela como as data previstas para o inicio e fim das atividade, e temos que inserir as datas que realmente começamos a atuar em cada atividade prevista no nosso cronograma.

2.2 Justificativa para a não realização das atividades previstas no cronograma:

Elaboração do relatório parcial: O Programa não disponibilizou essa oportunidade.

Participação, com a unidade móvel do Projeto em eventos: O último evento que o Tabuleiro Intinerante participou foi o Congresso Internacional Sociedade e Governo Eletrônico–CONSEGI 2008 , em Brasília, de 27 a 29 de agosto de 2008. Não participei por ainda estar em processo de formação como monitora.

3. Formação acadêmico, pessoal e cultural


Indique possíveis contribuições do Programa Permanecer nos itens abaixo.

3.1 Novos conhecimentos acadêmicos obtidos.

Com a pesquisa, pude compreender o movimento de inclusão digital e me aproximar das discussões sobre software livre, cultura digital, jogos virtuais, internet, relações de poder e TIC de uma forma geral. Como aluna da disciplina EDC287 - Educação e Tecnologias Contemporâneas, aprendi a enxergar as tecnologias de forma mais crítica, e atuar no processo de construção de conhecimento através dos ambientes virtuais, além de participar das oficinas de edição de imagem (vetorial e vídeo), de áudio e de páginas web, que foram fundamentais para minha atuação como monitora. A oficina de Twiki me possibilitou colaborar na alteração do site do Projeto Tabuleiros Digitais.

3.2 Aprendizagem de técnicas relacionadas à futura vida profissional, laços sociais e profissionais com professores e outros colegas.

Aprendi a importância do relacionamento em grupo, com princípios como: cooperação, colaboração, interação e socialização do conhecimento, que são base para os trabalhos desenvolvidos dentro do do GEC. Foi possível conviver e trocar com estudantes pesquisadores de diferentes cursos da graduação, mestrandos e doutorandos. Isso me estimulou a dar prosseguimento aos estudos após a graduação. Como monitora do Projeto, tive contato com jovens das comunidades próximas à Faced, que buscam mais que o simples acesso a internet gratuita, mas também uma forma de estar longe da violência em seus bairros e de se aproximarem da cultura digital. Apesar das tensões que encontramos entre a comunidade acadêmica e a comunidade externa percebi a importância social do projeto.

3.3 Participação em eventos culturais e científicos dentro e fora da Universidade.

Reuniões semanais do grupos de pesquisa;

Participação como ouvinte do IX Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação na UFBA;

Participação como ouvinte das defesas de monografia, mestrado e doutorado relacionadas ao GEC;

Participação como ouvinte do IV Festival de Software Livre da Bahia;

Participação como ouvinte do Seminário Rádio Faced Web;

Participação como ouvinte do I Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão – FACED;

Participação como ouvinte no Fórum Universidade, Juventude e Diversidade;

Participei da organização da primeira reunião com o público externo do Projeto Tabuleiros Digitais.

Participei da organização da primeira reunião com o público externo do Projeto Tabuleiros Digitais e a comunidade da Faced.

3.5 Leituras realizadas por você nesse período, diretamente relacionadas ao projeto.

CAZELOTO, Edilson. Inclusão digital: uma visão crítica. São Paulo: SENAC, 2008.

Mapa da Exclusão Digital, disponivel em: <http://www2.fgv.br/ibre/cps/mapa_exclusao/apresentacao/apresentacao.htm> Acesso em: 12 de agosto 2008

SAMPAIO, Joseilda S. Tabuleiro Digital: Vivências, Dinâmicas e Tensões. Um estudo de caso. 2008. 108 f. Monografia ( Trabalho de Conclusão do curso de Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2008

SOFTWARE LIVRE BAHIA. Cartilha de Software Livre, 2 a Edição. Abril de 2005

SILVEIRA, Sergio Amadeu. Exclusão Digital:A miséria na era da informação. 2 Edição. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, Junho de 2005.



Página Inicial >> WebIncubadora >> ProjetoPermanecerEspecializacao >> PagSulane >> RelAtSulaneRibeiro
Editar Anexar Versões Mais...
Projeto Software Livre - Bahia
TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML TWiki - Ambiente Web Colaborativo %btXHTMLok% %btCSSok%
ultima revisão: r8 - 15 Jun 2009 - 16:35:13 - SulaneRibeiro?     |     Copyleft Faced-UFBA