CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Globo Esporte discute envolvimento de atletas com álcool

Cocaína Quais são os limites entre o consumo moderado de álcool e a dependência? O Globo Esporte exibiu em 09/03, duas reportagens sobre o tema, trazendo como ponto de partida os problemas enfrentados pelo “imperador” do Flamengo, o jogador Adriano, desde a época que jogava na Itália. No dia 04/03, o jogador envolveu-se numa confusão num baile funk na Favela da Chatuba, no subúrbio do Rio. A repercussão do incidente acentuou as discussões sobre o uso da substância por atletas.

Cultura e Pressão Social - Histórias como o do memorável Garrincha e de Clodoaldo, ex-atacante do Fortaleza, mostram que o abuso de álcool pode ter origens diversas. Ruy Castro, autor de uma biografia sobre Garrincha, afirma que a tradição cultural indígena em que o atleta foi educado favoreceu o consumo constante de álcool. O principal motivo, no entanto, destacado pela reportagem é a rápida ascenção econômica e a exposição pública a que a maioria dos jogadores são submetidos, ainda jovens, como no caso do jogador Clodoaldo.

Efeitos fisiológicos - O uso agudo da bebida acarreta efeitos tanto a curto quanto longo prazo. De imediato, o principal órgão atingido é o rim, que sofre desidratação. Há o acúmulo de gordura no fígado, devido a alteração do metabolismo causada pela substância. Apesar da sensação de energia – a curto prazo – e de resistência dos músculos, o efeito é contrário. O álcool também promove o aumento da pressão arterial e a alteração da habilidade motora.

Ajuda - O alcoolismo é um problema recorrente no esporte e tem sido alvo de preocupação dos clubes brasileiros. O assunto já se tornou tão comum que alguns clubes têm programas de prevenção, implantados desde 2006, para seus jovens atletas nas categorias de base.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar