Difference: GRUPOI (24 vs. 25)

Revision 2511 Nov 2005 - SinelandiaSilva

Line: 1 to 1
 
META TOPICPARENT name="PageGrupo1"

Texto Coletivo

Line: 11 to 11
  Considerando que, além de uma boa quantia que se faz necessário para a aquisição de um computador, o sujeito terá que dispor de uma linha telefônica e uma renda mensal que lhe garanta a despesa para o uso da Internet. Por isso consideramos a parceria dos poderes públicos, como fator imprescindível, pois além do custo alto da inclusão no que se refere a equipamento, nota-se que a escolaridade tem papel fundamental no processo de inclusão digital das pessoas. Os indivíduos que têm maior necessidade de navegar em busca de estudos e pesquisas são os que já são incluidos na educação.
Changed:
<
<
Tomemos como exemplo o curso de Pedagogia da UFBA em Irecê. Quase todos os cursistas não tinham computador antes do curso, por isso houve uma regeição no início, mesmo tendo 10 computadores a sua disposição. Mas, aos poucos sentiu-se a necessidade de inclusão e a compreensão tomou conta dos mesmos (a partir da pressão de Bonilla), pressão esta que fez com que os cursistas que não tinham habilidade com o computador percebessem a importância de se incluirem digitalmente, não somente por uma necessidade pessoal, mas também social.
>
>
Tomemos como exemplo o curso de Pedagogia da UFBA em Irecê. Quase todos os cursistas não tinham computador antes do curso, por isso houve uma regeição no início, mesmo tendo 10 computadores a sua disposição. Mas, aos poucos sentiu-se a necessidade de inclusão e a compreensão tomou conta dos mesmos (a partir da pressão de Bonilla), pressão esta que fez com que os cursistas que não tinham habilidade com o computador percebessem a importância de se incluirem ddigitalmente, não somente por uma necessidade pessoal, mas também social.
  Por outro lado, muitos que gostariam de ter seu computador particular, não dispõem de condições financeiras para adquirí-lo. Porém, precisa-se ter clareza de que para estarmos incluidos digitalmente, não é preciso necessariamente ter computador em casa, e sim ter locais disponíveis, como: Telecentros e laboratórios. Infelizmente esses locais são poucos e com o número de computadores pequenos para atender a comunidade, mesmo assim, estamos incluindo de certa forma a comunidade ireceence nesse universo fantástico da Internet.
Line: 36 to 36
 O esclarecimento de como é politicamente criado programas gorvenamentais, nos permitiu entender porque, às vezes, alguns não vão para frente. Todo professor, não só o professor, mas toa a sociedade precisa saber destas organizações. O FUST é um investimento que atinge a todos os brasileiros que pagam telefone e o que pode perceber que as pessoas não sabem que todo mês é descontado 1% da sua conta telefônica. E o mais grave o dinheiro até então não foi utilizado. Ai mostra o descaso pela educação do país. Torna-se necessário que a população pressione os poderes públicos, mostrando a real necessidade da inclusão digital para que os mesmos possam agir com mais rapidez, pois não é admissível aceitar a justificativa que os recursos do Fust não são utilizados por falta de regras e falta de coerência entre os órgãos do governo.

Porfim, precisamos mobilizar para que não só o dinheiro do FUST, como outras rendas que são veinculadas para educação e para a Inclusão digital do nosso país, possa ser bem administrada, como exemplo cito o Programa Identidade Digital que é um programa de Iclusão digital da Bahia voltado para a população mais carente. Através dessa iniciativa, já foram abertos mais de 100 Infocentros (centros públicos de acesso à informática) em 58 municípios baianos. Além de proporcionar o acesso livre à internet, o programa busca estimular a capacitação das pessoas em informática básica, através de oficinas. Cada infocentro possui 10 computadores equipados com softwares livres e conectados à Internet através de banda larga. O Identidade Digital é coordenado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e conta com recursos do Fundo de Combate à Pobreza da secretaria e às Desigualdades Sociais (Secomp). O programa será ampliado com mais 220 Infocentros em 2006 e cobrirá 200 municípios baianos, configurando-se como o maior programa público de inclusão digital do Brasil.

Changed:
<
<
>
>
Nesse momento do curso é impossivel proceguir no curso sem o computador.Precisamos correr atraz dessas politicas para adquirir o nosso computador
 

 
This site is powered by the TWiki collaboration platformCopyright &© by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding TWiki? Send feedback