É BOM SABER

Chocolate

A páscoa está aí e com ela vem a tradição de oferecer ovos de chocolate. Esse costume de dar e recebê-lo como presente já existe bem antes da religião cristã, tem origem com os egípcios, persas e chineses. Os cristãos adotaram este hábito como forma de representar a Páscoa, significando a ressurreição de Jesus Cristo, já que está ligada ao fato de que o ovo, aparentemente morto, contém uma vida que aparece subitamente. Os ovos naturais foram utilizados por vários séculos até serem substituídos pelos de chocolate a partir do século XVIII. Do ponto de vista nutricional, o chocolate pode ser considerado nutritivo desde que consumido com moderação. É um alimento feito essencialmente de cacau, mas também é adicionado de alguns outros ingredientes, como gordura, cálcio, magnésio, cafeína, vitaminas como a E, B1, B2, B3, B6, B12, entre outros.

A sua ingestão moderada pode favorecer o raciocínio, e até liberar alguns hormônios que dão a sensação de bem-estar, como a endorfina e a serotonina. Também pode auxiliar no combate aos radicais livres, que provocam o envelhecimento precoce. E ainda possui flavonóides, antioxidantes que impedem que o colesterol se acumule nas artérias, auxiliando o bom funcionamento do sistema circulatório.

O problema do chocolate está na grande quantidade de calorias, derivadas dos altos níveis de gordura e açúcar, presentes na sua composição. Seu consumo em excesso pode trazer vários danos à saúde, como o ganho de peso, diarréias, e até piorar a saúde cardiovascular.


Há ainda aqueles que são sensíveis aos ingredientes do chocolate. Esta sensibilidade pode se manifestar de várias formas, desde processos alérgicos leves, às enxaquecas e insônias. Neste caso, o ideal é diminuir ou até mesmo eliminar este alimento da dieta.
O chocolate escuro, em especial o amargo, oferece potentes benefícios para a saúde. O chocolate escuro é rico em flavonóides epicatequina e ácido gálico, que são antioxidantes que ajudam a proteger os vasos sanguíneos, prevenir câncer e promover a saúde do coração.

Esta dica contou com a colaboração da Profª Ms Linda Susan de Almeida Araújo.





Av. Araújo Pinho - nº 32 - Canela
Cep: 40.110-150 - Salvador - BA - Brasil
Tel.: 00**55-71-3283-7700 / Fax.: 00**55-71-3283-7700
Editar Anexar Versões Sair Mais...