Semana C&T :: <span class="WYSIWYG_PROTECTED"></span>

Metareciclagem: Uma Idéia Inteligente

RESPONSABILIDADE SOCIAL E METARECICLAGEM

@ Empresas de Responsabilidade

Não se pode pensar que os eletrônicos vivem só de danos. Embora seja difícil determinar até que ponto a política verde de uma empresa realmente interfere na escolha de um produto. Os consumidores são cada vez mais encorajados a optar por empresas realmente atentas aos problemas ambientais.Um reflexo disso é o empenho de muitas companhias de informática em adotarem programas de reciclagem, em reduzir o consumo de energia de seus aparelhos e de dispensar o uso de elementos tóxicos nos processos de produção.

"Uma Apple Mais Verde"

É o nome do projeto ecológico da Apple (http://www.apple.com.br/), que engloba o fim do uso de elementos químicos tóxicos e o aumento do número de toneladas recicladas.

Banco Real

Banco Real iniciou um projeto de coleta e reciclagem de baterias e pilhas usadas, materiais que trazem riscos à saúde e ao meio ambiente quando descartados de forma incorreta. A ação, pioneira entre as instituições financeiras do Brasil, foi batizada de Papa-Pilhas e promove a instalação de postos de coleta desses produtos nas agências do banco, que espera levar o projeto para todo o país até o final do ano.

Dell

A Dell (http://www.dell.com.br/) promove um programa de coleta de equipamentos usados que é encadeado em projetos de inclusão digital. Em parceria com a Fundação Pensamento Digital (http://www.pensamento.digital.org.br/), as máquinas são recolhidas, recondicionadas e doadas, criando uma opção ao descarte.

HP

A HP conta com um programa de devolução de baterias usadas (http://www.hp.com.br/baterias) e vem diminuindo o uso de resinas plásticas nos cartuchos de impressão e nas embalagens. Há reciclagem para cartuchos de jato de tinta e toners, e papéis usados são revertidos em embalagens.

Motorola

A Motorola (http://www.motorola.com.br/) investe na reciclagem de baterias e de celulares e dá informações aos interessados em participar do programa através dos telefones: 4002-1244 ou 0800-7731244.

Nokia

A Nokia (http://www.nokia.com.br/) divulga nas caixas de seus produtos explicações sobre como descartar baterias e usar a rede de coleta de portáteis usados. A empresa também restringe o uso de substâncias tóxicas.

Sony

Na Sony o mercúrio, o cádmio e o chumbo forma removidos dos produtos, além de coletar pilhas e baterias em postos autorizados.

Sony Ericsson

(http://www.sonyericsson.com.br/) Conta com sistema semelhante ao da Nokia, recolhendo baterias e aparelhos em assistência ou postos de coleta. A solicitação para retirada pode ser feita no www.gmcons.com.br/baterias.

Natura

A Natura (http://natura.net/) tem como matéria prima a própria natureza, o que a transformaria numa ameaça direta, se não houvesse o projeto de sustentabilidade, buscando promover economia e recursos sem destruir a natureza. (http://www.natura.net/port/natura_ca.asp?site=834)

- 07 Nov 2008