Logo Faced

Logo Prefeitura de Irecê

Logo PSL-BA

Escola Nossa Srª Aparecida

Professoras: Gilvane Rosa da Silva e Lindinei Porto

Planejamento

Tema: Abertura e funcionamento de uma rádio na escola.

Objetivo geral: Desenvolver situações diversificadas do uso da língua oral e escrita e, também, o uso de alguns instrumentos tecnológicos.

Justificativa: Visto que vivemos em uma sociedade letrada e que no nosso cotidiano circulam inúmeros materiais de informações necessárias à construção do conhecimento de cada cidadão, pensamos em desenvolver este projeto com o intuito de contribuir com os alunos e alunas na construção de seus conhecimentos, fazendo uso dos mesmos.

Objetivos:

* Levantar os conhecimentos prévios que os alunos têm em relação a uma rádio; * Conhecer/reconhecer materiais mínimos necessários para a abertura de uma rádio na escola; * Proporcionar um espaço de discussão sobre os textos necessários para um programa de rádio; * Escolher em grupo o nome da rádio e o nome do programa; * Produzir e organizar material para os programas com antecedência; * Respeitar a vez e voz do outro; * Manusear todo o material com cuidado; * Desenvolver o senso de responsabilidade com o material utilizado para os programas; * Valorizar a leitura e a escrita como fonte de informação e registro na construção do conhecimento;

* Desenvolver estratégias de trabalho que envolvam outros grupos na realização projeto;

Recursos: Papel ofício, caderno, lápis, borracha, aparelho de som, CDs, caixa amplificada, microfone, textos diversos, piloto, cola, papel metro, tesoura, máquina fotográfica.

Estratégias:

* Conversa com as crianças para saber o que elas conhecem sobre uma rádiio; * Discussão sobre os materiais mínimos necessários para o funcionamento da rádio na escola; * Conversa e levantamento das idéias do grupo sobre o que deve ter e como deve ser o programa; * Produção, escolha e organização de material para os programas; * Atitude de respeito para com a vez e fala do colega; * Manuseio cuidadoso e responsabilidade no uso do material; * Participação ativa dos grupos na realização dos programas; * Confecção de cartazes sobre as programações; * Exposição dos cartazes no pátio da escola visando a integração com as outras turmas; * Relato analítico (oral e escrito) de avaliação sobre a experiência.

Situações comunicativas:

Alunos: Lendo, produzindo e selecionando material para a concretização do projeto.

Professora: Planejando e orientando as situações de aprendizagem.

Coordenação e gestão: Providenciando material de suporte e avaliando juntamente com a professora o andamento do projeto.

Outros membros da escola: Interagindo na programação com sugestões e textos diversos.

Avaliação: Envolverá a organização do projeto, a participação, o envolvimento em todas as atividades propostas e a socialização das aprendizagens adquiridas durante o percurso do projeto.



Professora: Maria da Conceição Souza Cana Verde

Tema: Tecnologia en sala de aula

Justificativa:

Fazer parte dos nossos tempos não depende apenas de equipamentos modrnos. A interação que eles permitem pedem uma revisão dos métodos tradicionais de ensino, Temos portanto, é que dar um sentido ao uso da tecnologia,e produzir conhecimento com base nesse labirinto de possibilidades.O computador trouxe novas situações de aprendizagens e isso de ser gerenciado por nós professores nas escolas para envolver nossos alunos em situações reais de comunicação, porque enquanto muitos adultos fogem do mouse e do teclado, as crianças correm ao seu encontro.

OBJETIVO GERAL: Ajudar o aluno a interagir com o computador fazendo uso concreto para promover concentração e interação.

Objetivos específicos: -Manusear a máquina . Navegar na internet. Criar e-mail, blog coletivo. Desenvolmento e ida ao Tabuleiro Digital: Fazer um debate com os quejá utilizaram os canais de comunicação, como MSN discutindo as palavras que eles usam para se comunicar e comparar com a linguagem culta. Promover dias ou momentos de jogos coletivos na internet utilizar os que provocam interação, conhecimentos gerais e específicos de disciplinas como Matemática, História etc. e estimulem estratégias, desafios e raciocínio lógico. Estimular a troca de opiniões por meio do blog e da lista de discussão. No Tabuleiro Digital pedir a colaboração dos agentes. Material: Micro, máquina digital( jogos da internet). Avaliação- Observação direta, auto-avaliação,relatório dos encontros.? -

Página Inicial >> GRUPOCINCO -TECNOLOGIAIII? >> AÇÃONASESCOLAS

Agenda/ Notícias:
Dia 12/03/07: Entrega das cópias dos memoriais
Seminário de Abertura do Ciclo Sete
Acontece 03 a 08/04
Acontece de 26/03 a 01/04
Acontece de 01 a 03 de dezembro
Acontece de 24 a 29 de outubro
Acontece de 17 a 22 de outubro

Cadastrar Notícia?


Copyleft pela FACED-BA

TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML TWiki - Ambiente Web Colaborativo %btXHTMLok% %btCSSok%