construção coletiva

Projeto integrado de pesquisa UFBA - UNED

Programa CAPES - MECD

Edital CGCI n. 003/2005

O ensino virtual e a formação de professores

10.1 Justificativa e caracterização da linha de pesquisa

Ao longo dos últimos 50 anos a Educação a Distância (EAD) sofreu profundas transformações, passando dos tradicionais métodos de ensino por correpondência, centrados basicamente na utilização de material impresso, para a incorporação das Tecnologias da Infromação e Comunicação (TIC), sofrendo mais radicais mudanças a partir das convergência das novas mídias. Fala-se, hoje, mais comumento em educação ou ensino virtual.

No entanto, observa-se muito intensamente em projetos de diversos países que o ensino virtual tem mantido, ao mesmo tempo, velhos modelos de EAD ao mesmo tempo que novas possibilidades de ensino e aprendizagem são trazidas por estas novas tecnologias, trazendo para o campo da educação novos desafios.

Esses novos desafios do ensino virtual nos levam a pensar em novos conflitos para o sistema educacional e, consequentemente, na busca de novas soluções. Os novos problemas e conflitos estão diretamente relacionados com uma concepção diferente de democracia, cidadania e educação, onde a inclusão social e digital ganham destaque especial e vão ser objeto de estudos priorirários nesta pesquisa.

O presente projeto considera os seguintes eixos:

1- Mudanças das tecnologias digitais no processo de convergência das mídias na educação e as conseqüências para o futuro do ensino.

A partir do conceinto de convergência passa-se, não mais, a falar de uma ou outra mídia mas, sim, de uma nova forma de entender, produzir e de avaliar uma linguagem híbrida, portadora de todos os elementos de cada uma das mídias originais.

2- Novos relacionamentos e novas formas de desenvolvimento social com os usos das tecnologias digitais.

A presença das chamadas TICs no mundocontemporâneo trazem para o cotidiano das pessoas modificações profundas de todas as naturezas. Aqui, serão destacados os seguintes aspectos conceituais:

2.1 Acessibilidade e desenho para todos. As pessoas portadoras de necessidades especiais podem ter acesso às novas formas de comunicação e educação a partir de parâmetros específicos no desenho da web e de cursos virtuais. A normativa internacional neste sentido prevê que nos próximos três anos se implemente profundas mudanças para que a maioria das pessoas com algum tipo de dificuldade possam acessar na rede. [Aparici, voce tem esta normativa?!]

2.2. A inclusão socio-digital dos movimentos sociais e setores populares. Aqui, considera-se os aspectos do desenvolvimento e organização de redes para a educação e cultura da cidadania. Serão analisados os diferentes modelos de desenvolvimentos e como a informação está definindo as novas formas de trabalho e de organização. Buscar-se-á identificar as necessidades imediatas dos diferentes grupos no meio urbano e no meio rural, assim também as necessidades de formação em função dos diferentes grupos étnicos, analisando os mecanismos de exclusão que foram histórica e sistematicamente impostos as estes grupos de forma a excluí-los das estruturas econômicas global e local.

3. Consumo e cidadania.

Busca-se analisar as formas de uma nova modalidade de consumo, o "consumo educativo", enfatizando as necessárias mudanças nas concepções de educação (ou de ensino!) necessárias para a formação da cidadania no ciberespaço.

Destacam-se os seguintes aspectos:

3.1. Educação e "mercadotecnia". A invasão do mundo privado e das teorias economicistas no sistema público de educação, com especial destaque para o denominado "e-learning", que passa a se constituir numa estratégia de mercado frente aos paradigmas de EAD e ensino virtual.

3.2. Novos pontos de imbricamento entre o ensino público e a cidadania no espaço virtual. O conceito social de ciberespaço e suas novas formas de democracia na e para a educação necessitam de maior aprofundamento.

Nesse eixo, "Consumo e Cidadania", enfatiza-se a necessidade de uma educação de qualidade para todos os cidadaos, analisando-se as exigências e requisitos dos novos docentes na sociedade do conhecimento já que as políticas públicas dos diversos países envolvidos nesta pesquisa estão sendo "pressionadas" pelos organismos multi-nacinacionais como BIB. FMI, OMC, entre outros, na busca do aumento do número de alunos nos espaços educativos públicos sem a correspondente elevação de qualidade e da capacitação dos profissionais docentes para estes novos contextos.

[sugirto siari aparte seguinte até a marca "até aqui"] Analisa-se as necessárias transformações de formação para os docentes que passam a desenvolver projetos de ensino universitário público de qualidade para todos com uso intensico das Tecnologias da Informação. Especial destaque para os novos desenhos de cursos no ciberespaço que passam a ser demandados. [até aqui]

4. Concepções curriculares dos cursos presenciais-"tradicionais" e suas relações com os novos cursos virtuais. Análise de como essas concepções curriculares estão presentes tanto no ensino presencial como também no ensino virtual através do estudo comparativo entre UFBA, no Brasil, e da UNED, na Espanha.

Destacam-se, nesta abordagem, a intersecção da comunicação, tecnologia e educação no currículo, fundamental para o desenvolvimento de uma construção curricular que considere a justiça social e a democracia sem esquecer os princípios de qualidade e eficiência que requerem os princípios da sociedade do conhecimento. Nste processo se estuda os novos paradigmas de formação dos professores inclusindo a necessária inclusão sociodigital.

[sugir sair até äté aqui"]

e a justiça social no contexto de uma forma de entender a democracia no ensino como um processo de qualidade educativa para todos e todas as pessoas que desejam aceder a uma formação de extensão, graduação ou aperfeiçoamento universitário. [até aqui]

Estes princípios teóricos são materizalizados em um estudo de campo em cada contextoatravés de uma proposta conjunta de desenvolvimento de um modelo de ensino virtual democrática. Para tal busca-se identificar:

1- quem são os excluídos digitais em Brasil e na Espanha e as políticas públicas que visam superar essa situação de desigualdade.

2- Modelos de inclusão digital no meio urbano e no meio rural a partir da análise de experiências brasilerias como o tabulerio digital ba UFBA e os projetos de inclusão rural na UFC;

3 - Desenho, produção e avaliação de cursos que se propõem a utilizar máximos níveis de interatividade;

4 - Novos modelos de navegação e de relatos digitais em diferentes áreas, matérias e disciplinas, nos programas de formação em andamento no Brasil e na Espanha;

5 - Experiências de políticas públicas e de práticas de incorporaç~qao e uso de software livre nos processos de formação de professores.

Caracterização da linha de pesquisa e os grupos envolvidos

Quatro grupos de pesquisa, em dois países com inúmeras diferenças e semelhanças, se aproximam para investigar o Ensino Virtual e a a Formação de Professores com uso intensivo de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).

O grupo de pesquisa "Educação e Tecnologias Contemporâneas" (GEC) tem inicio em 1994 na Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia, coordenado pelo Professor Doutor Nelson De Luca Pretto e, desde o seu inicio, tem como preocupação central estudar a presença das denominadas TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) na sociedade contemporânea e a suas relações com a educação. O objetivo do grupo é o de investigar e aprofundar o significado pedagógico destes novos recursos tecnológicos, propondo alternativas de incorporação dos mesmos aos processos educacionais, considerando-os como elementos fundamentais e vitais da nova sociedade que se está construindo. Esse grupo tem tido sempre a preocupação de atuar de forma a produzir/socializar conhecimentos, centrado na utilização de redes de comunicação e informação como meio estratégico para a inserção no mundo contemporâneo, tanto no âmbito do ensino e da pesquisa, quanto no da extensão.

O crescimento em todo o mundo do movimento de aproximação entre a educação e a comunicação aliado ao uso intensivo da internet, levou-nos a uma aproximação com o Programa de Pesquisa coordenado pelo Professor Doutor Roberto Aparici, hoje parceiro deste projeto. Essa aproximação foi se materializando ao longo dos últimos anos e, pela primeira vez, em 1999, o professor Pretto participou, em Madrid, como convidado do encontro presencial do Seminário Internacional de Comunicação e Novas Tecnologias, vinculado ao Master da UNED.

A partir daí a colaboração entre os dois professores (Pretto e Aparici) também se intensifica ainda de maneira informal, fazendo o professor Pretto parte da equipe brasileira de colaboradores com o Mestrado em Novas Tecnologias da Informação e Comunicação da UNED. Em abril de 2003, o professor Pretto participa de 13 bancas finais do referido Master, que aconteceram Belo Horizonte/Minas Gerais e, em abril de 2005, de mais seis bancas da UNED na Universidade de La Plata, Argentina. Esta articulação se intensificou de forma triangular com o trabalhio em conjunto com o grupo de Pesquisa '.... [HERMINIO] da Universiadde Federal do Ceará (UFC), tendo so professores Aparici, Pretto e Borges participado de seminários, cursos e bancas de mestrado e doutorado em conjunto nas diversas instituições parcerias no projeto.

O grupo brasileiro tem desenvolvido intensa produção teórica na busca de uma maior compreensão das políticas e da práxis pedagógica, com um número significativo de publicações, dissertações e teses, além de coordenar a implantação da Biblioteca Virtual de Educação a Distância, parte do Programa PROSSIGA/CNPq.

O Grupo de UFC ... HERMINIO MANDA BALA NESSE ESTILO.. OU MUDEM TUDO...

O grupo da UNED possui uma larga experiência no desenvolvimento de programas, em nível de mestrado e doutorado, além de outros importantes projetos com intenso uso da educação aberta, o que viabiliza para as partes envolvidas no projeto de cooperação, o estabelecimento de um forte relacionamento horizontal, com ganhos para ambas os grupos e para ambos os países.

Mais recentemente, estão sendo desenvolvidas ações de caráter propositivo pela Faculdade de Educação da UFBA, com intensa participação do grupo de pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias Contemporâneas, visando implementar um Programa de Formação Continuada em nível Superior para os professores dos Municípios de Salvador e Irecê/Bahia, em parceria com as Prefeituras Municipais de Salvador e de Irecê/Bahia. A equipe de pesquisadores da UNED acompanha esse projeto e a equipe de pesquisadores brasileiros acompanha os programas de formação continuada em desenvolvimento pelo Mestrado em Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação, do programa de doutorado em Educação a Distância e das pesquisas em torno da imagem na educação.

A equipe da UNED, por outro lado, acompanha os projetos de inclsuão rural, desenvolvido pela UFC, projeto esse que prioriza a utilização intensiva de software livre em assentamentos dos movimentos rurais brasileiros no estado do Ceará.

10.2 Fundamentação teórica

10.3 Objetivo

1- Analisar a inclusão/exclusão digital Brasil e na Espanha e as políticas públicas que visam superar essa situação de desigualdade.

2- Identificar e analisar os modelos de inclusão digital no meio urbano e no meio rural a partir da análise de experiências brasilerias como o tabulerio digital ba UFBA e os projetos de inclusão rural na UFC;

3 - Identificar, analisar e experimenar os desenho, produção e avaliação de cursos que se propõem a utilizar máximos níveis de interatividade;

4 - Identificar os "mapas de navegação"propostos e estabelecidos pelos programas de formação em andamento no Brasil e na Espanha, nas diferentes áreas, matérias e disciplinas.

5 - Identificar e analisar as experiências de políticas públicas e de práticas de incorporaç~qao e uso de software livre nos processos de formação de professores.

10.4 Metodologia

10.5 Descrição das metas de formação e capacitação almejadas e das ações para atingi-las

de pesquisa

1- mapa comparativo inclusão/exclusão digital Brasil e na Espanha.

2 - estado da arte das políticas públicas que visam superar essa situação de desigualdade.

3- mapeamento dos modelos de inclusão digital no meio urbano e no meio rural a partir da análise de experiências brasilerias como o tabulerio digital ba UFBA e os projetos de inclusão rural na UFC;

4 - análise dos desenho, produção e avaliação de cursos que se propõem a utilizar máximos níveis de interatividade;

5 - apresentação dos "mapas de navegação" propostos e estabelecidos pelos programas de formação em andamento no Brasil e na Espanha, nas diferentes áreas, matérias e disciplinas.

6 - analise das experiências de políticas públicas e de práticas de incorporaç~qao e uso de software livre nos processos de formação de professores.

De formação

1 - Tese de douotramento de Simone sobre a interatividade a partir das novas possibilidades da digitalizaçao do sisnal da televisao. O caso Espanhol e o caso do SBTVD

2 - relatório de pos doutoramento de Ma H Bonilla sobre as políticas de adoção de software livre no VBrasile na espanha em programas de formação de professores.

3 - relatoriod e pesuisa da Missao de trabalho de Nelson Pretto sobre políticas públicas de TI na educaçao no Brasil e na Espanha

4 - Tese de doutoramento de trabalho de Alessandra Picanço sobre o ensino virtual na formação de professores . As novas perspetivas da EAD no mundo

10.6 Especificação da infra-estrutura disponível e das contrapartidas oferecidas pela equipe proponente

infra estrutura de rede internet

infra esttrura de comunicação (produtora de vídeo e rádio web)

espaço para pesquisadores

bilbioteca da faced e da ufba

10.7 Identificação das linhas de atuação na área pretendida, após o término do projeto

10.8 Cronograma de implementação de bolsas de estudos e missões de trabalho ressaltando a vinculação dos candidatos nas áreas temáticas de pesquisa do projeto

[to correewndo, vai comecar a reuniao.. aqui so uma ideia..]

1. analise d epoliticas publicas

NP Missao de trabalho na Espanha jan, fev, mar e abril/2005

RA missao de trabalho no Brasil: jan, fev, mar e abro de 2006

2. Modelos Inclusao

M trabaho (pou pos doc) Herminio set, out, nov, dez/2005

Caeara 1 - sanduiche -

3. Intertiviodade Simone - sanduiche

4. Formação e Enso Virtual/EAD

Alexandre - sanduiche

5. Experiencia software livre

Boni - pos doc

10.9 Orçamento (plano de aplicação dos recursos)

10.10 Currículos resumidos de todos os membros das equipes brasileira estrangeira

Simone de Lucena Ferreira - Doutoranda em Educação (UFBA); Mestre em Educação (UFSC);Especialista em Aplicação Pedagógica dos Computadores (UCSal);Pedagoga (UNEB). Professora do Núcleo de Tecnologia Educacional - NTE2; Professora da Faculdade Hélio Rocha. Membro do Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tencologias (CNPq).

10.11 Justificar a pertinência da parceria com a equipe espanhola, podendo também haver a co-participação de outras equipes num mesmo projeto, caracterizando, assim, cooperação em rede ou associada

10.12 Apresentar a aprovação da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da IES, apontando o interesse institucional no projeto; no caso de projeto em rede ou associado deve haver também a aprovação da Pró-Reitoria da IES co-participante e ser apresentado pela Coordenação de Pós-Graduação de Cursos (CPGC).

[ ] minuta da carta de aprovação da PRPPG UFBA

[ ] se entrar a UFCE = minuta de carta de aprovação da Pró-Reitoria, apresentado pela Coordenação de Pós-Graduação de Cursos (CPGC). Ver com Herminio a assinatura

Sobras

*Desenhos de cursos virtuais no Brasil e na Espanha;

*Analisar os cursos virtuais oferencidos oferencidos por empresas privadas, que não visam a construção de cidadania e sim a formação de consumidores, e cursos de instituições públicas que estão preocupadas com a formação dos sujeitos;

*Analisar a interatividade proporcionada nos cursos virtuais oferecidos no Brasil e na Espanha;

*Avaliar o grau de satisfação dos alunos dos cursos virtuais oferecidos no Brasil e na Espanha.

Contatos Espanha

Pro Retore: Professor Angeles

Vice Retores UNED

-- NelsonPretto - 19 May 2005

Página Inicial
Editar Anexar Versões Mais...
Projeto Software Livre - Bahia
TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML TWiki - Ambiente Web Colaborativo %btXHTMLok% %btCSSok%
ultima revisão: r12 - 30 May 2005 - 18:25:02 - TelmaBrito?     |     Copyleft Faced-UFBA