Ministro promete internet de banda larga em todo o país até 2010

Governo utilizará cabos de fibra ótica de oleodutos e gasodutos.
Declaração foi feita nesta terça-feira (13) no Fórum de Governança da Internet, no Rio.
Dório Victor Do G1, no Rio

O ministro das Comunicações, Helio Costa, disse na manha desta terça-feira (13) que o Governo Federal vai implantar internet de alta velocidade em todas as cidades brasileiras nos próximos três anos.

“Particularmente, estamos pensando em internet como uma estrutura de educação à distância. Por isso, nos próximos três anos, o principal objetivo do governo é cobrir todos os municípios brasileiros com internet de alta velocidade. Nas últimas duas semanas fizemos várias reuniões para discutimos a estrutura que teremos que criar no país para chegarmos a este objetivo. Eu vejo que passou a ser uma prioridade do governo”, disse.

Fórum de Governança

As afirmações do ministro foram feitas durante o segundo dia do 2º Fórum de Governança da Internet (IGF), organizado pela ONU e pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil. O evento acontece na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio.

O ministro disse que o projeto, inicialmente, está avaliado em aproximadamente R$ 3 bilhões. O projeto do governo vai utilizar inicialmente cabos de fibra ótica (conhecidos como OPGW) já instalados em torres de alta tensão da costa Leste brasileira. Também serão utilizados outros cabos, que passam em oleodutos e gasodutos, para levar a internet a cidades que ainda não usufruem dessa tecnologia.

“Ainda temos uma proposta, que está em ultima fase de análise, que é a substituição dos chamados PSTs (Postos de Serviços de Telecomunicações) por internet nas escolas. Nós vamos levar a internet até as entradas das cidades, e futuramente vamos licitar para que cada serviço público da cidade possa ter internet de alta velocidade”, disse.

Hélio Costa ressaltou que o presidente Lula deverá fazer um pronunciamento nas próximas semanas sobre a implantação de internet de alta velocidade em todo o país.

Imagem ASSEB

-- FabricioSantana - 20 Dec 2007

Página Inicial >> TWikiUsers >> AlessandraRodrigues >> Periodo20072008
Editar Anexar Versões Mais...
Projeto Software Livre - Bahia
TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML TWiki - Ambiente Web Colaborativo %btXHTMLok% %btCSSok%
ultima revisão: r2 - 29 Apr 2008 - 20:02:51 - FabricioSantana?     |     Copyleft Faced-UFBA