Título do Tópico

Conteúdo...

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

PLANO DE TRABALHO Rejane Souza Costa Matos

MONITORIA DOS TABULEIROS DIGITAIS

Maria Helena Silveira Bonilla Nome do Orientador

Salvador 15/09/2006

I. DENTIFICAÇÃO DO TRABALHO

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA / FACULDADE DE EDUCAÇÃO

Título: MONITORIA DOS TABULEIROS DIGITAIS.

Aluna: Rejane Souza Costa Matos.

Curso de Graduação - Departamento Pedagogia - Departamento I

Orientador (a) Maria Helena Silveira Bonilla.

Integração Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias (GEC).

RESUMO DO TRABALHO

O presente trabalho consiste na monitoria dos Tabuleiros Digitais, com o objetivo de fornecer suporte formativo aos seus usuários, desenvolvendo ações junto aos mesmos.

II. JUSTIFICATIVA

A inclusão digital vai além da instrumentalização e é uma iniciativa de fomento do que Pierre Lévy (1998) chamou de inteligência coletiva. A idéia de Tabuleiro Digital concretiza uma das vias neste processo de inserção democrática no mundo virtual, característica marcante neste projeto. É a possibilidade de apropriação de conhecimentos e informações necessárias para a construção da cidadania. A partir deste entendimento, podemos afirmar que este projeto propiciará aos usuários acesso rápido à Internet e seu conteúdo de forma autônoma, com base na acessoria das monitoras que oferecerão suporte formativo estimulador de novos e mais freqüentes acessos. Nesta oportunidade a pesquisa estará embasando a ação das monitoras, apoiadas pelo GEC, em vista de uma implementação de ações no decurso do projeto e na própria atuação profissional.

III. OBJETIVOS

Apoiar tecnicamente toda a comunidade freqüentadora do tabuleiro digital independente de interesses ou localidades. Informar acerca do objetivo do Tabuleiro Digital. Dar suporte aos usuários para melhor aproveitamento do sistema operacional em SL. Esclarecer ao usuário a necessidade de administrar seu tempo. Estimular a interação dos usuários com o Tabuleiro Digital. Contribuir na formação de uma consciência atenta e responsável com caráter instrutivo e colaborativo no acesso à internet.

IV. AÇÕES

Organizar o espaço onde os tabuleiros se encontram, facilitando a ação do pessoal da limpeza, além do perfeito funcionamento do equipamento. Distribuir panfletos sobre a utilização do tabuleiro e conscientização da administração do tempo. Criar um espaço na página do TD que possa funcionar como ouvidoria do usuário viabilizando maior interação e ainda sugestões de pesquisa em sítios especializados em disciplina ou assunto da atualidade. Orientar os usuários com intuito de melhor aproveitar a tecnologia disponível e no que se refere à manutenção do patrimônio. Participar das reuniões do GEC e demais solicitadas. Pesquisar o tema nas diversas bibliografias.

V. METODOLOGIA

A metodologia utilizada para atingir os objetivos propostos acima será a observação e atuação nos tabuleiros digitais nos horários de Segunda-feira: 8h às 9h/ 13h às 15h ; Terça-feira: 8h às 9h / 11h às 13h; Quarta: 11h às 14h;Quinta: 8h às 9h / 11h às 14h; Sexta: 12h às 14h. A atuação direta nos TDs ocorrerá de 13h às 15h nas segundas; 12h às 13h nas terças; 12h às 14h nas quartas; 8h às 9h nas quintas e 12h às 14h nas sextas. Os demais horários serão destinados à pesquisa, reuniões e planejamento das ações.

VI. CRONOGRAMA

VII.RECURSOS NECESSÁRIOS

Acesso à Internet Material para impressão de informativo Apoio de pessoal responsável por manutenção da página do TD na elaboração do espaço de interação do usuário.

VIII.RESULTADOS ESPERADOS

Contribuir no reconhecimento da importância da iniciativa TD, visando o uso responsável da internet, sem deixar de colaborar na reconstrução do conceito de patrimônio público.

IX. BIBLIOGRAFIA Silveira, Sérgio Amadeu. Exclusão Digital – A miséria na era da informação (Coleção Brasil Urgente). São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo. 2ª reimpressão, 2005. Lévy, Pierre. Cibercultura; tradução de Carlos Irineu da Costa. (Coleção TRANS) – São Paulo: Ed.34, 2ª edição 2000. Silva, Marco. Sala de aula interativa. Rio de Janeiro: Quartet, 3ª edição. 2002. Silveira, Sérgio Amadeu e Cassino, João. (orgs.). Software livre e inclusão digital. São Paulo: Conrad Editora do Brasil, 2003. Araújo, Júlio César. Biasi-Rodrigues, Bernadete. (orgs.) Interação na Internet: novas formas de usar a linguagem. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005. Fonte eletrônica: http://twiki.im.ufba.br/bin/view/PSL/OQueEInclusaoDigital

Página Inicial >> MonitoresTabuleiro
Editar Anexar Versões Mais...
--> Copyleft Faced-UFBA