Governo inaugura Ponto de Encontro em Salvador
Por Da Redação, em 14 de setembro de 2010
Um espaço para a convivência, para o diálogo e para o acesso a novas possibilidades de reinserção social. Estas são algumas características do Centro de Convivência Ponto de Encontro, serviço inaugurado nesta sexta-feira (14), no bairro do Santo Antônio Além do Carmo, situado no Centro Antigo de Salvador.
Acolhimento de usuários em situação de vulnerabilidade
O idealizador do projeto, oprofessor Antonio Nery Filho, inspirado nas boutiques francesas, que visam orientar e encaminhar as demandas das populações em situação de vulnerabilidade social -, destacou o caráter intersetorial do novo espaço, que ampliará a rede de atenção aos usuários, sobretudo daqueles que, por diversos motivos, não acessam os serviços especializados.
Para o governador Jaques Wagner, o Ponto de Encontro será, assim como o Consultório de Rua, um serviço fundamental enquanto uma porta de diálogo ou um primeiro passo para o tratamento da dependência. "Vão ser atendidos não apenas os moradores do Centro Histórico, mas toda a região próxima e quem mais precisar".
Fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial
Na mesma perspectiva, o secretário Jorge Solla reforçou a atuação da rede pública de saúde do estado na consolidação da rede de atenção psicossocial dentro das diretrizes da Política Nacional de Saúde Mental, através da inovação e elaboração de equipamento como o que foi inaugurado hoje.
O ministro da Saúde Alexandre Padilha afirmou que Centros de Convivência como o Ponto de Encontro precisam ser incentivados e multiplicados, assim como os demais serviços que compõem a rede de atenção. "Não há uma resposta única para o problema do uso abusivo de drogas", lembra o ministro, ressaltando a necessidade de serviços diferentes para públicos diferentes.
Ponto de Encontro
Construído através da parceria entre o Centro de Estudos e Terapia do Abuso de Drogas (CETAD/UFBA) e das Voluntárias Sociais e com apoio do Governo do Estado, o Centro de Convivência Ponto de Encontro buscará atender o público usuário de álcool e outras drogas, com base em estratégias de intervenções breves e de redução de danos, realizando encaminhamentos, sempre que necessário, a outros serviços da rede de atenção psicossocial.