Atas de reuniões até 2006

Reunião do dia 7/12/2006

Presentes:Sule, Dart, Darlene,Adriana, Tania,Géssica, Rejane, Amaleide,

* Planejamento da oficina de informática para os professores de Química. Mantido leituras para a discussão na próxima reunião - Inclusão Digital.

Reunião do dia 30/11/2006

Presentes:Simone,Sule, Dart, Darlene,Adriana, Tania,Géssica, Rejane, Amaleide, Socorro,Bonilla, Nelson e Edvaldo.

* Qualificação de Simone Lucena – A reunião iniciou com a apresentação de Simone do seu projeto de pesquisa de doutorado, cujo tema: “ Possibilidades de novas educações com a TV digital no Brasil”, logo após iniciou a “qualificação do doutorado”. Os participantes da banca foram Nelson Pretto (Orientador), Bonilla, Edvado e Lynn Alves.

Reunião do dia 23/11/2006

Presentes: Sule, Dart, Darlene, Adriane, Socorro, Amaleide, Rejane, Fabricio, Moisés e Tânia

* III Semana de Software Livre - grupo concordou com a data 07 de maio para a realização da III Semana de Software Livre;

*Oficina de Química - Ficou marcada para o dia 08/12 no turno vespertino. Ficando pendente a decisão sobre o local de realização, haja vista o dia ser feriado;

* Confraternização - Confirmada para o dia 14/12 na sala do GEC. Fizemos também uma lista das guloseimas que cada componente irá trazer;

* Palestra com a professora Vera Fartes- Componentes do grupo decidiram assistir a palestra sobre Educação e Trabalho.

Reunião do dia 16/11/2006

Presentes: Sule, Dart, Darlene, Adriana, Adriane, Socorro, Amaleide, Maristela, Ivana, Géssica, Nicia, Simone e Nelson

* Apresentação da Profª Ivana - Boni nos apresentou a Profª Ivana, que foi professora da Faced (2002-2003) com a disciplina Educação e Tecnologias Contemporâneas.

* Pelestras - Apresentamos algumas considerações acerca das palestras realizadas no ultimo dia 13/11 com o Ricardo Benetton e Alex Primo (TV Digital, Interatividade e produção colaborativa na educação) e estas palestras serão encaminhadas como projeto de extensão.

* WEB2 - Foi sugerido a criação de um grupo de estudo sobre o Web2, para que possamos ter uma maior compreensão acerca da Filosofia desta.A princípio este grupo de estudo será composto por Socorro, Darlene, Adriane, Nicia e ...

* Projeto Guarda-chuva - Foi feito um levantamento de como esta o andamento dos trabalhos do projeto guarda-chuva do GEC.

* Depois tivemos uma pausa na reunião para assistirmos a palestra da Profª Maria Helena da Costa Rica. Maria Helena nos apresentou a experiência sobre a Universidade Estadual a distância da Costa Rica (UNED), está é uma Universidade que nasce a Distância com processos curriculares próprios de um sistema de educação a distância.

* Apresentação de Maristela - Ao retornar para reunião tivemos a apresentação do projeto de pesquisa de mestrado de Maristela Midlej, cujo tema: " O desenho didático interativo na educação on-line e a prática pedagógica no ambiente virtual de aprendizagem: um estudo de caso"

* III Semana de Software Livre da Faced - Por fim foi abordada alguma pendência sobre a IIISSL, bem como a definição da data do evento.

Reunião do dia 09/11/2006

Presentes: Dart, Sule, Darlene, Adriana, Mônica, Marta, Fabricio, Moises, Boni, Alessandra, Simone,Socorro, Nelson, Géssica, Rejane e Larissa

Nesse dia a reunião foi transferida para o VII Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação (SEMPPG) e do XXV seminário Estudantil de Pesquisa (SEMEP), em que a Rádio Faced estava cobrindo todo o evento com a transmissão.Como também ocorreram as apresentações orais de Larissa (Inclusão digital:articulação dos nós da rede na UFBA) e Mônica (Rádios webs, porque, como e quando) e as exposições dos paineis de Darlene, Adriana, Larissa e Mônica.

Reunião do dia 26/10/2006

Participantes: Nelson, Jacilene, Suelen, Géssica, Adriana, Adriane, Nicia, Dart, Sule, Amaleide, Socorro, Darlene, Fabricio, Moises, Tania e Rejane.

Foram discutidos os seguintes pontos:

* Biblioteca Gec - Será criado um banco de dados de tese, dissertação e monografia em setores pasta gec, banco de dados. E, também, será verificado um programa em software livre que possa substituir o endnote.

* Meta reciclagem - Foi apresentado o projeto por Nicia, sendo destacado os pontos fortes e fracos do projeto e decidido que vale a pena participar.

* Oficina de rádio - Foi comunicado a aprovação para um installfest da rádio WEB Faced na SEMPPG. A partir desta comunicação foram definidas tarefas para serem realizadas antes e durante a SEMPPG.

* Visitantes - Oficializado a chegada de três visitantes na Faced: Rodrigo Assumpção, Alex Primo e Ricardo Benetton Martins. Sendo o primeiro neste mesmo dia, com o qual teriamos um papo informal sobre educação e Inclusão Digital. O segundo para a defesa da dissetação de Adriane, no dia 13, o qual aproveitariamos para a discussão, juntamente com Beneton do CPQD, sobre Tv Digital.

Reunião do dia 19/10/2006

Participantes: Bonilla, Edvaldo, Jacilene, Iomar, Géssica, Adriana, Nicia, Dart, Sule, Amaleide, Socorro,Darlene

1.No primeiro ponto foi discutido algumas questões sobre o Creative Commons com exibição de dois vídeos que podem ser encontrados no site www.creativecommons.org.br.

2.Nicia falou sobre um curso de especialização lato sensu do Centro Catótico Virtual de Educação à Distância, o site é www.catolicavirtual.com.br . As aulas deste curso são textos e têm dois encontros presenciais obrigatórios feitos em pólos (apresentação do curso e monografia), o grupo percebeu que este modelo não é hipertextual.

3.Nicia falou da Comissão de Educação à Distância na UFBA em que a Universidade já faz parte da Universidade Aberta do Brasil � UAB, e que o plano já foi aprovado pelo MEC. E que a UFBA tem que criar até 2008 o Núcleo de Educação à Distância.

4.Criação de um curso de extensão para professores da UFBA, Nícia e Socorro ficaram de estudar isso.

5.Projeto Guarda-Chuva para o biênio 2007-2009, Bonilla falou que os textos precisam ser rescritos por todos, pois é um projeto de pesquisa.

6.Algumas informações importantes: Nova lista do gec, visitas e bancas.

Dia 26/10 (quinta-feira) Rodrigo Assunção do Ministério do Planejamento � Inclusão Digital.

Dia 31/10 (terça-feira) Tereza do BNDES

Dia 13/11 (segunda-feira) Banca de Adriane, estará presente Alex Primo.

Dia 14/11 (terça-feira) Beneton da TV Digital, Simone será responsável pela mesa.

7.Amaleide falou do Edital nº 3 da CAPES.

8.A questão dos Tabuleiro e as camisas.

9.Semana de Software Livre da FACED, foi aprovado o financiamento. A data ainda não foi decidida, mas será realizada entre março a abril de 2007. Foi solicitado do grupo pensar sobre as parcerias, foram citadas as Universidades do Ceará e de Fortaleza.

Reunião do dia 05/10/2006

Participantes: Bonilla, Nelson, Edvaldo, Nicia, Amaleide, Darlene, Adriane, Adriana, Tania, Socorro, Iomar, Rejane, Gessica, Jacilene, Dart, Maristela e Sule,

1. O primeiro ponto abordado na reunião foi quanto o comprometimento nas apresentações dos projetos de pesquisa. Em que estas apresentções estão servindo como suporte, troca, mostrar as dificuldades, enfim, não é uma apresentação formal e sim uma troca de conhecimento.

2. Adriane falou sobre o projeto de parceria com os indios Online, apresentando os pós e os contras para essa paceria junto a Faculdade.

3. Em continuidade, Nelson falou sobre a sua viagem na Suécia. Nessa viagem Nelson fez algumas palestras na Universidade de Umeå (Suécia)e agora um Prof Oleg Popov, virá para o Brasil, mas precisamente (UFBA/FACED), para fazer algumas palestras aqui também. A idéia central é que a partir dessa aproximação possa existir a possibilidade de se fazer "sandwiche" para o programa de doutorado da faculdade.

4. Por fim, foi realizado um planejamento de estratégias para o grupo.

Reunião do dia 21/09/2006

Participantes: Bonilla, Nicia, Amaleide, Hilberto, Darlene, Adriane, Simone, Adriana, Tania, Socorro, Iomar, Rejane, Gessica, Jacilene, Dart, Paulo Cesar, Sule, Fabricio, Camila

Local: Lab 2 - 3.andar da Faced

1. Apresentação de Hilberto sobre os tabuleiros digitais, com esclarecimento de dúvidas, especialmente para as monitoras dos tabuleiros

2. Apresentação do plano de trabalho das monitoras do tabuleiro. - Adriane e Amaleide deverão dar continuidade no plano e finalizá-lo. - O controle de horário dos usuários do tabuleiro deve ser apenas aproximado, não há como fazer um controle rigoroso. - As atividades educativas são caracterizadas apenas através do diálogo com os usuários do tabuleiro - Proposta de vídeo sobre sites proibidos para ser passado na TV no mesmo ambiente dos usuários - Proposta de camiseta padronizada para as monitoras - as próprias monitoras devem definir o padrão da camiseta e trazer para o Gec providenciar a confecção.

3. Apresentação e discussão do projeto de Paulo Cesar - Resignificações da inclusão digital nos infocentros: as comunidades de aprendizagem da região do Nordeste de Amaralina.

4. Bonilla deu andamento aos outros pontos de pauta, comunicando a necessidade de definição de componentes para apoiar o projeto de curso on line para professores do interior no ambiente da USP (ficando Tania como responsável em parceria com Dart, Darlene, Rejane, Gessica, Adriana e Sule). Para o programa indios on line Bonilla sugeriu Adriane para conduzir os trabalhos e definição de demais componentes.

5. Para próxima reunião ficou estabelecido que não haverá apresentação de projetos e serão discutidos projetos para o GEC e exposição de Nelson Pretto sobre a viagem a Suécia.

Reunião do dia 14/09/2006

Presentes: Nelson, Géssica, Jacilene, Sule, Darlene, Rejane, Iomar,Adriane, Simone, Maristela, Amaleide, Tânia e Socorro.

Local: Sala Iguape FACED/UFBA

A reunião teve inicio com apresentação do projeto de mestrado de Socorro Cabral, cujo tema: �Saberes docentes em ambientes virtuais de aprendizagem�. O objetivo do projeto é compreender como os docentes articulam e constroem os saberes docentes em ambientes virtuais de aprendizagem.

Após as discussões e contribuições do grupo para com o projeto de Socorro, Nelson chamou atenção para a questão das apresentações feitas em slides, visto que temos que nos atentar quando utilizamos alguma imagem (principalmente nesse grupo, em que a mensagem imagética tem que ser muito importante) temos que nos atentar que estas imagens também são conteúdos.

Em continuidade a reunião, Nelson apresentou o projeto do Tabuleiro Digital para as novas monitoras (Géssica, Iomar e Rejane). Em que este faz uma retrospectiva histórica desde o laboratório de informática na sala Iguape até a idéia do grupo em desenvolver o projeto. A partir disso, traz também a importância do projeto, os objetivos e a necessidade da monitoria.
Em sua fala Nelson chama atenção para o fato de que o Tabuleiro Digital trabalha com três campos: Inclusão Sociodigital, Educação e Software Livre. E também a importância do projeto para a Faced,uma vez que, desde que foi implantado no que diz respeito a realidade das tecnologias , podemos dizer que houve um �divisor de águas�, o antes do Tabuleiro Digital e o depois do Tabuleiro Digital.

Por fim Nelson falou sobre a visita do analista de projetos da FINEP, André Nunes, integrante do grupo de trabalho do governo brasileiro que instituiu o Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre (SBTVD-T). Esta visita será na próxima terça-feira (19/09/2006), no auditório I da faced.

Reunião do dia 31/08/2006

Presentes: Bonilla, Simone, Adriane, Dart, Amaleide, Tania, Sule, Fabricio, Edvaldo, Adriana, Socorro,Iomar e Géssica.

Local: Sala Iguape e termíno na sala do Gec, 3º andar da FACED/UFBA

Bonilla iniciou a reunião apresentando as duas candidatas a monitoria dos Tabuleiros Digitais, Géssica e Iomar, esclarecendo que dentre as 15 h p/monitoria, estão inclusas carga horária p/formação das mesmas no GEC e orientou p/que elas façam análise dos projetos disponíveeis na pag. do GEC e que será feito um plano de trabalho para atuação nos tabuleiros.

Em seguida, Tania fez exposição do seu projeto de mestrado, intitulado "PRÁTICAS PEDAGÓGICAS C/SOFTWARE LIVRE". Após exposição, Edvaldo elogiou a apresentação da mestranda e ressaltou que há muitos objetivos no mesmo, mas que depois irá "afunilar" o mesmo.

Bonilla esclarece que o projeto apresentado precisa repensar se seria uma pesquisa ação, visto que o campo a ser pesquisado já está em desenvolvimento. Em seguida,chama a atenção p/ o projeto de Lei que tramita no senado de nº 76, cuja autoria é de Eduardo Azeredo, que trata da certificação digital, o que provocará mudanças no uso da internet.

Em continuidade a pauta, Adriana expôs a pesquisa sobre a Rádio Faced, intitulado da MEM a WEB, que consistiu em levantamento bibliográfico sobre o tema. O grupo discutiu aspectos relacionados ao uso da rádio Faced, ressaltando que a potencialidade da rádio precisa ser discutida com a comunidade da UFBA.

Como informes, Fabrício fez uma rápida exposição sobre a configuração técnica de alguns recursos utilizados em programação de rádio e Bonilla solicita que o grupo encaminhe para a lista sugestão de livros para aquisição do GEC.

Reunião do dia 24/08/2006

Presentes: Alessandra, Bonilla, Simone, Adriane, Dart, Amaleide, Socorro,Tania, Sule, Nelson, Edivaldo, Moises, Fabricio e Darlene

Local: Sala Iguape e termíno na sala do Gec, 3º andar da FACED/UFBA

A reunião teve inicio com a exposição do Projeto "Reflexões entre professores em blogs" de Adriane Hallman,na sala Iguape, foi uma espécie de pré-banca, e aberto para discussões e sugestões do grupo. Após a apresentação, o debate e as contribuições, discutimos sobre o siginificado dos wikis, procurando estabelecer a diferenciação entre a filosofia e os softwares que oportunizam a produção colaborativa.

Num segundo momento nos deslocamos para a sala do GEC, onde seguimos a pauta com a discussão da III Semana do Software livre, e o Festival de software livre que esta sendo realizado na Unime.

Reunião do dia 06/07/2006

Presentes: Alessandra, Bonilla, Simone, Adriane, Socorro, Dart, Nícia, Amaleide, Tania, Sule, Adriana, Nelson, Edivaldo e Moises.

Local: Sala do Gec, 3º andar da FACED/UFBA

Nessa reunião nosso tema de estudo foi �Inteligência Coletiva�, em que o grupo apresentou leituras e discussões acerca desse tema a partir das seguintes fontes: Pierre Levy (Inteligência Coletiva, Cibercultura), Wikipedia e outros. O conceito de Inteligência Coletiva está muita próximo de interatividade. Segundo Pierre Levy Inteligência Coletiva é �uma inteligência distribuída por toda parte, incessantemente valorizada, coordenada em tempo real, que resulta em uma mobilização efetiva das competências�. Vale ressaltar que o coletivo inteligente não limita apenas nas habilidades individuais.
Um dos elementos essenciais da Inteligência Coletiva é a horizontalidade das relações, é praticada, sobretudo on-line, por um número cada vez maior de �surfistas da net�.
Um outro ponto importante da Inteligência Coletiva é a relação �todos-todos�, que nos dá uma sensação de uma certa desordem.
O que podemos perceber com a Inteligência Coletiva é que na era do conhecimento deixar de reconhecer o outro em sua inteligência é recusar-lhe sua verdadeira identidade social.
Após esse estudo, o outro ponto de pauta abordado foi com relação ao Projeto Monitoria Tabuleiro Digital, em que foi decidido alguns pontos quanto a inscrição, seleção e recepção dos futuros monitores. Para recepção dos monitores ficou decidido que será feito:

Dando sequencia ao trabalho com os monitores os membros do GEC deverão, em conjunto com os monitores providenciar:

No dia 03 de agosto será realizada a seleção com os futuros Monitores e nos dia 09 e 10 de agosto o trabalho de recepção dos mesmos, portanto é necessários a presença de todos os membros do GEC .(Convocação)

Sobre a III Semana de software Livre, ficou decidido que Nícia e Nelson Pretto deverão definir o software a ser usado para inscrição e submissão de trabalho. Como a UFPE desistiu de participar, deveremos procurar um novo parceiro, de preferência fora do estado da Bahia. Foram sugeridas as seguintes universidades: UPF e UEC. Os contatos deverão ser feitos em breve, para definir.

Em seguida Boni nos mostrou o projeto das bancadas para a sala do GEC e por último foi decidido a organização de apresentação dos projetos de pesquisas dos componentes do Gec, para o próximo semestre que ficará assim:

Adriane
Tânia Motta / Adriana Cerqueira / Mônica Paz
Socorro Cabral
Paulo César
Antonio Carlos / Camila Barreto
Menandro
Maristela / Dart e Fabrício
Simone Lucena
Daisy
Alessandra
Nícia
Damião
Cássia / Sule / Boni
Nelson Pretto / Darlene / Amaleide

Para a Próxima reunião dia 13/07
Tema de estudo : Software Livre

Reunião do dia 29/06/2006

Presentes: Bonilla, Amaleide, Darlene, Dart, Socorro e Sule.

Local: Sala do GEC, 3º andar da FACED / UFBA

A reunião teve inicio com a exposição entre os presentes sobre o conceito de analógico e digital,apresentando conceitos e considerações a partir das seguintes fontes: * Lucídio Bianchetti, * Robinson Tenório, * Chacot * informações aconstantes no site www.educ.fc.ul.pt

O grupo apresentou síntese de suas leituras, constando os processos de transformação entre um modelo e outro apresentado por cada autor considerando que as principais características dos modelo digitais constitue-se nos seguintes aspectos: * Ser manipulável * Partilhar em rede * Ser comprimível (maior possibilidade de espaço) * Imparcialidade (sem uso de valor)

Avaliou-se que o ponto convergente entre os dois modelos é de que os mesmos precedem adaptações e mudanças, não apenas tecnológicas, mas sobretudo, atitudinais e cognitivas para lidar com esses equipamentos.

Em seguida, Bonilla fez a leitura do projeto de monitoria aprovado pelo Departamento e solicitou contribuições do grupo para elaboração do edital para seleção de monitores.

Darlene encarregou-se de preparar cartazes para divulgação da seleção na Faced.

Devido ao número a maioria dos mestrandos não estarem presentes, não houve apresentação dos projetos de pesquisa, ficando pendente o estabelecimento de um novo calendário para essas apresentações.

Reunião do dia 08/06/2006

Presentes: Alessandra, Adriane, Amaleide, Nicia, Edvaldo e Dart.

Local: Sala do GEC, 3º andar da FACED / UFBA

*A reunião teve inicio com a apresentação do projeto de Doutorado de Nícia e considerações entre os presentes a respeito do mesmo.

*Sobre a Semana de S.Livre, o grupo avaliou o e-mail encaminhado por Maristela sobre a abertura de edital da FAPESB e definindo que o preenchimento do mesmo deve atender ao que já foi colocado para o CNPQ:

Reunião do dia 01/06/2006

Presentes: Bonilla, Alessandra, Nicia, Edvaldo, Socorro, Simone.

Local: Sala do GEC, 3º andar da FACED / UFBA

Devido à greve de ônibus, e consequente ausência de grande parte do grupo, decidiu-se que não seria discutido o tema 'analógico, digital' previsto para esta reunião.

A reunião teve inicio com a apresentação, por Bonilla, do pré-modelo dos móveis do GEC. Uma empresa já foi contactada para fazer o orçamento.

A seguir, discutiu-se sobre a III SSL. Os seguintes pontos foram tratados:

Sobre financiamento e divulgação

Definição do público alvo

Oficinas

Mesas redondas e conferência de abertura

Atividades em Irecê

Foram colocadas as seguintes questões: organizar as transmissões com alguém comentando; palestras presenciais informativas (O que é SL; Movimentos sociais e SL - Lucas); relato da experiência de Irecê com os Tabuleiros e com o Ciberparque; todas as oficinas, se possível - a equipe de oficinas deverá estar providenciando oficineiros para Irecê também)

Submissão de trabalhos

Pauta da próxima reunião (mantida a mesma)

Reunião do dia 25/05/2006

Presentes: Bonilla, Alessandra, Adriana, Dart, Adriane, Sule, Neila, Nicia, Edvaldo e Socorro.

Local: Sala do GEC, 3º andar da FACED / UFBA

A reunião teve inicio com a discussão sobre a relação entre analógico e digital. Socorro trouxe a definição de Levy e a pofessora Bonilla colocou que uma das principais diferenças é que o analógico opera com grandezas contínuas, exmplificando a lógica do relógio de ponteiros e um termômetro de mercúrio. Já o digital não obcedece a esta continuidade, podendo ser manipulado e modificado.Como a maioria do grupo não fez a leitura, ficamos de retomar a discussão na próxima reunião. Foi sugerida a leitura do texto do professor Robson Tenório e o livro a vida digital de Negro Pontes.

Quanto a questão do financiamento para a 3ª Semana do Software Livre, a professora Bonilla nos informou que o Projeto para FAPESB pode ser encaminhado a qualquer momento, tendo como limite máximo de entrega o mês de agosto. Já a FAPEX, fundação de pesquisa da Universidade,vai liberar algum financiamento se tiver recursos na época. Outra questão debatida foi sobre o logo da 3ª Semana de Software Livre. Alguns membros acharam que deveria-se mudar e outros concordaram que precisava apenas de uma reformulação. Foi ressaltado que o mesmo foi criação dos alunos da graduação, e que já era uma marca da semana.

Discutimos também a necessidade das comissões estarem se organizando, pois teremos dois feriados em junho e o recesso da universidade é no mês de julho. Desta forma, os membros do GEC responsáveis pelas comissões ficaram de se organizar com os alunos da graduação para definir o planejamento.

Em seguida, a professora Alessandra nos relatou sobre a sua tese de doutorado e os dilemas vivenciados na trajetória de construção de conhecimento. Alguns membros do grupo colocaram a sua trajetória e deram algumas sugestões.

Pontos de pauta para a próxima reunião:

*Discussão sobre analógico e digital;

*Socialização dos encaminhamentos dos grupos de trabalho;

*Apresentação do projeto de Pesquisa de Nicia;

*Compras do GEC;

*O que ocorrer...

Reunião do dia 18/05/06

Presentes: Bonilla, Nícia,Amaleide,Adriana, Dart,Maristela, Sule, Darlene, Neila, Moises, Tânia e Socorro.

Local: Sala do GEC, 3º andar da Faced/UFBA

Iniciou-se a reunião com apresentação da pauta pela profa. Bonilla, comunicando o ínicio projetos do PBIC que devem ser submetidos à apreciação, requerendo atenção de todos.

O grupo realizou leitura e discussão sobre HIPERTEXTO, estabelecendo relações entre o livro de Levy "Tecnologias da Inteligência" e o de Bonilla "Escola Aprendente", havendo maior explanação da profa. Bonilla sobre o conceito e apresentação visual do que é um FRACTAL. Após, discutiu-se o projeto de Monitoria para os Tabuleiros Digitais, que serão levados para apreciação, requerendo algumas alterações para que o mesmo seja amplo no GEC e não mais restrito aos Tabuleiros Outro ponto da pauta foi a condução da 3ª semana de Software Livre, evento promovido pelo GEC, com vistas a mobilizar a comunidade da Faced para esse evento. A profa. Bonilla expôs a necessidade de acelerar os trabalhos com as equipes e reforçou o caráter nacional que o evento terá em 2006, visto que outras cidades estarão envolvidas, como Irecê e Recife, estando no aguardo da liberação de financiamento para esse projeto que foi encaminhando ao CNPQ. Em seguinda, fez-se a distribuição de membros do GEC em cada equipe de trabalho, ficando a seguinde ordenação: - 2ª pela manhã, Sule acompanhará a equipe de vídeo - 3ª tarde, Amaleide acompanhará a criação da página - 2ª e 3ª Moises, dará suporte aos trabalhos dos dois grupos Discutiu-se a necessidade de definir linhas temáticas para a inscrição dos trabalhos na 3ª Semana de Software Livre, tendo como sugestão: Políticas para educação, objetos de aprendizagem, Software Livre e educação. Foram dados os seguintes informes: Aprovação do projeto Onda Digital, subsidiado inicialmente pela Telemar, que será desenvolvido junto a comunidade do bairro de Pirajá, tendo como uma das etapas do projeto a implantação de Tabueleiros Digitais, ficando a mestranda Amaleide Lima, através do GEC, acompanhando o referido Projeto. Bonilla informa que as máquinas estarão da Faced o sistema LTSP em Software Livre. O grupo listou alguns materiais prioritários a serem adquiridos para o GEC, conforme liberação de orçamento. Por fim, a reunião finalizou-se com a comemoração do aniversário do colega Moisés.

Reunião do dia 27/04/2006

A reunião aconteceu na sala do GEC, no terceiro andar, na sala oficial do Grupo. No primeiro momento houve uma discussão em torno do conceito de Cibercultura.Um espaço de conectividade, tanto por meio da intranet como Internet. Percebeu-se que este conceito não pode ser entendido isoladamente, não está necessariamente ligado à rede mundial de computadores, a Internet, pois dentro da Cibercutura temos conceitos próprios, como hipertextualidade, interatividade,multivocalidade, simulação, não-linearidade,horizontalidade. Os autorores que embasaram a discussão foram Pierry Lévy e Marco SIlva.A partir deste conceito houve um questionamento em relação ao termo isolamento. Será que realmente por estar na frente de um computador por bastante tempo, porderemos estar distante do outro presencialmente? E muitas questões foram levantasdas.
Leituras que contribuíram para a discussão sobre Cibercultura

No segundo momento foram retomados pontos sobre a III Semana de Software Livre da Faced, mais precisamente sobre o projeto ser enviado ao CNPQ até 10 de maio de 2006.

Visita de duas estudantes da FTC interessadas em conhecer o Projeto do Tabuleiro Digital. Neste momento Bonilla e Alessandra explicaram para elas o projeto. A primeira intenção delas era divulgar o Projeto,mas o que ficou esclarecido é que se pode divulgar a idéia, pois o Projeto tem um foco específico, Formação de Professores.

Fomos informados que o Festival de Software Livre da Bahia irá acontecer entre 24 e 25 de agosto, na UNIME, e que as chamada e proposta de trabalho devem ser enviados até o dia 12 de maio de 2006.

Após a explicação houve retomada sobre a III Semana de Software Livre e leitura do Edital do CNPQ, como também inicio do desenvolvimento do Projeto para ser enviado.

A pauta da próxima reunião, em 04/05/2006, será:

Reunião do dia 20/04/2006

A reunião foi iniciada na sala Iguape, mas foi interrompida devido à sala haver sido reservada por outro professor. Bonilla ressaltou a importância da reserva da sala Iguape para a reunião semanal do grupo; no entanto, ficou claro que a reserva terá que ser feita semanalmente e não permanentemente. Após a interrupção, demos continuidade à reunião na sala do Gec.

1. A princípio foi discutido o planejamento da III Semana de Software Livre. Os seguintes itens foram colocados:

2. A seguir foi discutida a questão da monitoria para os Tabuleiros Digitais:

3. O terceiro ponto foi a discussão teórica sobre interatividade:

4. A pauta da próxima reunião, em 27/04/2006, será:

Reunião do dia 06/04/2006

A reunião aconteceu na sala Iguape e teve como primeiro ponto de pauta a discussão do conceito de rede. De forma livre cada membro trouxe uma contribuição sobre a temática, e o consenso dos membros foi de que a rede deve ser utilizada como metáfora para organização do currículo e principalmente para orientar as nossas ações no grupo, onde devemos procurar nos organizar de forma autônoma. Algumas categorias forma destacadas na discussão. Entre elas: centros móveis, estruturas abertas, compartilhamento, comunicação, interação etc.
Leituras que contribuíram para a discussão sobre Redes

Foram apresentados os Projetos do GEC de Ensino, Pesquisa e Extensão. Bonilla ressaltou mais uma vez a importância da participação ativa do grupo nas atividades propostas. Destaque na discussão sobre a problemática dos tabuleiros digitais que estão precisando com urgência de monitores. Darlene e Dart se comprometeram de organizar o edital e agilizar o processo.

Como ponto alto da reunião, buscamos organizar coletivamente as comissões para a III semana de Software Livre, que tem como principal objetivo mobilizar a comunidade da FACED. Bonilla colocou a possibilidade do evento ser institucional, envolvendo a Universidade Federal de Pernambuco, a UFBA e a cidade de Irece.

Como pauta para a reunião do dia 20/04, ficou definido:
Estudo sobre Interatividade;
Continuidade do Planejamento da III Semana de Software Livre;
Apresentação de Projetos individuais.

Reunião dia 30/03/2006

A renião ocorreu na sala Iguape e ficou definido que os grupos de estudo já deverão estar formados para próxima semana sem falta. Cada um formar subgrupos com temas mais fechados. Já existe o grupo de Inclusão Digital e o de EaD? foi proposto. Os próximos grupos já deverão estar montados e postos no twiki.

Uma das pautas foi sobre a campanha de Nelson à candidatura da reitoria. Como os integrantes do Gec pode estar contribuindo. Sugestões dadas:
* assumir a campanha na sala, com funcionários, professores e outras unidades da universidade
* distribuição de panfletos, uso de adesivos da campanha, colocar faixas
* debates e transmissões pela Rádio Faced
* estruturação da campanha e propor ideias gerais a partir da reunião hoje as 16 hs na Faced
* preparar minuta para os outros candidatos terem acesso à Rádio Faced tambem

Boni sugere que alguem se encarregue de procurar os editais para inscrição do projeto do Software Livre. Uma breve apresentação dos projetos do Gec fica pra próxima reunião, além da discussão em torno do conceito sobre "rede".

28/03/2006 - Encontro com o professor Paulo Gileno Cysneiros (UFPE)

Este encontro aconteceu no auditório I da Faced e foi transmitido pela Rádio Faced, sendo marcado por um bate-papo com o professor Paulo Gileno Cysneiros (UFPE). Teve como objetivo refletir sobre a II Semana de Software Livre - SL -realizada de 30/11 a 03/12/2005 e as pesquisas do GEC apresentadas no Seminário Tecnologias e Novas Educações realizado nos dias 05 e 06/12/2005. Estavam presentes a professora Maria Helena Bonilla, integrantes do GEC e diversos estudantes das graduações.

O professor Cysneiros fez um enquete na platéia para traçar uma diagnose do conhecimento entre os presentes do conceito e do uso do SL. Percebendo, então, que a maioria desconhecia a sua filosofia, e que ali havia poucos usuários do mesmo, ou por desconhecimento ou por dificuldade. Daí a necessidade de mais ações para sensibilização e cursos de aperfeiçoamento.

Bonilla aproveitou o momento para fazer um convite a todos os alunos, não só da graduação, mas de todos os níveis, para o engajamento do Planejamento e das ações da III Semana de SL. Destacou-se a necessidade de mobilização para uso do SL, para disseminar as ideologias políticas, mercadológicas que permeiam o uso do SL ou do proprietário, bem como a filosofia que norteia o SL.

Cysneiros sugeriu a produção coletiva de uma cartilha de SL, coordenada pelo GEC, mas com a participação dos alunos das graduações, com uma pedagogia do SL, tendo uma face da Educação, com mais hipertextos, remetendo a sites que tratem do assunto (estímulo a navegação). Esta cartilha servirá para a sensibilização dos conceitos básicos.O prefácio poderá contar a história da cartilha.

Para debater a construção da cartilha deverá ser criada uma lista de discussão online. Precisamos também construir uma cartilha multimidia, com audio e para ser lida em Braille. Em se tratando do próximo evento, Cysneiros sugere um planejamento mais participativo. Propõe também criar um fórum de discussão paralelo para discussão do mesmo, assim como para avaliá-lo. Ficando alguém responsável para coordenar e sintetizar as principais idéias, enviando-as a seguir para a lista de discussão do GEC.

Ficou a certeza da necessidade de uma divulgação mais intensa dos eventos e mais visibilidade ao trabalho do GEC. Esse encontro foi desencandeador para pensarmos a III semana de SL. Foi sugerido que fizessemos o evento após o Festival de SL que acontecerá em agosto na UNIME. Lá poderemos divulgá-lo.

Reunião do dia 23/03/2006

Nesta reunião foi realizada uma breve apresentação dos antigos e novos integrantes do GEC e dos respectivos projetos, bem como a organização, plataformas utilizadas e infra-estrutura do Grupo e procedimentos adequados em caso de necessidades.

Foram apresentadas as normas acadêmicas para os orientandos de mestrado e doutorado.

Foi, também, salientado a importância da participação de todos no grupo perfazendo uma carga horária de 20h, afim de impulsionar os projetos, grupos de estudos e organização do GEC.

Como atividade, foi solicitado a análise do tema "rede" para a próxima reunião, a organização de grupos de estudos com temas de interesse do grupo e fazer uma breve apresentação(de novo?!?) dos Projetos do GEC.

Reuniões Anterioes:

Reunião do dia 01/09/2005 * módulo para edc703

simone, alessandra, daisy, maristela, euri + ouvintes (adriane, darlene, carla, adriana...) NOME:TECNOLOGIAS DIGITAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES HORAS: 20por tópico: o aluno deve transitar por diferentes tópicos, na estrutura de rede, completando total de 60horas PÚBLICO ALVO: TÓPICOS: 40h sl (openoffice, inkscape, twiki, gnome...), fundamentação 10h radio 10h blogs 10h ferramentas de comunicação na web

Reunião: 11/08/05

1. monografias produzidas por membros do gec, 2005.1 e perspectivas para a orientação 2005.2 http://www.twiki.ufba.br/twiki/bin/view/GEC/WebFormacao

2. projeto de doutorado - Alessandra Assis, blogado em http://relatodepesquisa.weblogger.terra.com.br

3. Gec na disciplina Ensino Virtual - articulação com frentes de trabalho - no link http://www.twiki.ufba.br/twiki/bin/view/GEC/WebIncubadora

4. isso além do levantamento dos eventos para a CAPES... isso aí acho que é ir no lattes de cada um de nós (nao tem isso na página GEC/TWIKI ainda...

5. Lançamento do Sou livre tb! evento da proxima semana - o que tá confirmado, metas, responsáveis

Atividades Especiais

Palestra do Prof. Roberto Apairici, porfessor visitante da FACED. aparicipq.png

Mais sobre o Professor Aparici veja no sítio da UNED e na matéria sobre os Computadores Populares, na Folha OnLine.

Dia 07/07/2005 Pauta:

30/09/2004

23/09/2004 -

13/09/2004 = 14 horas: discussão do projeto de software para os nossos cursos e orientação coletiva de Cleide

19 a 13/07/2004 - Nelson Pretto estará escrevendo a coluna COXIPÓ diariamente sobre a 56 Reunião Anual da SBPC, diretamente de Cuiabá. Acompanhe e comente.

03/06/2004 = Analise do Edital de Licenciaturas em EAD (MEC)[http://www.mec.gov.br/acs/pdf/edital1.pdf] e do Edital FINEP TV Digital. Conclusao dos Projetos PIBICs do grupo

27/05/2004 = Apresentação dos projetos de pesquisa: Adriane e Paulo Cezar

20/05/2004 = Reunião com Equipe do Canal Futura (local a combinar. Tema: novo projeto do Canal, possibilidade de Consultoria/parceria)+ Balanço das ações em Ireçê + Curso de Especialização

13/05/2004 = Ações em Ireçê

06/05/2004 = Curso de Especialização em Educação e Tecnologias

29/04/2004 = Apresentação entre novos/veteranos integrantes do grupo. Ações no projeto Ireçê nos dias 12 a 14/05 e construção da agenda de maio.

22/04/2004 = [14h] Seminário sobre Telepresencial Tocantis, por Isabel Pereira e Maria de Lourdes Aires = vamos aguardar um pouco se vamos estar em muitos na 4a Cúpula Midia e Criança

15/04/2004 = N@ Escola. Bate papo com Solange Ferreira

08/04/2004 = feriado

01/04/2004 = [14h] Seminário sobre Telepresencial Tocantis, por Isabel Pereira e Maria de Lourdes Aires 18/03 - 14h - discussão do projeto Irecê e SL na FACED 16h - Discussão do projeto de Tânia (CE)

14/07/05 - Grupos de estudo - Técnica (julho a setembro) e Formação de professores(setembro em diante) Calourada - olhar na Incubadora - Sensibilização Tabuleiros Digitais no BB Teses novas com Darlene Chegou dinheiro tabuleiro - 1 sinalização educativa, 2. monitores p orientar , 3. folder swl/tabuleiro periódico, 4. instalação Próxima reunião: vídeo de Castells(Ale traz), procurar a referência de um texto de Teresinha sobre Sociedade da Informação

ENCONTROS DO GRUPO

Resumos dos Encontros

-- MonicaPaz - 10 Aug 2007

Página Inicial >> TWikiUsers >> AlessandraRodrigues >> CalendarioReunioes
Editar Anexar Versões Mais...
Projeto Software Livre - Bahia
TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML TWiki - Ambiente Web Colaborativo %btXHTMLok% %btCSSok%
ultima revisão: r2 - 12 Aug 2007 - 18:22:58 - JoseildaSampaioDeSouza?     |     Copyleft Faced-UFBA