Elaboração do relatório parcial: O Programa não disponibilizou essa oportunidade.
Participação, com a unidade móvel do Projeto em eventos: O último evento que o Tabuleiro Intinerante participou foi o Congresso Internacional Sociedade e Governo Eletrônico–CONSEGI 2008 , em Brasília, de 27 a 29 de agosto de 2008. Não participei por ainda estar em processo de formação como monitora.
Com a pesquisa, pude compreender o movimento de inclusão digital e me aproximar das discussões sobre software livre, cultura digital, jogos virtuais, internet, relações de poder e TIC de uma forma geral. Como aluna da disciplina EDC287 - Educação e Tecnologias Contemporâneas, aprendi a enxergar as tecnologias de forma mais crítica, e atuar no processo de construção de conhecimento através dos ambientes virtuais, além de participar das oficinas de edição de imagem (vetorial e vídeo), de áudio e de páginas web, que foram fundamentais para minha atuação como monitora. A oficina de Twiki me possibilitou colaborar na alteração do site do Projeto Tabuleiros Digitais.
Aprendi a importância do relacionamento em grupo, com princípios como: cooperação, colaboração, interação e socialização do conhecimento, que são base para os trabalhos desenvolvidos dentro do do GEC. Foi possível conviver e trocar com estudantes pesquisadores de diferentes cursos da graduação, mestrandos e doutorandos. Isso me estimulou a dar prosseguimento aos estudos após a graduação. Como monitora do Projeto, tive contato com jovens das comunidades próximas à Faced, que buscam mais que o simples acesso a internet gratuita, mas também uma forma de estar longe da violência em seus bairros e de se aproximarem da cultura digital. Apesar das tensões que encontramos entre a comunidade acadêmica e a comunidade externa percebi a importância social do projeto.
Reuniões semanais do grupos de pesquisa;
Participação como ouvinte do IX Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação na UFBA;
Participação como ouvinte das defesas de monografia, mestrado e doutorado relacionadas ao GEC;
Participação como ouvinte do IV Festival de Software Livre da Bahia;
Participação como ouvinte do Seminário Rádio Faced Web;
Participação como ouvinte do I Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão – FACED;
Participação como ouvinte no Fórum Universidade, Juventude e Diversidade;
Participei da organização da primeira reunião com o público externo do Projeto Tabuleiros Digitais.
Participei da organização da primeira reunião com o público externo do Projeto Tabuleiros Digitais e a comunidade da Faced.
CAZELOTO, Edilson. Inclusão digital: uma visão crítica. São Paulo: SENAC, 2008.
Mapa da Exclusão Digital, disponivel em: <http://www2.fgv.br/ibre/cps/mapa_exclusao/apresentacao/apresentacao.htm> Acesso em: 12 de agosto 2008 SAMPAIO, Joseilda S. Tabuleiro Digital: Vivências, Dinâmicas e Tensões. Um estudo de caso. 2008. 108 f. Monografia ( Trabalho de Conclusão do curso de Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2008 SOFTWARE LIVRE BAHIA. Cartilha de Software Livre, 2 a Edição. Abril de 2005SILVEIRA, Sergio Amadeu. Exclusão Digital:A miséria na era da informação. 2 Edição. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, Junho de 2005.