Segundo chat com Zilá Moura e Silva, dia 15.02.05, no EDUCAREDE

Moderador 13:18:37 Bem-vindos ao Chat!

Moderador 13:20:50 Zilá Moura e Silva Você tem dúvidas sobre como elaborar o planejamento de ensino na sua escola? Gostaria de discutir algum ponto específico? Trocar idéias com outros colegas? Converse com a professora Zilá A. P. Moura e Silva, mestre em educação pela Universidade Federal de São Carlos e doutora em didática pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Ela atuou como professora de ensino fundamental I, foi coordenadora pedagógica e diretora de escola pública.

Este chat é promovido pelo Educarede

Moderador 14:57:34 Bom tarde a todos! Estamos iniciando mais um bate-papo promovido pelo EducaRede. A nossa convidada de hoje é Zilá A. P. Moura e Silva que vai conversar com os internautas sobre Planejamento do Ensino.

Moderador 14:58:27 Participe! Envie agora a sua pergunta!

zilah 14:58:33 Boa tarde a todos. É um prazer estar novamente com vocês...

Moderador 15:03:12 Caio Blaster diz: Olá professora, como conquistar o aluno que não gosta de ler?

Adriane 15:03:14 reservadamente diz para Moderador Ola! A troca de experiencias entre professores e reflexao sobre a pratica eh importante para o planejamento de novas atividades?

Chat 15:03:14 reservadamente confirma para Adriane A T E N Ç Ã O: Sua mensagem foi enviada ao Moderador e você está vendo apenas uma cópia em sua tela. A pergunta ainda não foi escolhida; se for selecionada, você verá a questão mais uma vez na tela, agora enviada pelo Moderador! Obrigado por sua participação e boa sorte!

Moderador 15:03:29 Adriane diz: Ola! A troca de experiencias entre professores e reflexao sobre a pratica eh importante para o planejamento de novas atividades?

zilah 15:04:01 Boa pergunta Caio... Que tal começar fazendo oficinas de leitura na sala sobre temas que sejam de interesse do grupo e particularmente deste aluno?

zilah 15:05:40 Oi Adriane... O trabalho coletivo e a reflexão são fundamentais para melhorar a qualidade da prática. Certamente juntos, podemos encontrar uma gama maior de soluções e respostas criativas para os propósitos da educação.

Moderador 15:05:43 Regra: todas as perguntas formuladas são enviadas automaticamente ( em reservado) para o Moderador. Cabe a este selecionar as questões e repassar para todos (usuários e entrevistado/convidado). Nossos convidados vêem apenas as perguntas enviadas pelo Moderador, ou seja, as mesmas questões que você vê.Agradecemos a participação de todos!

Moderador 15:06:22 Envie agora a sua pergunta!

Moderador 15:07:50 Alex diz: Olá Zilah, é comum ouvir dizer que o fracasso escolar publico é dada pela falta de planejamento e formação do professor, você acha que isso procede???

Adriane 15:08:33 reservadamente diz para Moderador o dialogo parece ajudar a clarificar os problemas, entao por que os planejamentos coletivos dificilmente obtem sucesso?

Chat 15:08:33 reservadamente confirma para Adriane A T E N Ç Ã O: Sua mensagem foi enviada ao Moderador e você está vendo apenas uma cópia em sua tela. A pergunta ainda não foi escolhida; se for selecionada, você verá a questão mais uma vez na tela, agora enviada pelo Moderador! Obrigado por sua participação e boa sorte!

Moderador 15:08:48 Adriane diz: o dialogo parece ajudar a clarificar os problemas, entao por que os planejamentos coletivos dificilmente obtem sucesso?

zilah 15:09:44 Oi Alex... O "fracasso"da escola não tem uma única causa. Certamente é consequencia de um conjunto de fatores que, no todo, causam os resultados que conhecemos. A falta de palenajamento e a má formação do professores são apenas dois deste conjunto de fatores. Mas devem ser atacados e resolvidos, sem dúvida.

zilah 15:10:52 Oi Adriane... Talvez eu esteja sendo categórica, mas eu acho que o diálogo não acontece porque nós, professores e especialistas ainda não sabemos trabalhar em equipe...

Moderador 15:11:32 jsa diz: ensinar por projetos é uma novidade?

Adriane 15:11:41 reservadamente diz para Moderador o que falta para trabalharmos em equipe?

Chat 15:11:41 reservadamente confirma para Adriane A T E N Ç Ã O: Sua mensagem foi enviada ao Moderador e você está vendo apenas uma cópia em sua tela. A pergunta ainda não foi escolhida; se for selecionada, você verá a questão mais uma vez na tela, agora enviada pelo Moderador! Obrigado por sua participação e boa sorte!

Moderador 15:11:56 Adriane diz: o que falta para trabalharmos em equipe?

Moderador 15:12:19 tininha diz: Onde posso encontrar um planejamento para a alfabetização de jóvens e adultos?

zilah 15:13:54 Oi jsa... Ensinar ou aprender por projetos não é uma novidade. Herbart, Freinet, Kierkgard, Decroly e outros educadores do início so século passado já propuseram estratégias que passam pelo planejamento e execução da pesquisa como caminho para o aprender.

Moderador 15:14:05 Lembramos a todos que as perguntas são enviadas primeiramente ao moderador, que as encaminha por ordem de chegada ao entrevistado. Por isso, demora um tempo até que cada pergunta seja respondida.

zilah 15:14:35 Para Adriane. Não estará nos faltando um pouco de humildade e respeito pelos saberes dos outros?

Moderador 15:14:54 Alex diz: Professora, certa vez ouvi num debate entre educadores sobre Educação e o Municipio, e uma das debatedoras diziam quem o fracasso escolar está ligado aos grandes espetaculos, ou seja, não há uma preocupação com a qualidade e sim com a quantidade, eu também considero isso um dos maiores fatores, já que cada governante ao invés de dar continuidade aos trabalhos existentes, iniciam outros novos.

Moderador 15:15:17 Prof. Ricardo diz: Como faço para motivar um professor que tem conhecimento, mas que vive inventando maneiras de `enrolar` as aulas?

Adriane 15:16:29 reservadamente diz para Moderador mas se nao reconheco os saberes dos outros em minha pratica (contando que eu nao trabalho com os outros), como ver a identidade do outro em meu trabalho? que nivel de alteridade eu consigo em um trabalho individual...??

Chat 15:16:29 reservadamente confirma para Adriane A T E N Ç Ã O: Sua mensagem foi enviada ao Moderador e você está vendo apenas uma cópia em sua tela. A pergunta ainda não foi escolhida; se for selecionada, você verá a questão mais uma vez na tela, agora enviada pelo Moderador! Obrigado por sua participação e boa sorte!

zilah 15:16:35 Oi tininha... Nenhum plano "pronto" dará conta de ajudá-la a trabalhar com seus alunos. Em primeiro lugar vc precisa conhecer o grupo, detectar suas dificuldades e suas formas de aprender para, então, prever as ações que a ajudarão a levar a aprendizagem dos alunos a bom termo. De qualquer forma, vc poderá encontrar uma boa leitura sobre o assunto, nos materiais do PROFA, programa de capacitação de alfabetizadores no site do MEC.

Moderador 15:16:46 Adriane diz: mas se nao reconheco os saberes dos outros em minha pratica (contando que eu nao trabalho com os outros), como ver a identidade do outro em meu trabalho? que nivel de alteridade eu consigo em um trabalho individual...??

zilah 15:18:30 Para Alex. Náo dá pra descartar esta hipótese do "espetaculo". Mas, se vc prestar atenção, isto tb está ligado às vaidades pessoais e não ao real interesse de resolver o problema. Leia a Veja desta semana e vc encontrará algumas respostas a estas questóes que vc apresenta...

zilah 15:21:05 Prof. Ricardo . A questão ética e o compromisso com o trabalho é algo que faz parte da formação da pessoa. Alguma coisa esteve errada no processo de formação deste profissional. Se vc conseguir descobrir o que foi ou quais são os verdadeiros motivos da "irresponsabilidade" ficará mais fácil atacar o problema. Quem sabe exercícios de reflexão sobre os resultados do trabalho de cada um, se possivel com a participação dos alunos, não poderia ajudar...

Moderador 15:21:40 Essa entrevista ficará disponível para consulta no “Baú”, na página principal do Bate-Papo do EducaRede.

zilah 15:21:46 Adriane. Nenhum. A educação não é uma tarefa solitária, mas solidária.

Moderador 15:22:55 Prof. Ricardo diz: Acredito que um dos motivos é a falta de compromisso, além do que ele se candidatou para uma vaga de diretor, mas não passou sequer na primeira fase... depois desse momento o rendimento caiu bastante...

Moderador 15:23:56 Envie sua pergunta!

Adriane 15:24:55 reservadamente diz para Moderador se nao deveria ser uma tarefa solitaria, por que se cultiva esta cultura de que o professor pode/consegue trabalhar sozinho, sem dar valor para o trabalho dos outros e, muitas vezes, nem para a historia de seu trabalho? o que sera que tem que acontecer para mais professores procurarem ambientes (como este) onde possam trocar experiencias e construir juntos?

Chat 15:24:55 reservadamente confirma para Adriane A T E N Ç Ã O: Sua mensagem foi enviada ao Moderador e você está vendo apenas uma cópia em sua tela. A pergunta ainda não foi escolhida; se for selecionada, você verá a questão mais uma vez na tela, agora enviada pelo Moderador! Obrigado por sua participação e boa sorte!

zilah 15:24:57 Prof. Ricardo. Vc quis falar do rendimento do trabalho do professor? Se foi isso, provavelmente ele não tem tanta competência quanto vc informou antes... Os motivos pessoais não podem justificar a má qualidade do trabalho. Quando eu não me sinto capaz de fazer algo eu devo deixar espaço para que outro o faça bem feito...

Moderador 15:25:14 Adriane diz: se nao deveria ser uma tarefa solitaria, por que se cultiva esta cultura de que o professor pode/consegue trabalhar sozinho, sem dar valor para o trabalho dos outros e, muitas vezes, nem para a historia de seu trabalho? o que sera que tem que acontecer para mais professores procurarem ambientes (como este) onde possam trocar experiencias e construir juntos?

zilah 15:25:41 Adriane. Onde vc viu isso? Na teoria ou na prática?

Moderador 15:26:37 Caio Blaster diz: Hoje se fala muito do professor mediador de conhecimento, já que ele não dá conta sozinho de transmitir tanta informação e conhecimento. O que você acha disso???

Moderador 15:26:44 Prof. Ricardo diz: Então o ponto é este, talvez um pouco de falta de competência mesmo e muita falta de ética profissional...

zilah 15:27:07 Para tininha. O material para auxiliar vc no trabalho com alfabetização vc pode encontrar no endereço que segue: http://www.mec.gov.br/sef/estrut2/alfa/materiais/default.asp

Adriane 15:28:01 reservadamente diz para Moderador ambos. Primeiro que acho descabida tal dicotomia. Mas a teoria so fala que a educacao eh um trabalho solidario. Mas na pratica vemos que os trabalhos em grupo dificilmente dao certo, redes de discussao nao funcionam (ou acabam logo), projetos coletivos sao vistos muitas vezes como perda do tempo que poderiam estar usando para `passar` seu conteudo...

Chat 15:28:01 reservadamente confirma para Adriane A T E N Ç Ã O: Sua mensagem foi enviada ao Moderador e você está vendo apenas uma cópia em sua tela. A pergunta ainda não foi escolhida; se for selecionada, você verá a questão mais uma vez na tela, agora enviada pelo Moderador! Obrigado por sua participação e boa sorte!

Moderador 15:28:23 Participem do fórum “Planejamento do Ensino”. Para participar do Fórum, é preciso que você seja cadastrado (a) no EducaRede. Se ainda não estiver cadastrado (a), poderá fazê-lo sem grandes dificuldades. Basta entrar no portal, clicar em Cadastro e preencher os campos solicitados. Se já for cadastrado (a), basta entrar no portal, clicar em "Fórum". Aparecerá uma tela com os campos: Usuário e Senha. Preencha-os e clique em "Entrar".

Moderador 15:28:39 Adriane diz: ambos. Primeiro que acho descabida tal dicotomia. Mas a teoria so fala que a educacao eh um trabalho solidario. Mas na pratica vemos que os trabalhos em grupo dificilmente dao certo, redes de discussao nao funcionam (ou acabam logo), projetos coletivos sao vistos muitas vezes como perda do tempo que poderiam estar usando para `passar` seu conteudo...

zilah 15:29:46 Caio Blaster. A mediação não tem muito a ver com a quantidade do conhecimento, mas sim com a qualidade.Saber como as pessoas constroem o conhecimento e de que maneira se deve olhar a realidade para poder extrair dela as informações possíveis permite ao professor fazer um trabalho de mediação no qual a construção e a descoberta garantem a qualidade do resultado da aprendizagem e permitem ao professor desenvolver um processo de mediação eficaz e eficiente. A valorização da curiosidade do aluno e as e o estimulo a todas as formas possíveis de investigação tb são estratégias bastante significativas

zilah 15:30:53 Prof. Ricardo. talvez vc tenha tocado no ponto chave. A reflexão sobre a prática, à qual a Adrine se refere poderia ser "o ponto" para o início de um encaminhamento para a questão.

Moderador 15:31:35 Oi Antonio, envie sua pergunta.

zilah 15:32:45 Adriane. Eu não me lembro de teóricos que façam esta afirmação. De qualquer forma eu não acredito que isso seja possível. Talvez a supervalorização de conteúdos e nosso egoísmo particular sejam as causas mais eficientes do problema.

Moderador 15:33:23 Antonio diz: Professora, o que a senhora acha de tomarmos as escolas e transformá-las de fato em centros de discussão coletiva? Não dá mais pra continuar acreditando em instituições sabidamente retrógradas, caducas?

Moderador 15:35:14 Essa entrevista ficará disponível para consulta no “Baú”, na página principal do Bate-Papo do EducaRede.

zilah 15:35:17 Oi Antonio. "Tomar"as escolas me parece uma atitude um tanto quanto agressiva. mas poderemos nos mobilizar desenvolver programas que permitam esta "revolução pedagógica". Não resta dúvida que os "grupos" têm muita força. Apenas não conseguem explorá-la de forma adequada.

Moderador 15:37:30 Alexandra, encaminhe sua pergunta.

zilah 15:38:44 Para Caio Blaster. Quando puder, dê uma olhadela no livro "NOVAS TECNOLOGIAS E MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA", de José Manuel Moran, Marcos T. Masetto e Marilda A. Behrens. Os autores abordam: o ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias audiovisuais e telemáticas, que não podem estar ausentes da escola numa sociedade em mudança. Consideram a existência de pontos cruciais em relação às expectativas sobre a educação e as NT, discutindo questões como:__· A educação com qualidade _· A construção do conhecimento na sociedade da informação __· As novas concepções do processo de aprendizagem colaborativa __· A revisão e a atualização do papel e das funções do professor __· A formação permanente deste profissional professor __· A compreensão e a utilização das NT visando a aprendizagem dos alunos e não apenas servindo para transmitir informações __· A compreensão da mediação pedagógica como categoria presente tanto no uso das próprias técnicas como no processo de avaliação e principalmente no desempenho do papel do professor _

Adriane 15:39:06 reservadamente diz para Moderador A falta de trabalho conjunto, reflexao da pratica, discussoes coletivas, sao realmente problemas? para quem? se nao vemos muitas experiencias que dao certo? comunidades virtuais sao efemeras... diarios de pratica de ensino e trabalhos de auto-biografia parecem sem valor (na area da educacao, mesmo q o Brasil tenha os melhores blogeiros do mundo)...

Chat 15:39:06 reservadamente confirma para Adriane A T E N Ç Ã O: Sua mensagem foi enviada ao Moderador e você está vendo apenas uma cópia em sua tela. A pergunta ainda não foi escolhida; se for selecionada, você verá a questão mais uma vez na tela, agora enviada pelo Moderador! Obrigado por sua participação e boa sorte!

Moderador 15:39:34 Adriane diz: A falta de trabalho conjunto, reflexao da pratica, discussoes coletivas, sao realmente problemas? para quem? se nao vemos muitas experiencias que dao certo? comunidades virtuais sao efemeras... diarios de pratica de ensino e trabalhos de auto-biografia parecem sem valor (na area da educacao, mesmo q o Brasil tenha os melhores blogeiros do mundo)...

zilah 15:40:21 Caio Blaster. Veja tembém "A Mediação Pedagógica em Propostas de Formação Continuada de Professores em Informática na Educação "que vc encontra em: http://www.abed.org.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?UserActiveTemplate=4abed&infoid=193&sid=102

Moderador 15:41:33 Lembramos a todos que as perguntas são enviadas primeiramente ao moderador, que as encaminha por ordem de chegada ao entrevistado. Por isso, demora um tempo até que cada pergunta seja respondida.

zilah 15:42:52 Adriane. Vejo suas colocações como uma manifestação de pessimismo "pedagogico" (?). Não que eu queira fazer o "jogo da Poliana", mas já vi e encarei muitas experiências de sucesso as quais, infelizmente, não têm merecido a devida divulgação. Mesmo como experiências isoladas, dão mostras de que, quando se quer, se faz.

Moderador 15:46:12 Regra: todas as perguntas formuladas são enviadas automaticamente ( em reservado) para o Moderador. Cabe a este selecionar as questões e repassar para todos (usuários e entrevistado/convidado). Nossos convidados vêem apenas as perguntas enviadas pelo Moderador, ou seja, as mesmas questões que você vê.Agradecemos a participação de todos!

Moderador 15:46:51 Envie agora a sua pergunta!

Adriane 15:47:24 reservadamente diz para Moderador talvez se isto fosse divulgado mais acredito que outros professores nao se sentiriam mais tao sozinhos e isto serviria de incentivo para novas praticas e reflexoes... afinal, eh dos problemas e adversidades que surgem novas buscas e conhecimentos!

Chat 15:47:24 reservadamente confirma para Adriane A T E N Ç Ã O: Sua mensagem foi enviada ao Moderador e você está vendo apenas uma cópia em sua tela. A pergunta ainda não foi escolhida; se for selecionada, você verá a questão mais uma vez na tela, agora enviada pelo Moderador! Obrigado por sua participação e boa sorte!

Moderador 15:48:17 Adriane diz: talvez se isto fosse divulgado mais acredito que outros professores nao se sentiriam mais tao sozinhos e isto serviria de incentivo para novas praticas e reflexoes... afinal, eh dos problemas e adversidades que surgem novas buscas e conhecimentos!

zilah 15:50:18 Adriane. Por issso têm nascido iniciativas louváveis como as do EDUCAREDE, que se dispõe a abrir espaços para esta discussão, ainda que seja à distância. Nossa tarefa é incentivar a formação destas comunidades representativas e produtivas. Mãos à obra...

Moderador 15:51:11 Atena diz: Olá professora! Todo ano passo pelo mesmo problema: faço o planejamento mas à medida que o ano passa acabo tendo que mudar boa parte porque surgem novos textos em jornais, revistas, internet, novos livros, palestras. No fim das contas o planejamento fica meio em desuso. Como fazer um planejamento mais flexível? Obrigada smile

Moderador 15:52:29 laude1 diz: Boa tarde... Estou um pouquinho atrasada, mas vamos lá: No início do ano letivo, mais precisamente na semana pedagógica, o que se presencia é a cópia pela maioria dos professores do plano de ensino do ano anterior, sem mesmo conhecer quem serão os seus alunos. O que me diz sobre isto?

zilah 15:52:56 Oi Atena... Quando planejamos em cima de "conteúdos" e materiais isso acontece mesmo... Todavia, quando, ao planejar, pensamos nas competências a serem desenvolvidas, veremos que os conteúdos e recusros podem mudar e ser atualizados sem que percamos de vista o foco do trabalho e a busca de resultados.

zilah 15:53:49 Oi laude1.. O que posso dizer é que isso é uma triste realidade, pois, se muda o mundo e se mudam os alunos, porque a escola não pode mudar?

Moderador 15:55:56 Este chat é promovido pelo site Educarede

Moderador 15:56:59 laude1 diz: Gostaria de incentivar os professores a mudar esta visão de planejamento, através do uso do Laboratório de Informática. Acha que seria possível. Por onde devo iniciar?

Moderador 15:57:42 modelador diz: O que você acha de ter aulas d ensino sexual nas escolas públicas?

zilah 15:59:06 laude1. Veja o que Domenico de Masi fala sobre o assunto em:__http://www.folhadirigida.com.br/professor/Cad08/EntDomenicodeMasi.html__Veja Também Juan Carlos Tedesco, em: http://novaescola.abril.com.br/index.htm?ed/156_out02/html/fala_mestre e pedro Demo: http://novaescola.abril.com.br/index.htm?ed/144_ago01/html/fala_mestre__

zilah 15:59:58 Oi modelador. Vc acha que o educador/professor lida bem com sua própria sexualidade (fato natural) a ponto de ser capaz de conversar sobre isso com os alunos?

Moderador 16:00:09 Oi, jussi, seja bem-vinda à sala... quer enviar sua pergunta?

Moderador 16:00:57 BRENDINHA, neste tipo de conversa (que é mediado) os participantes não podem conversar entre si...

Moderador 16:01:37 Participem do fórum “Planejamento do Ensino”. Para participar do Fórum, é preciso que você seja cadastrado (a) no EducaRede. Se ainda não estiver cadastrado (a), poderá fazê-lo sem grandes dificuldades. Basta entrar no portal, clicar em Cadastro e preencher os campos solicitados. Se já for cadastrado (a), basta entrar no portal, clicar em "Fórum". Aparecerá uma tela com os campos: Usuário e Senha. Preencha-os e clique em "Entrar".

Moderador 16:02:04 Estamos chegando ao final da entrevista. Se houver mais alguma pergunta, favor encaminhá-la agora.

Adriane 16:02:54 reservadamente diz para Moderador Moderador: (nao envie esta pergunta para Zila): por que este dialogo eh mediado? por que nao deixar que os professores conversem entre si? se todos pudessem conversar com todos, acabaria um pouco esta relacao de superioridade e se estabeleceria uma relacao mais horizontal...

Chat 16:02:54 reservadamente confirma para Adriane A T E N Ç Ã O: Sua mensagem foi enviada ao Moderador e você está vendo apenas uma cópia em sua tela. A pergunta ainda não foi escolhida; se for selecionada, você verá a questão mais uma vez na tela, agora enviada pelo Moderador! Obrigado por sua participação e boa sorte!

Adriane 16:05:16 reservadamente diz para Moderador zila: se a conversa entre professores eh tao importante, por que este chat eh mediado? por que todos nao podem conversar com todos e fazer deste encontro uma oportunidade de troca de experiencias?

Chat 16:05:16 reservadamente confirma para Adriane A T E N Ç Ã O: Sua mensagem foi enviada ao Moderador e você está vendo apenas uma cópia em sua tela. A pergunta ainda não foi escolhida; se for selecionada, você verá a questão mais uma vez na tela, agora enviada pelo Moderador! Obrigado por sua participação e boa sorte!

zilah 16:05:23 Este bate papo é mediado porque, quando da ocorrência de questões em numero muito grande e/ou que não sejam pertinentes, o mediador pode filtrá-las a fim de que não se perca o foco da discussão.

Moderador 16:05:48 fala com BRENDINHA Adriane diz: zila: se a conversa entre professores eh tao importante, por que este chat eh mediado? por que todos nao podem conversar com todos e fazer deste encontro uma oportunidade de troca de experiencias?

zilah 16:07:42 Adriane. Veja a resposta acima. Isso não significa que cada um de nós, na medida do interesse e da necessidade, não possamos agendar nosso próprio bate papo, convidando pessoas interessadas em questões específicas ou gerais, utilizando o espaço do EDUCAREDE.

Moderador 16:08:18 Chegou a hora de encerrar a entrevista. Zilá,você poderia se despedir?

Adriane 16:09:16 reservadamente diz para Moderador existe a possibilidade de agendar bate-papos nao mediados?

Chat 16:09:16 reservadamente confirma para Adriane A T E N Ç Ã O: Sua mensagem foi enviada ao Moderador e você está vendo apenas uma cópia em sua tela. A pergunta ainda não foi escolhida; se for selecionada, você verá a questão mais uma vez na tela, agora enviada pelo Moderador! Obrigado por sua participação e boa sorte!

zilah 16:09:30 Que pena... Mas poderemos nos encontrar outras vezes ou continuar discutindo o assunto no forum competente. __Foi um grande prazer estar com vcs. Até a próxima...

Moderador 16:09:34 Amanhã, às 15 horas, a conversa será com o professor Alexandre Mate sobre como montar um espetáculo de teatro na escola. Venha participar dessa conversa!

Moderador 16:10:38 reservadamente fala com Adriane Adriane diz: Basta você entrar no portal, ir à seção bate-papo e agendar sua conversa. É muito simples. Espero vc lá.

Moderador 16:11:39 Agradecemos a professora Zilá e a todos os participantes. Até a nossa próxima conversa!

-- AdrianeHalmann - 15 Feb 2005

Página Inicial >> DiariosAdriane >> EscolhaAmostral >> ComentariosEducaRede
Editar Anexar Versões Mais...
Projeto Software Livre - Bahia
TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML TWiki - Ambiente Web Colaborativo %btXHTMLok% %btCSSok%
ultima revisão: r1 - 15 Feb 2005 - 17:21:14 - AdrianeHalmann?     |     Copyleft Faced-UFBA