Escola de Nutrição da UFBA forma mais uma turma

A Escola de Nutrição está concluindo o semestre com a formatura da turma 2010.1: Novos Tempos, que homenageará as Professoras Gardênia Abreu Vieira Fontes, Rosemary Fonseca e Viviane Sahade Souza, além do funcionário Igor Farias. A turma terá como Paraninfa, a Profa. Drª. Sandra Maria Chaves dos Santos e Patronesse a Profa. Drª Lígia Amparo da Silva Santos, e como Amiga da Turma, a Profª. Drª Ethiane Sampaio. Parabenizamos e desejamos sucesso a todos os formandos.

Conhecendo o Guia Alimentar para a População Brasileira: Diretriz 3

A Diretriz 3 do Guia Alimentar para a População Brasileira, aborda o tema Frutas, Legumes e Verduras e preconiza o consumo diário de 3 porções deste grupo de alimentos.

Denomina-se verdura quando a parte comestível do vegetal são as folhas, flores, botões ou hastes. Utiliza-se a denominação legume quando as partes comestíveis são os frutos, sementes ou as partes que se desenvolvem na terra. Fruta é a parte polposa que rodeia a semente de plantas que possui aroma característico, sendo rica em suco, e tem sabor adocicado (PHILIPPI, 2003).

O consumo regular de uma variedade de frutas, legumes e verduras, possui efeitos significativos na saúde geral dos indivíduos e, mais especificamente, na prevenção de doenças crônicas não-transmissíveis (DCNT), como obesidade, diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e certos tipos de câncer, pois são fontes de vitaminas, fibras e minerais, além de compostos bioativos tais como fitoestrogêneos, carotenóides, flavonóides, dentre outros que possuem efeito protetor contra as DCNT.

II Jornada de Nutrição-UFBA

A comunidade UFBA tem o prazer de convidá-los para a II Jornada de nutrição-UFBA a JONUFBA, que acontecerá nos dias 18 e 19 de setembro no auditório da Faculdade Politécnica – Federação.

O evento contará com a participação de grandes nomes da nutrição na Bahia que abordará temas pioneiros e atuais no campo do saber da nutrição, como: Alimentação e cultura; nutrição e atividade física; nutrição funcional, gastronomia aplicada à nutrição, suplementação na prática clínica, transtornos alimentares e nutrigenômica.

Contatos: Vívian (71) 8854-3736 Mayana (71) 9208-5130 Monique (71) 8766-0434 Ana Cláudia (71) 9128-1900

www.nutformandosufba.blogspot.com

II Mostra Científica de Nutrição Clínica: Atendimento Ambulatorial

Acontece nos dias 19 e 20 de agosto de 2010, no Cinema da UFBA (Pavilhão de Aulas Prof. Heonir Rocha PAC-Canela), a II Mostra Científica de Nutrição Clínica: Atendimento Ambulatorial. As inscrições estão sendo feitas na Fundação Escola Politécnica da Bahia, com vagas limitadas.

Informações: ambulatoriosnutricao@yahoo.com.br





Av. Araújo Pinho - nº 32 - Canela
Cep: 40.110-150 - Salvador - BA - Brasil
Tel.: 00**55-71-3283-7700 / Fax.: 00**55-71-3283-7700
Editar Anexar Versões Sair Mais...