O Programa
Menu
Apresentação
O Programa de Formação Continuada de Professores para o Município de Irecê, ação conveniada entre a Faculdade de Educação da UFBA e a Secretaria Municipal de Educação de Irecê, pretende se constituir em uma experiência de prática pedagógica que, exercida em uma dinâmica de horizontalidade, tenha como máximas fundamentadoras o respeito aos processos cotidianos e a valorização plena do sujeito.
Este programa visa a integrar, em rede, tecnológica ou não, diferentes projetos que irão incrementar, em diversas vertentes, o processo de formação dos professores, disponibilizando-lhes uma estrutura pedagógica comunicacional e administrativa interativa e flexível. Pretende, ainda se constituir em um processo de intervenção profunda e coletiva nas práticas cotidianas desses professores, no interior de cada escola, em cada comunidade circunvizinha à escola e no município como um todo, ao tempo em que promove a formação em nível superior dos professores em exercício da rede municipal de ensino do Município de Irecê/Bahia. O Programa constitui-se, então, de diversas vertentes interdependentes que articulam a educação, a cultura, a comunicação, a saúde, o ambiente, a arquitetura e o urbanismo, entre tantas outras áreas.
Objetivo
- Possibilitar percursos de formação docente pautados na produção individual e coletiva de conhecimento e em propostas de ação pedagógica, a partir da discussão sobre a complexa relação entre pessoas, máquinas, natureza e grupos sociais e essa relação nos processos de ensinar e aprender.
- Articular a formação de uma postura crítica, diante das mudanças do mundo contemporâneo com uma práxis educativa dinâmica, ativa e propositiva, mediante análise das mudanças sócio-político-culturais, ocorridas no campo da educação, no processo histórico contemporâneo, suas implicações para as políticas públicas brasileiras das últimas décadas, com particular ênfase nas tecnologias da informação e comunicação.
- Promover a compreensão das múltiplas linguagens que constituem o desenvolvimento dos sujeitos em constante processo de formação, evidenciando a dimensão lúdica como possibilitadora do desenvolvimento de um processo de ensino e aprendizagem mais criativo, relacional, articulador.
- Desenvolver atitudes favoráveis, diante do uso de tecnologias na educação, como elementos estruturantes de diferentes possibilidades de formação dos cidadãos do mundo contemporâneo, praticando o processo de ensino e aprendizagem voltado para a busca, análise e tratamento de informações.
- Estimular o conhecimento e o espírito de pertencimento em relação aos valores locais de cultura, sejam eles tradicionais ou contemporâneos, instalando um processo permanente de produção e disseminação dos valores culturais da região e sua incorporação nos processos pedagógicos escolares, com especial atenção para as questões do ambiente natural e artificial, a partir da visibilidade e discussão pública dos processos de produção cultural da região.
Histórico
O Programa de Formação Continuada de Professores para o Município de Irecê é um programa que surgiu da demanda - por formação de professores existente no Município - formalmente encaminhada à FACED, em novembro de 2001.
Um estudo detalhado desse encaminhamento, por parte da FACED, mostrou ser essa uma demanda de concretização possível, uma vez que a base da ação requerida pelo município - um programa elaborado em parceria e de acordo com as singularidades locais - se coadunava com as concepções pedagógicas defendidas pela FACED. Assume-se assim, a responsabilidade ante as demandas sociais expressas nas políticas públicas atuais de formação de professores.
Desencadeou-se, então, o processo de elaboração do Programa em parceria entre os professores da UFBA e da Rede Municipal de Ensino de Irecê, tendo sido desenvolvidas, a partir de dezembro de 2001, visitareuniões de trabalho acadêmicas e burocráticas, tanto na FACED quanto no município, assim como uma coleta de dados sobre os diversos aspectos educacionais e de outros setores de influência na educação do município.
Tais ações visaram uma interlocução, de caminho duplo, na qual os desejos, e necessidades do conjunto dos atores sociais envolvidos fossem compartilhados e viessem a embasar as condutas de elaboração do Programa.
As atividades iniciadas contemplaram a metodologia adotada para o curso, através da pré-inscrição on-line dos candidatos (ficha de inscrição anexa), ocorrida em abril de 2002, estando à disposição do Programa um banco de dados dos 200 inscritos, que informa sobre o perfil (tempo de serviço, idade, função, formação, lotação, dados pessoais) do professor futuro cursista.
Justificativa
Alavancada em novas dimensões da informação e do conhecimento, a dinâmica espaço-temporal contemporânea ¾ instável, descontínua, acelerada ¾ vem, impiedosamente, tornando anacrônicos os diversos loci formadores de profissionais em educação, notadamente, as instituições formais.
Em face dessa constatação, não é surpreendente que a discussão em torno da formação de professores venha ocorrendo nos mais diversos setores sociais, tanto em termos oficiais (políticos, administrativos e acadêmicos), quanto na sociedade civil.
Este Programa ¾ com uma singular concepção de mundo e de educação, constru"iacute;da a partir das reflexões em andamento na Faculdade de Educação da UFBA ¾ está inserido entre os que pretendem trilhar caminhos que apontem possíveis direções contemporâneas para cursos de formação de professores e, por conseqüência, no desenrolar de sua configuração defrontamo-nos com inúmeras contradições.
Se, por um lado, pactuamos com a idéia da necessidade de um esforço nacional para a efetiva qualificação de um maior número possível de professores, por outro, nos preocupamos com a ênfase excessiva na titulação, que poderá levar a um cenário no qual tenhamos professores titulados que permaneçam com seus fazeres praticamente inalterados.
Ao mesmo tempo em que acreditamos na formação do professor em exercício, como forma de garantir o aproveitamento acadêmico de saberes construídos cotidianamente ao longo dos anos, não olvidamos que os padrões consolidados não se coadunam com esse tipo de formação, a não ser como forma de concessões que se concretizam em cursos de segunda categoria.
Portanto, não bastam políticas públicas, por mais bem intencionadas que sejam, se não houver a inserção em padrões contemporâneos, ou seja, uma outra visão paradigmática, uma outra lógica. Mas também, não descuramos que um padrão contemporâneo, que abarque ¾ utilizando um termo de Michel Maffesoli ¾ o espírito do tempo, está repleto de temporariedades diversas. Portanto, não proporemos nada que já não exista mesmo que em potencial, como bem lembra Calvino(1990): "todas... já estão presentes neste instante, contidas uma dentro da outra, apertadas espremidas inseparáveis". (P.147).
Em uma universidade iluminista que busca a "democracia da igualdade" através da excelência, a formação em exercício é vista como uma heresia ou como uma concessão que envolve perda da "qualidade"; mas, também, ser uma universidade contemporânea que busca a "democracia na diferença" é aceitar como válido qualquer esforço de formação?
São estas, contradições inerentes a qualquer processo humano:
- Cuidado com os abismos e as gargantas, mas cuidado também com as pontes e as "barriers". Cuidado com o que abre a universidade para o exterior e para o sem-fundo, mas cuidado também com o que, fechando-a em si mesma, não criaria senão um fantasma de cercado, a colocaria à mercê de qualquer interesse ou a tornaria perfeitamente inútil. Cuidado com as finalidades, mas o que seria uma universidade sem finalidades? (Derrida, 1999).
Instados por essas contradições de nosso tempo é que elaboramos este Programa que pretendemos contemporâneo.
Entendemos que a ação docente deve contemplar, concomitantemente, aspectos individuais de auto-realização e plenitude e aspectos sociais, contribuindo assim, para realizar um movimento hoje conhecido como "cidadania planetária", no qual as questões éticas sejam recuperadas.
Em torno dessa ação, que envolve o ensinar e o aprender como eixo central, é que interagem elementos diversificados, tais como: valores, objetivos, informações, procedimentos, normas, espaços e tempos e sobretudo, indivíduos e grupos sociais. O tradicional papel do professor ¾ guardião e transmissor de conhecimentos ¾ vem se aliando a uma prática de um professor que se constitua num negociador permanente das diferenças. (Pretto, 2001)
O grande avanço tecnológico que possibilitou e foi possibilitado pelas mudanças nas mais diversas áreas da atuação humana afeta toda a prática social, facultando a construção de novos "mapas culturais", novos valores e referências, configurando múltiplos padrões de sociabilidade e de subjetividades, trazendo a exigência do desenvolvimento de novas competências por parte do cidadão-trabalhador, tendo em vista a emergência constante de novos conhecimentos.
O profissional da área de educação tem sobre si a exigência da construção e socialização de conhecimentos, habilidades e competências que permitam sua inserção no cenário complexo do mundo contemporâneo com a tarefa de participar, como docente, pesquisador e gestor do processo de formação de crianças, jovens e adultos.
Essas múltiplas demandas transferem para o processo de formação de profissionais em educação, a exigência de ser ele próprio, constituído como uma ação inter-relacional, que contemple a diversidade de perspectivas de apreensão do real, a polifonia dos discursos veiculados e a apropriação das tecnologias que estão a serviço do conhecimento contemporâneo.
Este Programa se propõe a ampliar o olhar para os aspectos que envolvem o processo educacional, entendendo que a educação não acontece única e exclusivamente dentro do espaço escolar. Assim, entendemos que seja necessário ampliar a reflexão em torno dos denominados Espaços de Aprendizagem, considerando todo o município de Irecê e os seus cidadãos e cidadãs como partícipes desse processo.
Projetos
P1- Projeto de Formação em Nível Superior dos Professores de Irecê/Bahia
Visa promover a titulação em nível superior dos professores em serviço na rede municipal de Irecê/Bahia, conferindo aos aprovados o título de Licenciado em Ensino Fundamental.
P2 - Projeto Bibliotecas Virtuais
Pretende estruturar uma rede de bibliotecas virtuais para o Município, integrando as escolas das zonas rural e urbana em um processo de formação e pesquisa informatizada. Esta rede dará suporte a todo e qualquer processo de formação, seja no âmbito da formação regular ou continuada, de professores no município.
P3 - Projeto Ciberparques
Visa à instalação de espaços públicos de acesso à rede mundial de computadores, uma iniciativa associada ao Projeto Conexões/BNDES.Um espaço que oferecerá atividades diversas à comunidade incluindo a preocupação com a atualização constante dos professores.
P4 - Projeto Centro de Cultura e Comunicação
Visa à implantação de um Centro de Referência de Educação e Cultura no Município de Irecê, que congregue em seu espaço atividades de cultura, lazer, informação e comunicação para a formação dos professores da rede de ensino municipal, servindo, inclusive, de pólo irradiador para os municípios circunvizinhos, envolvendo não só os professores do Município, mas toda a sociedade da micro-região.
P5- Projeto de Formação em Gestão Escolar
Objetiva promover a formação dos membros das equipes escolares do Município de Irecê, em gestão, finanças e administração escolar, potencializando, assim, sua intervenção na qualidade do emprego das verbas educacionais em situações concretas.
P6- Projeto de Reestruturação das Edificações
Pretende envolver toda a comunidade escolar do Município em uma reflexão sobre os espaços físicos escolares visando à reestruturação destes.
P7. Projeto de atualização de Professores
Objetiva a realização de encontros, oficinas, mini-cursos que possibilitem aos professores uma reflexão contínua sobre sua prática pedagógica e acesso às discussões pedagógicas contemporâneas.
O Programa prevê a implantação gradativa e interdependente dos diversos projetos atendendo à disponibilidade de recursos e à priorização das ações pelo município parceiro.
Segue-se descrição do Projeto de Formação em Nível Superior dos Professores de Irecê ¾ P1 ¾, demanda original no processo de formação das equipes técnicas a serviço no Município.
Graduação
Os Ciclos
O projeto será dividido em CICLOS com a duração de um semestre letivo. A opção por essa divisão temporal (semestre letivo) ficou estabelecida por acreditar-se que mediante a utilização de elementos já presentes no cotidiano dos professores-cursistas, aumentam-se as possibilidades de uma real inter-relação da práxis pedagógica de cada um deles, com as atividades do curso. Os ciclos não são pré-estabelecidos, sendo cada ciclo organizado em função do anterior.
Todas as realizações pedagógicas efetuadas pelo professor-cursista, sejam elas da lista de atividades oferecidas pela coordenação ou externa ao curso, serão denominadas Atividades curriculares.
As atividades Curriculares
A cada ciclo será oferecido um rol diversificado de atividades curriculares. Essa expressão, atividades curriculares, como definido no projeto e com respaldo no § 5° do Art. 8° da Resolução 02/2000 do CONSEPE-UFBA, abrange os componentes curriculares veiculadores dos conteúdos/formas que foram definidos como necessários à formação dos professores-cursistas.
Essas chamadas atividades curriculares, em geral, serão vinculadas a um ou mais eixos temáticos, sendo que algumas delas extrapolarão as próprias fronteiras do projeto, estabelecendo assim outros nós, laços entre outras atividades e outros atores não envolvidos diretamente no processo.
Esse movimento articulador ¾ atividades curriculares e eixos temáticos ¾ visa potencializar a concretização dos conteúdos/formas, ao tempo em que cada um destes conteúdos/formas das atividades curriculares sejam (re)significados contextualizadamente, a partir dos eixos temáticos.
Este movimento visa também, produzir no município, uma ambiência pedagógica qua seja um emaranhado tecno-cultural-lúdico-epistemológico que ressoando nas práticas pedagógicas de cada professor-cursista capture os mais diversos espaços educacionais do município como parte da ambiência.
Um grupo composto por um representande dos professores, professores orientadores e professores-cursitas - o comitê da regulamentação das atividades curriculares - elencará as atividades de cada ciclo, a partir de estudos dos comitês dos eixos temáticos e de avaliação, de sugestões, de estudos.
As atividades curriculares poderão ser:
- Presenciais - localizadas, cotidianamente, nos espaços da Rede Educacional Municipal de Irecê; em menor escala, na UFBA em Salvador e, eventualmente, em espaços culturais/educacionais diversos.
- Semi-presenciais - parte da atividade ocorre em espaço virtual.
- A distância - realizadas em ambiente de rede.
Estão divididas em 3 (três) grandes grupos:
- Atividades teórico-práticas - são atividades curriculares de natureza variada (detalhadas na lista a seguir) nas quais serão veiculados, através das mais diversas linguagens, os conteúdos/formas considerados, durante a elaboração e/ou execução do Projeto, como referências imprescindíveis na formação dos professores/cursistas.
- Atividades em exercício - são atividades relacionadas à prática docente do professor-cursista, incluindo reflexões sobre a prática cotidiana e reformulações teórico/práticas a partir dessas reflexões, sempre, com diretrizes traçadas, localmente, pelo-professor-cursista e sua equipe de orientação.
- Atividades de registro e produção - são atividades curriculares, realizadas individualmente ou em co-autoria, nas quais o professor-cursista elaborará produções textuais diversas.
As atividades em Exercício
- Reflexão, ao longo do ciclo, sobre a prática pedagógica do professor-cursista com sua equipe de orientação.
- Prática pedagógica em serviço com atividades na comunidade (incluindo, aqui, as escolas), (re)construindo espaços de aprendizagens diversos.
As atividades de registro de produção
- Memorial ¾ uma descrição, crítico-reflexiva, da trajetória pessoal de formação acadêmica
e profissional do professor-cursista sua situação atual e suas perspectivas futuras em relação ao Projeto de Formação.
- Diário do ciclo - um relato com impressões, avaliações da vivência ao longo do ciclo; ativa, com relatos, impressões, avaliações da vivência ao longo do ciclo.
- Produtos textuais diversos - durante o curso o professor-cursista será incentivado a produzir textos nas mais diversas linguagens como artigos para publicações educacionais, resenhas, ensaios, peças de teatro, filmes, documentários. Não serão incluídas como parte desta atividade (produtos textuais diversos), as produções diretamente ligadas a qualquer outra atividade em que o professor-cursista estiver inscrito.
" target="_top">http://www.faced.ufba.br/~irece/projeto.htm-->
Versão Completa do Projeto em PDF