Avaliação do Programa: Autoavaliação

O Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Biomonitoramento, desde sua criação, tem se debruçado sobre o planejamento dos seus rumos e a avaliação de seus indicadores de desempenho. Durante os anos iniciais de funcionamento, que levaram à consolidação do Mestrado Acadêmico, essa prática esteve mais concentrada sobre os membros do Colegiado. A partir de 2006, contudo, foi estabelecida a realização anual de um Seminário de Auto-Avaliação, que contribuiu para o amadurecimento das proposta de criação dos cursos de Doutorado e Mestrado Profissional.

Em seu primeiro ano, o Seminário contou com a participação do Coordenador da Área de Ecologia e Biomonitoramento, Dr. Fábio Rubio Scarano, e incluiu as seguintes atividades: (a) apresentação dos resutados das alterações realizadas na grade curricular do curso; (b) apresentação de oito trabalhos de dissertação de alunos associados com as diferentes linhas de pesquisa do Programa; e (c) apresentação das propostas de criação dos cursos de Doutorado em Ecologia e Mestrado Profissional em Ecologia Aplicada à Gestão Ambiental.

Em 2007, o seminário debruçou-se sobre a avaliação da proposta e das atividades didático-pedagógica do Programa, sendo aberto aos professores das atividades curriculares obrigatórias. Os resultados do seminário geraram um artigo sobre a evolução da concepção pedagógica dos nossos cursos, publicado na Revista Brasileira de Pós-Graduação.

Em 2008, o Seminário foi aberto a todos os docentes e estudantes. Seu escopo foi ampliado e incluiu a avaliação formal das atividades curriculares e docentes pelos estudantes e a discussão das metas de produção do Programa. Foi decidido, nesse seminário, que os próximos teriam a participação de pelo menos um avaliador externo.

O seminário de 2009 ocorrerá no dia 13 de novembro (sexta-feira), e contará com a participação de dois avaliadores externos, Dr. Sidnei Magela Thomaz (Universidade Estadual de Maringá) e Dr. William Ernest Magnusson (INPA).

Abaixo, você pode ter acessos aos documentos relativos aos Seminários de Auto-Avaliação do Programa. Primeiro Seminário (25/abr/2006) Folder do Seminario Nova Grade Curricular

Segundo seminário (26/abr/2007) Programação do Seminário Artigo publicado na RBPG

Terceiro Seminário (03/dez/2008) Documento de síntese do seminário

Quarto Seminário (06/nov/2009) Avaliador Externo: Dr. Sidnei Magela Thomaz (UEM) Dr. William E. Magnusson (INPA) Programação do Seminário Aguarde resultados!

Quinto Seminário (2010)

Programação do Seminário 2011

Avaliadores externos: Jean Metzger (Usp), Renata Pardini (Usp), Maria da Conceição Scaldaferri Fernandes (Uesc) e Roberto Brazileiro (Ufba)

Avaliação Discente


Editar Anexar Versões Mais... Sair