Resumo dos Encontros do GEC

Aconteceu na reunião do GEC do dia: 07/07/2005

Seminário SEMPPG (Seminário de Pesquisa e Pós Graduação da UFBA/ http://www.semppg.ufba.br ): leitura e orientações das inscrições dos trabalhos de Neila e Darlene.

Seminario estudantil de pesquisa – monografias e pibics (teremos espaço pra todos aí, inclusive, para apresentação do grupo e espaço para mini-curso)

PAPED idéia de projeto por Nelson: Análise das Pesquisas que passam pela Paped (de todas as propostas enviadas)

Lembrando a disciplina de Ensino virtual com professor Aparici: Práticas de cursos de ensino à distância trabalhando em forma colaborativa/ cooperativa, tendo todos a tarefa de produzir vídeo conferência e programa de rádio. Datas: 01 a 05 de agosto das 14:00 às 18:00h (presencial) Agosto a novembro (25 atividades on-line) 21 a 25 de novembro das 14:00 às 18:00h (presencial)

Projeto Arquipélago: articulado pela prefeitura de Salvador, construção de um hotel em Mar Grande (espaço tecnológico de rede e hospedagem de professores) tornando-se um centro de programas de formação e lazer num pólo tecnológico. E qual o projeto arquitetônico do lugar? Daí a necessidade da articulação arquitetura & educação com discussões em seminários. E quem quiser entrar na lista do yahoo, observando as discussões sobre isso, entrar em contato com Nelson.

Discussão sobre o livro do GEC, contribuições de Aparici.

Já temos o e-mail da rádio: radio@faced.ufba.br .

Reunião do dia 30/06/05

A reunião voltou-se para discussões acerca do andamento dos Projetos.

1- O primeiro a ser discutido foi o dos Pontos de Cultura que, segundo Alessandra, não houve avanço desde o dia da videoconferência e pediu a inserção de mais componentes do GEC ao mesmo. Bonilla trouxe como novidade a articulação desse Projeto com o de Formação de Professores de Irecê, onde os professores-cursistas se envolverão nas atividades. Mas, as incrições destes professores só serão feitas em agosto, até lá o Projeto será colocado em prática pelos integrantes do GEC e por pessoas da comunidade de Irecê. Em cada frente do projeto foi inserido um mestrando, ou um doutourando ou um graduando.

2- Projeto Software Livre e Inclusão Digital na Faced, onde foi relatado por Adriane as dificuldades do uso do software livre, entre eles a resistência dos usuários das máquinas na instituição, além dos problemas técnicos dos softwares. Bonilla chama a atenção para que não fiquemos presos a essas dificuldades e outras como os problemas estruturais da faculdade, por exemplo, mas que avancemos nos estudos e na sensibização mesmo do uso desse tipo de software, afinal de contas somos um grupo de pesquisa que defende uma concepção de educação pautada na liberdade de expressão e de autorias livres e plurais.E pediu para que busquemos cada vez mais o conhecimento sobre o assunto. Então, socializou um site para pesquisa: www.softwarelivre.org.

3- Curso Moodle - Maristela divulgou e discutiu uma mensagem enviada por Edmilson em que ele pede a definição dos cursistas que receberão o status de professor, aqueles responsáveis pela criação de disciplinas, ficando os demais como monitores, estagiáios etc. Discutimos também a respeito da data de início do curso, ficando a mesma, a priori,agendada para 15 de agosto ( a confirmar de acordo a disponibilidade de Edmilson). Provavelmente o ambiente será utilizado para a disciplina Ensino Virtual oferecida por Nelson, Bonilla e Aparaci (ainda a decidir).

4- Aparaci apresentou a disciplina Ensino Virtual através da proposta que já se encontra na página do Twiki. Discutimos a respeito de potencialidades e limites das diversas plataformas para cursos virtuais.

5- No projeto de Inclusão digital Bonilla relatou a proposta para alunos de iniciação científica.

6- No projeto de EAD Alessandra relatou o Plano de ação que já está disponibilizado na página do GEC no Twiki. Pecebemos a necessidade de repensar sobre as ações que foram postas. Bonilla sugeriu que precisamos focar mais nas ações do GEC mesmo.´Aparici sugeriu que se abra um espaço de discussão para os professores da FACED, como uma das ações para criação da cultura do uso de ambientes onlines para socialização das produções e discussões da instituição.

Reunião do dia 09/06/05 >
> 1. Apresentação do plano de dissertação de Valdirene
> Cássia da Silva - Corpos Híbridos em Mentes Diáfanas:
> A Juventude e Novas Tecnologias da Informação e da
> Comunicação no Universo Escolar de Palmas-To
> LEMBRANDO- NA PG DO GEC TEM UMA PARTE ONDE TODOS
> COLOCAM SEU TRABALHO (NOME, ORIENTADOR E UM LINK P UM
> RESUMINHO OU O Q QUISER FALAR SOBRE)
> http://www.twiki.ufba.br/twiki/bin/view/GEC/WebFormacao
> 2. Andamento dos projetos
> a. Sensibilização - muitas dúvidas que foram expostas.
> sugestão de começar com uma sinalização na faced e os
> resultados da pesquisa do tabuleiro
> b. Monitoria - Damião está esperando documentos de
> Nelson Pretto
> c. Moodle - Maristela não pode vir. Tenho uma dúvida:
> como fica com os que não conseguem fazer a inscrição
> no moodle? qdo começam as atividades?
> d. Plataforma - nada
> e. Especialização - nada
> f. Editais - daisy catou dois. (minha dúvida - será q
> não temos capacidade de entrar nesse dos periódicos?)
> g. EAD - Alessandra falou do q se trata e disse q
> estão se encontrando
> h. Pontos de Cultura - o grupo se reuniu antes da
> reunião e depois com Nelson
> i. Evento - não é consenso de que é realmente
> importante.
>

02 de junho de 2005

Na reuniao dessa quinta tivemos a participaçao de Aparici com o tema Ensino Virtual. A sua intervençao provocou o grupo, não só pelo que disse, mas pela postura assumida na intervenção, coerente com o seu papel não simplesmente de professor da Universidade Nacional de Eduação a Distância - UNED, mas de um “ativista social”. Sem a intenção de replicar “clones”, Aparici desencadeia uma discussao que teve como ponto de partida a distinção entre produçao social do conhecimento e a produção capitalista de conhecimento. Em uma perspectiva, é possível operar uma organização baseada no compartilhamento, no ensino democrático, na horizontalidade das relaçoes, da disposição para participação e intervenção, na vivência e explicitação de conflitos, no pensamento divergente, no reconhecimento e valorização das diferenças que cooperam em torno de causas comnuns.

Numa outra perspectiva está a construção de conhecimento a partir de um trabalho individualista, que está preocupada apenas com o progresso individual, dinamizado dentro de uma estrutura hierarquica de ordens/decisões deteminadas a partir de um posiçao central, ao mesmo tempo em que há uma assimilação nas demais posiçoes em prol do pensamento único. De certa forma, a lógica de relaçao não-horizontal possibilita a prevalência de formas de “vampirização”, de um uso egoísta, silencioso e privatista do conhecimento que é posto em circulação, um uso em mão-única que privilegia a capitalização do processo de construção do conhecimento, na qual entram em jogo a preocupação centrada na produtividade, na competição, na mercantilização. Uma dificuldade que vamos encontrar está em relacionar a nossa intenção declarada de construção de relações democráticas (inclusive de ensino) e as nossas práticas cotidianas de construçao do conhecimento. As diferentes leituras sobre esse cotidiano se contrapõem, que estão em conflito. Compartilhamos ou “vampirizamos”? Essa dificuldade pode ser encarada como uma oportunidade de pensarmos na complexidade do assunto?

Essas reflexões serviram de base tanto para a análise da dinâmica do GEC quanto para a para a conversa sobre o ensino virtual, a educação a distância e a experiência da UNED. Numa análise histórica, a EAD está associada a preocupações com a justiça social, como opotunidade de acesso da classe operária ao ensino, bem como a iniciativas de isolamento das pessoas, como estratégia de desestrutução política, desmobilização, dominação no interior dos países. Mais recentemente, no bojo do processo de globalização econômica, há uma associação entre a EAD e a perspectiva colonialista que contribui para a consolidação de um ensino capitalista, que se torna sólido, exatamente, quando se dilui nas práticas, nos valores, nos sonhos, na vida, nos espaços formais ou informais de educação. Existem indicações de que o Banco Mundial tem condicionao créditos à compra de cursos de EAD em alguns países. Boaventura Souza Santos chama atenção para o uso da EAD como uma forma de expanão de mega universidades com atuação em vários países.

Em meio a esse contexto, a UNED foi apresentada por Aparici como uma experiencia importante de EAD, não uniforme e não alheia às tensoes que cercam o assunto nos dias de hoje, destacando a possibilidade de que uma universidade a distância possa funcionar numa perspectiva social. A UNED é uma universidade pública a distância que tem cerca de 200 mil alunos em vários países, o ingresso se dá a partir de exames de seleçao, são disponibilizadas muitas vagas a cada período. O único momento presencial dos cursos oferecidos é o momento do exame por conta do problema de identificação do estudante. Existem pontos de apoio, com laboratórios em diferentes locais, além da estrutura central. A universidade tem plataforma própria baseada em Moodle. Também são utilizados materiais impressos. AS aulas virtuais envolvem videoconferencia com apoio de comunicação por telefone e através de e-mail, bem como o encontro em salas de bate-papo. O trabalho em cada disciplina conta com o professor e seus assitentes. As disiplinas aceitam colaboraçao nacional e internacional, no formato de artigos a serem publicados e utilizados pelos alunos e pesquisadores. Utilizam recursos de metáforas visuais na apresentação dos materiais digitais.

Realizam convênios com instituições da sociedade (como por exemplo, os acordos com rádios e jornais locais para o suporte ao futuro curso de comunicação). O link da instituição é www.uned.es . Textos específicos sobre assuntos relacionados com tecnologias e educaçao estão no link www.uned.es/ntedu. Numa segunda parte da reunião, tivemos a retomada dos projetos coletivos em andamento no grupo, com relatos de atividades já realizadas e com indicações sobre a organização de novas atividades.

Essa memória da reuniao é tb, como foi defendido por Aparici, uma forma de dinamizar o processo de reflexão do GEC, fazer esse processo “existir para além do evento” realizado nessa quinta. Escrever essa síntese funcionou como um ato que inaugura novas reflexoes, mexendo com meus pensamentos. Fico alegre, inquieta e cada vez mais interessada em que o Gec intensifique as suas (nossas) “inter-relações”.


Resumos de reuniões em 2004

13.de fevereiro de 2004

Discussão sobre o Projeto de Isabel [INSERIR TÍTULO]:

- Infra-estrutura - esclarecer diferença entre tele-sala e turma para o leitor e tb fazer uma crítica.

- Explicitar questão do número de professores.

- Questão do pagamento do curso – discussão fundamental – explicitar que é custeado pelo aluno.

- Projeto Pedagógico – citar

- Explicitar a questão de “público-alvo”

- Descrever a questão do financiamento da transmissão pela TV Palmas.

- Descrever a questão da proposta curricular e tb analisa-la.

- Importante discutir a questão do custeio (acaba empurrando para o professor a responsabilidade de ter os recursos para estudar tv, telefone etc)

- Diferenciar: telepresencial, tele-ensino, EAD; formação de professores: curso normal superior, licenciatura e Pedagogia. Explicitar as opções feitas pela Universidade.

- Cerne da Discussão: qual a concepção de educação presente no curso; avaliação (visão de apresentação de conteúdos?); qual o espaço para interação?

- Portfólio – explicar o que é.

- Deixar claro se critica ou não a concepção do curso (provedores de conteúdo, os alunos são meros consumidores?)

- Comunicações interrelacionais – categorias elencadas por BRAGA e CALAZANS discussão sobre difusão e deferimento da informação (vertentes broadcasting, TV aliado a outros recursos e interatividade).

- Importante discutir o projeto político pedagógico .

Algumas Referências:

Desregulagem (Laymert Garcia dos Santos)

Tese de doutoramento Bodião (UFC)

EAD (Arnaldo Niskier)

Oreste Pretti (UFMT)

Tese de Regina Mota (discute o trabalho com TV)

Em Aberto (INEP)

Francisco José da Silveira Lobo Neto (discussão sobre tutor) Tese de doutorado de Isabel Sabino (UFC) – discussão sobre formação de “tele-professor”. Sacristán (discussão sobre currículo e tb sobre responsabilidade do custeio da formação recair sobre o professor, competências) Eunice Duhram – parecer sobre o Curso Normal Superior e crítica da ANFOPE. http://www.patio.com.br/flash.htm (site) Sala de Aula Interativa (Marcos Silva) Comunicação e Educação (Braga e Calazans) São Paulo: Hacker A Nova Mídia (Wilson Dizard Jr. – Ed. Jorge Zahar) Reencantar a educação (Hugo Assman) Investigação qualitativa em Educação (Ed. Porto) Educação a Distância (Belloni)

High Tech High Touch (John Naisbitt, Nana Naisbitt e Douglas Philips) Editora Cultrix Em High Tech – High Touch, (Alta tecnologia – Alto contato humano), o futurólogo americano John Naisbitt acena com uma visão diferente, mostrando que, apesar da tecnologia prometer, e permitir, que as pessoas se tornem mais inteligentes, mais eficazes e até mais felizes, uma incógnita sempre paira no ar: "será que a tecnologia consegue mesmo cumprir tudo aquilo que promete? E a que preço?". Segundo o autor, que neste livro conta com a colaboração de sua filha Nana Naisbitt e do artista Douglas Philips, as promessas sedutoras e a aceleração do ritmo das inovações estariam nos deixando como que hipnotizados, e em vez de nos apoiarmos na tecnologia como recurso de suporte à vida, como ocorreu a partir da década de 50, atualmente estaríamos nos colocando a seu reboque, permitindo que ela estabeleça nossa agenda, nossos valores, nosso modo de vida, e fechando os olhos para as conseqüências dessa nova realidade. Portanto, trata-se de um livro que apresenta uma proposta que tem como objetivo principal servir de sinal de alerta face à acelerada viagem para o futuro que a humanidade está vivendo, chamando nossa atenção para os perigos que a isso representa, nos ensinando a distinguir o real e o falso. Ao nos despertar para a relevância da alta tecnologia, o autor nos aconselha a não ignorar a importância do alto contato humano...

Sobre os autores: John Naisbitt é um ex-executivo da IBM e da Eastman Kodak, e também trabalhou na equipe presidencial durante a administração de John F. Kennedy. Futurólogo desde 1968, seus livros já venderam 14 milhões de cópias em todo o mundo. Sua filha Nana Naisbitt é empresária, artista e escritora, e Douglas Philips, além de artista, é escritor de contos. Ambos são experts em comunicação corporativa e teoria comercial por meio das artes.

Providências:

Seminário sobre TV e Rádio Pública na FACED (organizar participaço)

Editar entrevista gravada com LOBO NETO (decupar a gravação e fazer edição)

ÉduCANAL – criar “cabeça” para discussões, depoimentos etc.

Ler projetos de Irecê e de Salvador (disponível emhttp://www.faced.ufba.Br/irece)

Tentar recuperar o texto de Eunice Duhram/crítica da ANFOPE

Criar uma página em html para criar uma espécie de índice comentado (pode utilizar twiki) – Nelson ver link/referência.

Discussão sobre games – Nelson resgatar

Próximas reuniões do GEC:

11/03 – 14h – Discussão sobre projeto Tânia e Telma 18/03 – 14h – Seminário sobre Telepresencial

http://twiki.im.ufba.br/bin/view/Portugues/TWikiTutorial

===================================

Encontro de 11/03/2004

Discussão projeto de Telma - Fazer discussão sobre a formação do professor (licenciatura x normal superior) - Fazer Análise sobre a TV Analógica e TV Digital - diferentes modelos existentes - mudança de políticas no governo Lula e o que está acontecendo com a TV Escola. - Fazer discussão sobre o que é TV Educativa. - objetivo geral: é preciso definir melhor. - fazer reflexão grande sobre educação e a reflexão sobre tecnologia entra nessa discussão (usar Cecília Ramal, Marcos Silva). - políticas públicas e TV Escola - principais mudanças e o digital. - entrevistas: confrontar professores e secretaria (condições de implantação, manutenção etc.). - Discussão sobre interatividade: como discutir a interatividade se as concepções de educação ainda estão pautadas na transmissão de conteúdos? vai servir de subsídio para discutir a dialogicidade da prática pedagógica e também para as mudanças para o sistema de tv digital. -objetivo geral: analisar como o tv escola está sendo utilizado, visando discutir a perspectiva de implantação da TV escola digital.


Notas GEC 29.04.2004

Após a apresentação dos integrantes novos/veteranos, discutiu-se sobre as ações a serem desenvolvidadas em Ireçê entre 13 a 15 de maio. Ficou entendido que, essencialmente teríamos uma oportunidade política estratégica para a implantação do software livre na cidade. Paulo Cézar se colocou à disposição para as ações junto com integrantes do PSL-BA. Foi elaborada a pauta das próximas reuniões do GEC...


Notas GEC 13.05.2004

IREÇÊ BY LUCAS

Antes de mais nada, gostaria de pedir desculpas a Nelson por não ter enviado esse email antes, pois estive atolado nos últimos dias. Pra quem não sabe eu viajei pra Irecê na semana passada, junto com Nelson Pretto, para ajudá-lo em uma agitação social no local em relação aos futuros projetos com software livre que serão desenvolvidos lá. Foi mal pelo tamanho da mensagem mas acho importante passar para todos como foi a viagem. :o)

Ao chegar em Irecê pela manhã, fomos para escola Luis Eduardo Magalhães assistir as apresentações das equipes de uma disciplina de um curso da UFBA voltado para professores da rede municipal de educação. Nelson fez questão de ressaltar, no início das atividades, as pespectivas dos projetos do condomínio digital, software livre na prefeitura, campus avançado da UFBA, BAC, etc.

A tarde, fui a Secretaria Municipal de Obras para conseguir a planta da cidade de Irecê para localizar escolas municipais e estaduais, postos de saúde, hospitais e secretarias, que serão pontos da rede de fibra ótica que está sendo planejada para cidade.

No final da tarde, ocorreu uma sessão especial na Câmara de Vereadores, que tinha como expositor o professor Nelson Pretto e tinha como pauta: projetos do condomínio digital, software livre na prefeitura, campus avançado da UFBA, BAC, etc. Como era de se esperar, a exposição de Nelson foi excelente e que resultou em um apoio unânime dos vereadores e do prefeito, que também estava presente. O objetivo que era o apoio político para os projetos, foi alcançado.

A noite, jantamos com o prefeito, Joacy, no hotel em que estávamos hospedados. Nelson aproveitou pra resolver alguns assuntos pendentes sobre o curso dos professores de Irecê.

No dia seguinte pela manhã, Nelson foi novamente para a escola para assistir as apresentações das outras equipes e eu junto com Manuela(coordenadora do curso em Irecê) e Alessandra(professora da UNEB) fomos para Secretaria de Educação onde definimos algumas tarefas básicas para o levantamento de informações sobre como anda o uso de TIC em Irecê, tanto no setor público como nas empresas.

No início da tarde, eu e Nelson fomos entrevistados na rádio onde falamos sobre software livre e os projetos já citados. No meio da tarde, fiz uma reunião com representantes do CDL, Associação Comercial, Núcleo de Tecnologia de Irecê e diversas empresas locais de tecnologia. Nesta reunião falei bastante sobre software livre e saimos com apoio do Núcleo de Tecnologia e Associação Comercial na construção dos projetos para Irecê.

Ao final da tarde, voltei para escola onde Nelson finalizou os trabalhos e propôs que eu voltasse no fim do mês para Irecê pra falar sobre software livre para as professoras.

As perspectivas são excelentes para Irecê e nós do PSL-BA temos um papel fundamental nessa libertação. Provavelmente, muito em breve teremos muito trabalho para fazer lá. Vamos em frente! :o)

OFICINA DE TWIKI BY PCEZAR

Eu, Adriane, Rozane, kariane, Simone fizemos algumas experiências exdruxulas com o Twiki, enquanto aguardávamos Aurélio do PSL, que iria coordenar a atividade. Como ele se perdeu no caminho :o), chegou às 16:00 (+ou-) e ficamos ateh ás 18:00. Parece que valeu, pois tivemos uma maravilhosa visão geral de linkania e filosofia twiki e ainda tivemos algumas noções de wedesign na linha tableless (xhtml, css, javascript...), com direito a experimentos diretos na própria web twiki do gec e vejam no que deu: um visual razoavelmente melhorzinho, não? Fizemos também alguns experimentos no tópico: PaginadeExperiencia, vejam lah e brinquem também à vontade smile Pena que tinha pouca gente, mas o mestre aurelio nos convidou para um curso na tarde seguinte, junto com integrantes do PSL, não sei se alguem foi, mas soube que foi bom. O lance mesmo eh se registrar como ususario da twiki gavri em http://twiki.im.gavri.ufba.br, entrar na nossa twiki (edit) e como fala o Nelson: pau nah mahquina !!!!

Notas GEC 27.05.2004

APRESENTAÇÕES DOS ANTEPROJETOS DE ADRIANI E PAULO

Foram apresentados os anteprojetos de pesquisa dos mestrandos Adriane e Paulo Cezar. O anteprojeto de Adriane envolve a utilização de um sistema para registros diários por alunos da disciplina "prática de ensino" em uma unicversidade do RS. O anteprojeto de Paulo Cezar envolve uma pesquisa exploratória de experiências de inclusão digital, na Faced e escolas municipais de Salvador, baseadas no uso de software livre e plataformas colaborativas. Após as apresentações houveram debates, com sugestões e orientações metodológicas. O material de apoio das apresentações está em anexo, aqui.

Notas GEC 03.06.2004

PIBICS, TVDIGITAL E EAD

Foram realizadas as atividades de conclusão dos PIBICS e análise do edital do SBTVD. Após discussões sobre TV Digital foi organizado um grupo de trabalho e definidas atividades de pesquisas em três temas. Recomendou-se publicar na wev twiki do projeto TVDigital os dados da pesquisa. A análise do do Edital de Licenciaturas em EAD ficou para o próximo encontro (?).

Topic attachments
I Attachment Action SizeSorted ascending Date Who Comment
pdfpdf projeto1-adriane.pdf manage 152.2 K 04 Jun 2004 - 20:19 UnknownUser Anteprojeto de Mestrado - Adriani
pptppt apchids.ppt manage 281.5 K 04 Jun 2004 - 19:58 UnknownUser Anteprojeto de Mestrado - Cenários Hipertextuais
Página Inicial
Editar Anexar Versões Mais...
Projeto Software Livre - Bahia
TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML TWiki - Ambiente Web Colaborativo %btXHTMLok% %btCSSok%
ultima revisão: r9 - 12 Jul 2005 - 20:09:17 - MaristelaMidlej?     |     Copyleft Faced-UFBA