Projeto FabLab-UFBA

Wikipedia: Um FabLab (Laboratório de Fabricação) é o local no qual são oferecidas oficinas para fabricação digital (para maior compreensão ler os artigos de Menichinelli (2010) e Troxler (2011) ). Um FabLab é geralmente equipado com um conjunto de ferramentas flexíveis que estão conectadas e controladas por um computador. A flexibilidade dessas ferramentas é explicada pela possibilidade de que elas podem construir qualquer coisa em diversos materiais e em diferentes escalas. (Gershenfeld 2005). A grande questão é que há alguns anos atrás isso só seria possível na seara industrial e focado no viés da produção em massa.

Idéia

Fazer um projeto multi-disciplinar para criar e manter um FabLab na Faced-UFBA para produzir hardwares livres com fim educacional, e conhecimentos relacionados a eles.

E a definição do que é Hardware deve ser ampliada e entendida não apenas como os equipamentos vinculados somente a interfaces eletro-eletrônicas. Pensemos em uma cadeira "imprimida" em ABS ou outro polímero, um braço mecânico de robô, uma pulseira feita por um artesão e que foi "digitalizada" em um .STL, via Blender e que iremos imprimir, e outros.

Deve replicar ou criar projetos viáveis de serem repetidos domesticamente ou em pequenas organizações. Também deve produzir componentes que viabilizem a produção de hardware livre a baixo custo nesses contextos e deve disponibilizar esses conhecimentos adquiridos e produzidos para que ocorram futuras colaborações e difusão do conhecimento.

Impacto social

Com o crescimento do DRM o consumidor esta perdendo o controle sobre o que em teoria deveria ser seu, usável e reutilizável a qualquer propósito que lhe convier. Tendo o conhecimento e acesso a componentes de baixo custo para construir seus eletrônicos, continuaria, o consumidor, refém da industria?

E para onde iria a indústria, o modo de produção capitalista, fundamentado na escassez, com todos esses remixes vindo d@ usuári@ ?

Monopólios de componentes e oligopólios de eletrônicos impedem a independência tecnológica de países em desenvolvimento e mantem as periferias com acesso limitado às tecnologias e aos conhecimentos acessível através dessas. Se for possível criar pequenos empreendimentos para fabricação de hardware, em qualquer local onde haja demanda, podemos reduzir o poder de influência da grande indústria e o controle estrangeiro sobre o uso local da tecnologia.

Dessa forma pensaremos a técnica e, principalmente, a tecnologia de uma maneira mais glocal glocal?

Assim como surgem micro-empreendimentos para produção de roupas, produtos de limpeza e comida nas periferias, com acesso ao conhecimento e o suporte de um FabLab podem surgir iniciativas de produção de projetos mais complexos, de projetos de alto impacto nas periferias, suprindo parte da demanda interna e abrindo um novo nicho para geração, real, de renda.

Redes wireless locais, com antenas amplificadoras e redes mesh podem servir a comunicação direta entre moradores, criando uma alternativa ao uso de celulares. Outras alternativas podem ser vistas também com o OpenBTS para telefonia celular e o Ronja para transmissão de dados a 10 Mbits para distâncias de até 1,4 Km.

A apropriação completa dos conhecimentos básicos relacionados a TI, de Software e Hardware, junto a possibilidade real de construí-los e redefini-los é o que dará a real autonomia ao ser humano no espaço digital, que é o principal espaço contemporâneo de criação e difusão de saberes.

Material e Necessário

Maquinário

O maquinário pode ser construído localmente o que já define os primeiros projetos do FabLab, promovendo aprendizado e autonomia.

Instrumentos e Ferramentas

Material


Referências

Sites de referência:

Textos de Referência:

Ferramentas:

Projetos de Hardware Livre:

Sites Relacionados — Tecnologia Aberta

Página Inicial >> GruposDeEstudo >> HardwareLivre
Editar Anexar Versões Mais...
Projeto Software Livre - Bahia
TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML TWiki - Ambiente Web Colaborativo %btXHTMLok% %btCSSok%
ultima revisão: r7 - 14 Nov 2011 - 00:54:29 - LuizColombiano?     |     Copyleft Faced-UFBA