UFBA - Programa de Pós-Graduaçao em Alimentos, Nutrição e Saúde

Matriz Curricular

Disciplinas

BIOÉTICA NA PRÁTICA CLÍNICA

EMENTA:

Análise e discussão da prática do nutricionista clínico e sua inserção na equipe de saúde, no que concerne à sua formação moral, à legislação que regula o exercício profissional e a ética, conscientizando-o das diferentes modalidades de atuação e dos problemas inerentes à profissão no mundo atual.

ESTATISTICA EM SAÚDE E NUTRIÇÃO

EMENTA:

Conceitos e principais métodos estatísticos aplicáveis na prática clínica. Análise e interpretação de dados em saúde. Utilização dos indicadores de saúde visando subsidiar o trabalho de investigação, planejamento e administração em saúde e nutrição.

METODOLOGIA DA PESQUISA EM ALIMENTOS E NUTRIÇÃO

EMENTA: Conceitos e instrumentos básicos do campo da iniciação científica. Orientação sobre leitura crítica de textos científicos. Documentação de leituras. Elaboração de relatórios técnicos e científicos. Elaboração de resenhas. Organização de uma apresentação oral. Etapas de elaboração de um projeto de pesquisa. A escolha metodológica. A escolha de procedimentos. Apresentação dos resultados de uma pesquisa.

BASES TEÓRICAS DA NUTRIÇÃO CLÍNICA

EMENTA:

Análise e aprimoramento dos referenciais teóricos e práticos do Nutricionista com atuação na clínica, visando a aumentar a eficácia da assistência nutricional ao paciente, com vistas à qualidade e humanização do cuidado prestado ao paciente e a família. Ampliar a formação do nutricionista para a prática clínica de forma integrada a Equipe multidisciplinar de saúde.

TREINAMENTO EM SERVIÇO DE NUTRIÇÃO CLÍNICA EM NÍVEL HOSPITALAR

EMENTA:

Desenvolvimento de atividades técnico-científicas da terapia nutricional na assistência aos pacientes em Unidade de Cuidados Intensivos e enfermarias de Clínica Médica - nas especialidades de nefrologia, traumatologia, queimados - Cirúrgica e Pediátrica.

TREINAMENTO EM SERVIÇO DE NUTRIÇÃO AO NÍVEL AMBULATORIAL

EMENTA:

Desenvolvimento de atividades técnico-científicas na assistência nutricional a nível ambulatorial aos pacientes atendidos no Ambulatório Magalhães Neto/HUPES e Consultório Dietético da Escola de Nutrição.