CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

I Encontro Nordestino de Educação Popular em Saúde

O movimento de Educação Popular e Saúde vêm historicamente se construindo e afirmando sua importância para a construção de uma saúde voltada para a emancipação das pessoas. Diversos coletivos sociais e populares, como a Rede de Educação Popular e Saúde, o Grupo de Trabalho de Educação Popular e Saúde da ABRASCO, a Articulação Nacional de Movimentos e Práticas de Educação Popular e Saúde – ANEPS, a Articulação Nacional de Extensão Popular – ANEPOP, dentre outros, vêm promovendo reflexões, construção de conhecimentos e práticas num processo de diálogo entre serviços, movimentos sociais populares e espaços acadêmicos para concretizar um projeto de sociedade e de saúde mais justo e equânime. Reiteramos nosso compromisso com a melhoria da qualidade de vida e de saúde de todos os brasileiros e com a consolidação e defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) como política de Estado.

Desde 2003 a Educação Popular em Saúde encontra-se acolhida na estrutura e na política desenvolvida pelo Ministério da Saúde, articulada à Política de Educação Permanente para o SUS num primeiro momento e, desde 2005, apresentou-se como componente da Política Nacional de Gestão Estratégica e Participativa no SUS (ParticiapaSUS? ) coordenada pela Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP/MS), que possui dentre seus objetivos e atribuições a promoção da participação popular no SUS. Neste percurso, vem se observando uma ampliação no processo de institucionalizaçã o da Educação Popular em Saúde – EP&S.

Em 2009, a Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa, sensibilizada pela demanda de qualificar a interlocução com os coletivos e movimentos de educação popular em saúde, bem como fortalecer o apoio e o protagonismo destes no contexto do SUS para a implementação da gestão participativa de fato, criou e instituiu o Comitê Nacional de Educação Popular em Saúde (CNEPS) no âmbito do Ministério da Saúde.

Criado em dezembro de 2009, o CNEPS reúne um coletivo de trinta e seis membros titulares e seus respectivos suplentes, composto por representantes do governo e dos movimentos populares, na busca pela qualificação do Sistema Único de Sáude, por meio da participação popular.

É intenção principal deste Comitê a organização de uma Política Nacional de Educação Popular em Saúde para o SUS (PNEPS-SUS), que represente de maneira inequívoca a síntese dos esforços cooperativos e solidários de governo, movimentos populares e demais instituições da sociedade civil em consolidar a educação popular como referencial ético-político e metodológico de destaque para a consolidação do SUS em seus princípios orientadores e diversos cenários de práticas.

É neste contexto que apresentamos a proposta de realização deste Encontro Nordestino de Educação Popular em Saúde – Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia, com o objetivo de ampliar o debate no nível regional, contribuindo com a descentralizaçã o do processo de formulação da Política Nacional de Educação Popular em Saúde.

Esta atividade será promovida em parceria com outros parceiros sociais e institucionais, os quais já vêm desenvolvendo ações em parceria com os membros do CNEPS por meio de seus movimentos e entidades, e se dispuseram em cooperar técnica e logisticamente com a promoção do Encontro, tais como: a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco, por meio da Diretoria Geral de Educação em Saúde e Escola de Saúde Pública de Pernambuco, e a Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), bem como: a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) através de sua Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários; a Universidade Federal do Sergipe, por meio de sua Pró-Reitoria de Extensão.

A PROGRAMAÇÃO GERAL (PROVISÓRIA). ..

Atividades transversais

* Feira Popular de Saúde (Economia Solidária, Artesanato, Cordel, Mutirão de Grafite, Comidas, Fotografias) * Exposições (fotografias, telas) * Mural de Experiências (pôsteres, banners) * Mural de Expressões * Exibição de vídeos * Apresentações artísticas


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar