Apresentação

Nascido na antiga Faculdade de Filosofia, no Bairro de Nazaré, o Instituto de Biologia foi criado em 08/02/1968, quando da reforma Universitária, em consonância com a Lei 5.540/68 e Dec. 62.241/68, publicado, no Diário Oficial da União. Teve sua sede instalada no prédio construído no Campus Universitário de Ondina e inaugurado no dia 04 de julho de 1971.
Com a criação dos Institutos Básicos, o Reitor da UFBA, Prof. Dr. Roberto Figueira Santos, por Portaria nº 261/68 redistribuiu alguns professores e auxiliares de ensino, oriundos das Faculdades de Filosofia e Farmácia e das Escolas de Agronomia e de Medicina Veterinária, para o Instituto de Biologia, de acordo com as suas áreas de atuação, em três Departamentos: Biologia Geral, Botânica e Zoologia.
Os novos Estatuto e Regimento da UFBA, decorrentes da Reforma Universitária, tornaram necessária a estruturação dos cursos de Graduação existentes. Neste contexto, durante o segundo semestre de 1969, o Curso de História Natural, da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, criado em 1946, foi revisto e transformado em Curso de Ciências Biológicas. A partir de então, o Instituto de Biologia centralizou e uniformizou o estudo da Biologia em disciplinas, considerando o seu aspecto básico, e nas pesquisas biológicas de diversas áreas.
(Texto fornecido pela Profa. Marlene Peso – adaptado)


Editar Anexar Versões Mais... Sair