Relatórios das Transmissões ao vivo da Rádio



Relatório da Transmissão do evento Silêncio dos Intelectuais

A Rádio FACED realizou a transmissão ao vivo da paletra “”, pertecente ao evento O Silêncio dos Intelectuais. Evento realizado na reitoria da UFBA – Universidade Federal da Bahia, Canela, Salvador-Ba, em agosto de 2005.

Material Usado

Computador portátil de np; Conjunto de plugs de Alexandre Cabo P10-P10 Cabo RJ45-RJ45 Microfone com fone de ouvido

Configuração usada

Alexandre aproveitou a oportunidade para fazer uma mini-oficina de instalação dos softwares utilizados na rádio. Utilizou-se o encoder em um ponto de montagem conectando-se ao IceCast, sem o suporte ao uso de reproduções de vinhetas e músicas no computador transmissor. Chamadas foram introduzidas ao vivo pela equipe via entrada do microfone. Utilizou-se o Audacity para a gravação da palestra n aprópria máquina, o que ocasionou interferencias e interrupções no stream gerado.

Serviços prestados

Transmissão da palestra direto da reitoria;

Dificuldades Encontradas

Falta de preparo para chamadas ao vivo; Interrupções na transmissão geradas por se gravar a palestra na mesma máquina da transmissão.

Para o Futuro

Não utilizar a mesma máquina da trasnmissão para a gravação do stream gerado.

Agradecimentos

Coordenador do projeto Nelson Pretto Voluntários Alexandre Amoedo e Moisés Organização do evento

Ir para o início


Relatório da Transmissão do I FBID e II FBSL

A Rádio FACED realizou a transmissão ao vivo do evento conjunto do I Fórum Baiano de Inclusão Social e O II Fórum Baiano de Software Livre. Evento realizado no IAT - Instituto Anísio Teixiera, Paralela, Salvador-Ba, nos dias 26 e 27 de Setembro de 2005.

Material Usado

Para esta transmissão foram usados:

Um computador com CD-Rom, placa de som e com GNU/Linux já instalado, cedido pela SECTI ; Microfone para intervenções da equipe Câmera digital para postagem das fotos do evento na página da rádio

Configuração usada

Instalação dos softwares utilizados na máquina da rádio com exceção do JACK para veinculação de vinhetas e mp3 da máquina transmissora. Foram instalados o encoder (DarkIce) e seus pacotes de suporte a mp3 e ogg. O DarkIce utilizou o som introduzido na máquima pela entrada line-in ou pela entrada do microfone (padrão).

Foi usado o servidor de stream (IceCast) instalado no CPD-UFBA e criou-se outro ponto de montagem o que permitiu transferencias dos ouvintes entre a transmissão ao vivo e as músicas da Rádio FACED nos intervalos do evento.

Foi utilizada a saída de som do aparelho de vídeo-conferência na segunda e da mesa de som do auditório na terça.

Serviços prestados

Transmissão da programação do auditório principal dos fóruns, a partir da metade da manhã da segunda-ferira (primeiro dia do evento) e por toda a terça-feira (segundo e úlitmo dia de evento); Divulgação de fotos do evento; Intermediação entre ouvintes da rádio e palestrantes do evento; Chat da rádio para possíveis trocas entre ouvintes e equipe da rádio Divulgação do evento na página da rádio

Dificuldades Encontradas

Houve desencontro de informações entre o IAT e a SECTI sobre quem seria responsável por ceder a máquina para a transmissão, o que ocasionou uma enorme perda de tempo da equipe na sexta-feira, dia reservado para a realização dos testes.

Nos testes realizados por Mônica e Moisés no pouco tempo restante após a chegada da máquina na sexta, não se obteve sucesso no uso do CD live do Dyne:Bolic.

Nos testes realizados no sábado por Móises, concluiu-se que a provavelmente a porta 8000 da rede local não estava liberada, pois internamente obteve-se sucesso na transmissão pelo CD. Na segunda pela manhã, contamos com o apoio de Alexandre, que testando mais uma vez o CD não obteve sucesso e optou por usar uma configuração semelhante a usada na Rádio FACED. Nesta ocasião ocorreu um tutorial de instalação e melhorias no guia de montagem de rádio da nossa página web.

Na instalação dos softwares da rádio não instalamos o programa que permite encaminhar a saída do PlayList (XMMS) para o ao encoder (DarkIce), devido a varios problemas de dependência surgidos e a falta de tempo para resolvê-lo. Usou-se então uma configuração que não permitia a utilização de vinhetas e músicas no computador da transmissão. Tivemos de contar apenas com as chamadas feitas pela mesa do evento para divulgação e elucidação da transmissão via rádio web.

Necessidade de intervenção da equipe de vídeo-conferencia do IAT junto ao orgão público responsável para desbloqueio da porta 8000 da rede local.

Configuração da rede que não era DHCP a cada reinicialização do computador.

Dependência de colegas conectados para testar o funcionamento e qualidade da transmissão.

Para o Futuro

Fazer mais testes com o CD live, pois este seria uma boa alternativa para transmissões fora da FACED/UFBA por ser prático e de fácil manuseio.

Aprimoramento do guia de instalação Aprimorar o guia de instalação da página da Rádio Faced, para utilização não apenas da equipe da rádio, quanto para futuros bolsistas e voluntários e demais interessados em montar um rádio web.

Maior divulgação do canal IRC e estímulo da participação dos ouvintes no evento com o envio de perguntas aos palestrantes, criticas, sugestões sobre a transmissão e o evento.

Uso do Jack para transmissões de vinhetas e conteudos relacionados ao evento.

Listagem de requisitos necessários para uma transmissão via rádio web.

Agradecimentos

Ao coordenador do projeto Nelson Pretto À SECTI e PSL-BA, organizadores do evento. À equipe de vídeo-conferencia do Laboratório de Esino à Distância do IAT, Aos voluntários da rádio e amigos Moisés, pelo acompanhemento da transmissão e divulgação da atuação da rádiono evento, e Alexandre Amoedo pela montagem da rádio e trasnmissão do evento.

Ir para o início


Relatório da Transmissão do Evento XI Fórum de Tecnologias Limpas

A Rádio FACED realizou a transmissão ao vivo do evento sobre Tecnologias Limpas do TECLIM. Evento realizado na Escola Politécnica da UFBA, Federação, Salvador-Ba, nos dias 28 e 29 de Setembro de 2005. Sendo o voluntário Moisés o responsável pela transmissão.

Material Usado

Computador portátil de np; Conjunto de plugs de Alexandre Cabo P10-P10 Cabo RJ45-RJ45

Configuração usada

Utilizou a configuração que já etsava instalada no computador portátil por Alexandre na ocasião da transmissão do evento na reitoria.

Ou seja, uso do encoder DarkIce sem o JACK (suporte ao xmms como entrada para o encoder). Além do uso de um ponto de montagem no servidor de stream IceCast instalado no servidor do CPD/UFBA.

Foi utilizado uma saída de som da mesa do auditório.

Serviços prestados

Transmissão da programação do auditório durante os três dias do evento. Intermediação entre ouvintes da rádio e palestrantes do evento; Chat da rádio para possíveis trocas entre ouvintes e equipe da rádio Divulgação do evento na página da rádio

Dificuldades Encontradas

Dificuldade para se ter acesso ao computador para a transmissão que já deveria ser disponibilizado para a equipe, que deve que participar das negociações internas para consegui-lo. Queda de energia e rede provocada por operações indevidas do operador na mesa de som e caixa de energia da sala som do auditório. Não funcionamento do CD live para rádio web, que também se deu devido a inexistencia de IP público no local. Com isso, não era possível se conectar a máquina transmissora.

Facilidades

Como utilizamos computador próprio para a transmissão, o computador cedido pela organização do evento ficou a disposição para realização dos testes da transmissão. Mesmo assim foi necessário contar com o apoio de colegas conectados para testar o funcionamento e qualidade da transmissão em redes externas.

Para facilitar as futuras transmissões foi feita uma listagem de requisitos .

Para o Futuro

Publicar a listagem de requisitos para uma transmissão mais eficinte e menos trabalhosa.

Agradecimentos

Ao coordenador do Projeto Rádio FACED pela oportunidade de exercitar e divulgar as atividades da equipe da rádio e pela atenção em resolver possíveis dificuldades encontradas.

Aos voluntários Moisés pelo acompanhamento da transmissão e Alexandre Amoedo pelo apoio na inicialização da transmissão.

Ao Laboratório de Tecnologias Limpas (TECLIM), organização do evento, pela atenção à equipe e por ceder a máquina e outros requisitos necessários á transmissão. Além de dar a opotunidade para mais uma atuação da Rádio FACED.

Aos amigos que via mensagens instataneas testaram a trasmissão e deram o feedback da qualidade do áudio recebido.

Ir para o início


-- MonicaPaz - 03 Nov 2005

Página Inicial >> PibicRadio >> RadioPartedois >> AtividadesMonica >> DiarioDeAtividadesMonica
Editar Anexar Versões Mais...
Projeto Software Livre - Bahia
TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML TWiki - Ambiente Web Colaborativo %btXHTMLok% %btCSSok%
ultima revisão: r1 - 03 Nov 2005 - 16:45:11 - MonicaPaz?     |     Copyleft Faced-UFBA