Brasil sediou Cúpula de Diabetes para a América Latina

Aconteceu em Salvador no período de 30 de junho a 2 de julho, a IV Cúpula de Diabetes para a América Latina, o qual foi organizado pela Fundação Mundial de Diabetes, em parceria com o Ministério da Saúde e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), contando também com o apoio de outras entidades.

A Cúpula reuniu pesquisadores, gestores, profissionais e formadores de opinião em geral. Compartilharam experiências e foi criada uma rede de compromissos para o controle e prevenção da doença nos países em desenvolvimento. O evento também discutiu temas como políticas públicas relacionadas ao diabetes e outras doenças crônicas.

O diabetes é um dos maiores problemas de saúde pública do século XXI. No Brasil, 5,8% da população maior de 18 anos têm diabetes. Isso representa 7,5 milhões de pessoas com a doença que é uma das principais causas de mortes e internações no SUS, junto com os problemas de pressão arterial. O Ministério da Saúde estima que 30% dos portadores de diabetes não sabem que têm a enfermidade.

Nutrição na Atividade Física

O departamento da ciência da nutrição oferecerá no semestre 2010.2, a disciplina Nutrição na Atividade Física de natureza optativa com carga horária de 68 horas de aulas teórico/praticas. O horário a ser ofertado será quarta-feira das 13:00 às 15:00h e das 15:00 às 17:00h; serão 30 vagas, tendo como pré-requisito as disciplinas, Nutrição Normal III e Nutrição normal IV.

Alimentos destinados a Alimentação Escolar estavam sendo comercializados em mercado do DF

Em Brasília um mercado foi fechado por vender alimentos do estoque da Alimentação Escolar. No estabelecimento a polícia encontrou 74 quilos de leite em pó e 12 latas com mais de 7 kg de carne com legumes produzidos especificamente para serem oferecidos aos estudantes participantes do PNAE.

O leite, desviado e vendido ilegalmente no mercado, era suficiente para um dia de lanche de 2.850 crianças de escolas públicas. Um telefonema anônimo levou a polícia ao local. O dono do mercado, preso em flagrante, vai responder pelo crime de receptação e pode pegar até oito anos de cadeia pela venda desses alimentos.

Em 10 anos alimentos contaminados no Brasil cresceu 176%

O Brasil é o maior mercado de agrotóxicos do mundo e representa 16% da sua venda mundial. Ao longo dos últimos 10 anos, na esteira do crescimento do agronegócio, esse mercado cresceu 176%, quase quatro vezes mais que a média mundial, e as importações brasileiras desses produtos aumentaram 236% entre 2000 e 2007.

Em 2002, com o início do funcionamento do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos, coordenado pela ANVISA, surgiram informações preocupantes. Das 1.198 amostras recolhidas em nível nacional, 17,28% apresentavam índices de contaminação acima do permitido para se preservar a saúde.

O tomate, o morango e a alface são os mais contaminados. Se você come amendoim, batata, brócolis, citros, couve, couve-flor, feijão, melão, pimentão, repolho, entre outros alimentos. Eles contêm acefato, um agrotóxico que pode causar danos ao cérebro e ao sistema nervoso e provocar câncer no longo prazo.

O acefato é proibido em toda a União Européia. Essa denúncia decorre do levantamento e análise da ANVISA, feito de junho de 2001 a junho de 2002, onde nada menos que 81,2% das amostras analisadas (1051 casos) exibiam resíduos de agrotóxicos e 22,17% apresentavam índices que ultrapassavam os limites máximos permitidos.





Av. Araújo Pinho - nº 32 - Canela
Cep: 40.110-150 - Salvador - BA - Brasil
Tel.: 00**55-71-3283-7700 / Fax.: 00**55-71-3283-7700
Editar Anexar Versões Sair Mais...