Semana C&T :: <span class="WYSIWYG_PROTECTED"></span>

Metareciclagem: Uma Idéia Inteligente

Bate papo com os Gamers do Tabuleiro Digital

Os usuários do tabuleiro digital da UFBA utilizam os computadores para diversas finalidades. Embora seja o jogo eletrônico o maior atrativo para estes jovens que freqüentam este ambiente.

Numa conversa com estes gamers foram identificados perfis distintos dos mesmos, já que cada um apresenta diversos gostos no que tangem os jogos. Sulivan, por exemplo, diferente de todos os seus colegas prefere jogar sozinho, ou seja, não se interessa por jogos on-line, interativos. Inclusive quando conversamos, ele não estava muito disposto a responder as perguntas, preferia manter-se isolado!Vinícius, que tem preferência por jogos on-line sendo um usuário assíduo, no entanto, prestava atenção em todo o papo, estava disposto a ajudar, principalmente, quando disse "Aquele ali está aqui todos os dias!" Se referindo ao colega Heitor.

O Heitor, sem dúvida, foi perfil encontrado mais interessante. Para início de conversa ele criou um jogo- on line, genial! Baixou o programa na internet, produziu o jogo Priston e disponibilizou na rede! Para se ter uma idéia da dimensão desta criação, o mesmo possui uma comunidade no Orkut, onde um dos tópicos é reservado para Críticas e Sugestões, no qual os usuários do jogo dizem o que gostariam de modificar, de acrescentar no mesmo para que este se torne cada vez melhor. O seja, um pleno exemplo de interatividade.

Além de que, num diálogo com Heitor o mesmo disse que o que mais o motiva nos jogos é a evolução dos personagens, que a cada mudança de fase se torna mais forte. A interatividade também o estimula, pelo fato de compartilhar com outras pessoas on-line o desenvolvimento do enredo. Foi enfático ao dizer que não os considera violentos. E, afirmou que aprendeu sobre o mundo medieval a partir dos jogos determinados por narrativas neste contexto.

Portanto, este breve papo com estes garotos fez perceber que o ambiente proporcionado pelo tabuleiro digital não só permite o uso dos jogos, que já é um motivo bastante significativo, mas contribui com uma maior interação com o mundo digital e, sobretudo, é determinante na socialização, na construção de amizades destes meninos quem vêem o tabuleiro como um ponto de encontro de amigos.

foto tabuleiroO Tabuleiro Digital