CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

CURTO CIRCUITO EM SAÚDE MENTAL

Nas duas últimas décadas, observamos consideráveis mudanças no campo da saúde mental. Por um lado, houve inúmeros aportes das neurociências e da psicofarmacologia, que viabilizaram o tratamento de formas graves de transtorno psiquiátrico, em regime ambulatorial, contrapondo uma longa história de institucionalização e exclusão dos pacientes. Por outro lado, assistimos a reforma sanitária, e, no particular, a reforma da assistência à saúde mental, que promoveu gradativamente a extinção de grandes nosocômios, com a subseqüente proposta de implantação de serviços substitutivos.

Quem acompanhou esta transição, pode perceber também algumas mudanças significativas no campo da clínica, estas reforçadas por um conceito de “mais normalidade”, que atendessem às necessidades de um sistema econômico de “mais valia”. Dentre estas, merece menção, a progressiva supremacia do biológico e, particularmente do cerebral, com um distanciamento cada vez maior da compreensão dinâmica, o que levou indubitavelmente a um reducionismo absurdo ao bioquímico, ao genético e ao farmacológico. Temas como fenomenologia e psicopatologia perderam a sua importância na Clínica. Os jovens estudiosos da psique, hoje, utilizam manuais que os ensinam a fazer “check list” de sintomas, estruturando desta forma o diagnóstico. Quem faz uma observação mais crítica, percebe como a prática clínica ficou reduzida a uma mera avaliação protocolar, onde Existência e Experiência subjetiva já não têm mais lugar. No que diz respeito à estruturação e funcionamento dos serviços de atenção aos usuários e ao próprio Sistema Único de Saúde, toda a discussão se reduziu à gestão. Podemos afirmar que o elemento do pensar refluiu e determinou uma despolitização total da práxis. Os Centros de Atenção Psicossocial parecem mais cartórios, tamanha a burocratização dos procedimentos exigidos pelo Estado.

Com o objetivo precípuo de criar novamente um espaço de debate, de política e de saber, o Núcleo de Clínica do CETAD/UFBA estruturou o Projeto:
CURTO CIRCUITO EM SAÚDE MENTAL, com intervenções mensais, ao longo do ano de 2013. E considerando a importância de novamente tratar cuidadosamente temas tão caros à cultura da Psiquiatria, da Psicologia e da Psicanálise, convidamos você para participar da primeira interlocução:

“FENOMENOLOGIA E DIAGNÓSTICO EM SAÚDE MENTAL”, a ser realizada no dia 10 de abril de 2013, às 09:00, na Sala de reunião do CETAD, que contará com a participação do Prof. ROMÉLIO AQUINO.

Inscrições através do telefone (71) 3283-7180. Entrada franca
Vagas Limitadas por ordem de chegada.

Contamos com a sua presença,

Atenciosamente,

George Gusmão Soares
(Organizador)

CARTAZfinal(2).jpg


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar