TWiki> Cridi Web>WebHome (01 May 2011, RubensSilva? )EditAttach

Grupo de Estudos Sobre Cultura, Representação e Informação Digitais


Histórico

O grupo CRIDI foi criado em 13/6/2005. A ação inicial que gerou elementos para sua criação foi o lançamento do "Manual de Digitalização de Acervos: Textos, Mapas e Imagens Fixas" (EDUFBA, 2005). Temos participado de inúmeros eventos científicos da área da Ciência da Informação, inclusive com trabalhos aceitos em eventos internacionais. O CRIDI vem publicando com regularidade, com atenção especial aos periódicos Qualis Nacional A. Nossas ações associam-se: 1) à reflexão epistemológica que amplie a compreensão do domínio da Ciência da Informação; 2) à reflexão científica sobre o conceito de informação; 3) aos contextos sócio-técnico e cultural associados à conversão digital de acervos públicos, ao acesso a conteúdos informacionais digitais e à preservação digital; 4) ao contexto sócio-histórico e cultural dos ambientes organizacionais e institucionais. Entre 2005 e 2007 desenvolvemos a pesquisa "A Conversão Digital de Documentos Especiais de Acervos Públicos e a Consciência Informacional - Aspectos Técnicos e Teóricos no Âmbito da Ciência da Informação", para a qual conquistamos três bolsas PIBIC/UFBA (duas FAPESB e uma CNPq). Haverá novos desdobramentos do projeto ainda em 2007.2.

Em março de 2007 o líder do grupo foi aprovado em processo seletivo internacional para o curso "SOIMA 2007: Safeguarding Sound and Image Collections", realizado em agosto, no Rio de Janeiro, promovido pelo International Centre for the Study of the Preservation and Restoration of Cultural Property (ICCROM), Andrew Mellon Foundation (AMF) e Arquivo Nacional do Brasil (AN). O líder do grupo foi contemplado com bolsa ICCROM/AMF. A participação nesse curso trará benefícios ao CRIDI e ao ICI/UFBA. Em maio de 2007 iniciamos o projeto "Elementos para a Elaboração da História da UFBA", com quatro bolsas do Programa Permanecer e uma bolsa PIBIC/UFBA/CNPq, e com a colaboração de alunos dos cursos de História, Arquivologia e Biblioteconomia, além do apoio de docentes e dirigentes da UFBA.

Linhas de Pesquisa e outras Informações

O Grupo está devidamente certificado no Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Topic revision: r26 - 01 May 2011 - 17:24:47 - RubensSilva?
 
This site is powered by the TWiki collaboration platformCopyright &© by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding TWiki? Send feedback