Logo Faced

Logo Prefeitura de Irecê

Logo PSL-BA

RELATÓRIO

ATIVIDADE 516 - Tecnologia II

ATIVIDADE 526 - Objetos de aprendizagens

Estas atividades trataram do uso das tecnologias na educação, a partir da construção dos processos de ambientes de aprendizagem digitais colaborativos, mostrando os objetos digitais através de vários modelos. O scorm, por exemplo foi um deles. Ao longo dessas aplicações pedagógicas, eu participei de chat, operei no twiki, no moodle, elaborei um plano de ação chamado “Ambientes Colaborativos”, fiz a leitura do texto de Nelson Preto, no qual eu percebi a abordagem apresentada por alguns sucessos no desenvolvimento das aprendizagens em termos individuais, revelando fatores externistas que me levaram a fragilidade no domínio das aprendizagens colaborativas.

Porém, dentro das perspectivas de trabalho desenvolvido nesta atividade, que tem demonstrado integração nos processos colaborativos, procurei entender as condições fundamentais da tecnologia, baseando-me no estudo do texto de Paulo Dias - Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem Para Plataformas Colaborativas. Nestas concepções fundamentais, eu aprendi a utilizar os ambientes on-lines, passei a ter domínio com as atitudes, estratégias e habilidades nos conceitos virtuais.

A respeito desse tema estudado, percebi que corresponder em rede, forma vários pontos de vist de uma das mais intensas mudanças em qualquer rede, principalmente pro processo de introduzir novidades nos conceitos de tecnologia na formação de professores. No que diz respeito a minha participação no ambiente moodle, colaborei de forma mais ativa, com opiniões próprias, destacando a importância do comprometimento, tendo como suporte humano a professora Bonila e o professor Antônio Carlos. Nesse mesmo contexto, interagi por meio de comentários nos fóruns do grupo a que pertenci, e do outros grupos, também. Reforço e reflexão sobre as questões propostas de cada fórum para serem resolvidas nas novas abordagens do curso, especialmente no ponto de vista pedagógico.

E foi ali que eu me senti neutralizado, sem saber como inserir meus alunos num processo de conhecimento das tecnologias. Mas, visando a facilidade de procedimento e a transmissão de aprendizagem utilizada em novos campos, pensei em criar e-mails para e com eles. Só depois daí, os coloquei em contato com as informações apropriadas referentes ao objeto de estudo. No nosso caso, a matéria de história.

Vale salientar que dentro desse projeto, o primeiro aspecto diz respeito ao simples fato da navegação, num universo de conhecimento com o micro, o mouse, e com outras ferramentas. Confesso que não foi preciso uma aprendizagem efetiva por parte dos alunos, fazendo-se necessário da parte deles um envolvimento nas atividades e tarefas. O segundo aspecto se referiu ao domínio pela parte dos alunos dentro dos ambientes colaborativos, colocando suas estratégias de aprendizagem a partir da capacidade de aprender a aprender, através de pesquisas, da interação e construção partilhada e conjunta do conhecimento.

Para a construção de projeto, dentro das novas tecnologias, nem tudo ocorreu às mil maravilhas. Alguns fatores dificultaram o processo. O transporte por exemplo, foi o fator que nós (alunos e professores) sentimos muita resistência em adquiri-lo. A Secretaria de Educação não o disponibilizou nenhuma vez, inviabilizando a nossa trajetória para o Tabuleiro Digital. Mesmo assim, fomos a pé, demonstrando vontade de dar abertura àquele plano em ação. Ai poderia surgir a seguinte pergunta: O que você fez para superar essa dificuldade? De início, enviei ofício a direção da escola, solicitando o transporte escolar, esta por sua vez, envia ofício à Secretaria Municipal de Educação, e esta por sua vez, enviou o ofício à Secretaria de Transporte, também pedindo o referido. Mas devido a burocracia, nada foi conseguido. Diante disso, fico preocupado, e ao mesmo tempo com medo que esse plano de ação se esfrie, por conta da falta de apoio que não estou tendo por parte dos meus superiores, e caia no esquecimento, na desilusão, vindo depois, acabar tudo aquilo que foi feito com intuito de reforçar as técnicas virtuais.

Todavia, não posso deixar de destacar o domínio dos professores responsáveis por estas atividades. A forma de relacionar os recursos tecnológicos com os conteúdos pedagógicos criou novos percursos e situações de aprendizagem em função da minha/nossa necessidade. No entanto, como se apresentou individualmente, cada orientador se organizou sob a forma de contextualizar os ambientes de aprendizagem. Neste sentido, considero que o trabalho deles constituiu um desenvolvimento significativo para a concepção dos objetos, a integração das atividades ou oficinas, a colaboração nos ambientes on-line e participação mais ativa dos cursistas.


Referências Bibliográficas

DIAS, Paulo. Comunidades de Aprendizagem na Web. INOVAÇÃO, Lisboa, v. 14, n. 3, 2001. p. 27-44.

BONILLA, Maria Helena. Escola Aprendente: para além da Sociedade da Informação. Rio de Janeiro: Quartet, 2005.

PRETTO, Nelson De Luca. O futuro da escola. Disponível em http://www.ufba.br/~pretto/textos/jb281199.htm

Antônio Cecílio - ceciliomoral@yahoo.com.br ESCOLA LUCAS CARDOSO COSTA Aluno(a):_______________________________ Série: _ Turma: __ Professor__________________________________________________ Disciplina: _______________________ Data: _____/_____/06

GABARITO

A B C D QUESTÕES 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

ESCOLA LUCAS CARDOSO COSTA Aluno(a):_______________________________ Série: _ Turma: __ Professor__________________________________________________ Disciplina: _______________________ Data: _____/_____/06

GABARITO

A B C D QUESTÕES 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

Página Inicial >> WebAtividades >> WebAtividadesCiclo5

Agenda/ Notícias:
Dia 12/03/07: Entrega das cópias dos memoriais
Seminário de Abertura do Ciclo Sete
Acontece 03 a 08/04
Acontece de 26/03 a 01/04
Acontece de 01 a 03 de dezembro
Acontece de 24 a 29 de outubro
Acontece de 17 a 22 de outubro

Cadastrar Notícia?


Copyleft pela FACED-BA

TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML TWiki - Ambiente Web Colaborativo %btXHTMLok% %btCSSok%