Formação Técnica em Informática utilizando o Software Livre
Público alvo = Jovens entre 15 á 25 anos
Número de participantes = 30
Apresentação
O compromisso do Ponto de Cultura Ciberparque Anísio Teixeira é ampliar o acesso aos meios de produção da informação para fortalecer a participação dos cidadãos para a construção de sua cultura, situando esse cidadão numa cultura de trabalho e aprendizagem em rede. Por isso, o Ponto se articula com iniciativas de universalização de acesso a Internet, como o projeto Tabuleiro Digital e com políticas de democratização da informação como o movimento em prol do Software Livre.
As novas perspectivas abertas pela Tecnologia da Informação e da Comunicação são dadas atenção especial à função do desempenho, nas empresas como elementos de competitividade e suporte a gestão do conhecimento. Esta mudança se tornou uma categoria central no mundo atual, intimamente associada com o comportamento das pessoas na sociedade e nas organizações. Esse fato não se constitui apenas em uma novidade, mas é relevante, é o terreno da comunicação e da linguagem como define o ser humano, é a transformação do mundo, como diz Marques (1997 apud BONILLA, 2005, p. 14 e15), sobre a Internet:
muda o espaço e tempo, muda o mundo e a sociedade, a todos nos muda, requerendo, por isso, radicais transformações no ser da escola e na dinâmica da sala de aula. A escola deve-se perguntar sobre suas responsabilidades de frente a esse mundo mudado, de como responder aos nossos desafios, de como propiciar à sala de aula uma pedagogia das novas relações entre educandos e educadores e uma outra percepção das intercomplementaridades dos saberes.
Desta forma, é que o Ciberparque pensou em realizar este curso de formação técnica para jovens na áreas de: audiovisual, rádio web, produção gráfica, manutenção em hadware e sistemas operacionais para formarmos uma parceria em função de possibilitar que as tecnologias surgidas nesta época de rápida evolução tecnológica, seja um desafio. O desejo humano de descobrir, de investigar de romper com a inércia imposta pelas soluções definitivas para as questões que temos. A característica fundamental é a tensão entre a aceleração desse processo e a capacidade das instituições e dos indivíduos em geral de se adaptarem a tecnologia.
Um ponto importante a considerar no atual contexto mundial é a desigualdade. As transformações sobre um conjunto heterogêneo de culturas, riquezas naturais, sistemas políticos e diferenciadas capacidades produtivas. Com diferenças marcantes na renda de analfabetos e acesso ao saneamento básico em diversos países do mundo.
Justificativa
Estamos vivenciando e seguindo uma jornada evolutiva que existe na era da informação e comunicação e inovação da ciência ,tecnologia e criatividade, ato de criar que está vinculado á nossa capacidade de associação quando incrementamos uma nova habilidade de interligar as coisas, conseguimos que uma idéia mobilize outras formando uma colcha de retalhos.
O poder de interação do conhecimento não está fundamentalmente nas tecnologias, mas nas nossas mentes. A profissão fundamental do presente e do futuro é educar para saber compreender, sentir comunicar-se e agir melhor, integrando a comunicação pessoal, a comunitária e a tecnológica.
Nossa mente é a melhor tecnologia superior em complexidade ao melhor computador porque pensa e precisa-se valorizar esta nova formar de pensar, pensar para contribuir, multiplicar ,colaborar e interagir e produzir conhecimentos através dos dados encontrados na Internet ou em livros, produção de conhecimento e informação.
Deve-se fazer com as tecnologias avançadas, o mesmo que fazem com o outro, com a vida das pessoas. Se somos pessoas abertas, utilizaremos a Internet para comunicar, interagir melhor e produzir, se somos pessoas fechadas, desconfiadas utilizaremos as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) de formas defensiva superficial. Se somos pessoas autoritárias, utilizaremos as TICs para controlar, para aumentar o poder.
Compreende-se que a Internet é uma ferramenta fantástica para abrir novos caminhos, para abrir as escolas para o mundo, para trazer inúmeras formas de contato com o mundo. Mas essas possibilidades só acontecem na prática, se as pessoas se tornarem atentas, preparadas motivadas para querer saber, aprofundar, avançar na pesquisa, na compreensão do mundo.
O que se observa atualmente, são inúmeras pessoas _ adultos, jovens e crianças que se aborrecem
com problemas básicos ao uso e manuseio do computador do tipo: conexão baixa ,páginas em Inglês, em fim, colocam desculpas, para não pesquisar mais, porque para muitas pessoas pesquisar é um problema. Enquanto isso, copiam e colocam para serem rápidos e ficarem horas seguidas em programas: bate-papo, orkuts, sites pornográficos, jogos destruidores entre outros que são pouco produtivo para quem olha de fora .
O ponto de Cultura Ciberparque Anísio Teixeira situado na cidade de Irecê-BA, através das ações realizadas ao longo de 2 anos com a participação ativa de um público alvo de voluntários, agentes de cultura e grande parte da população que visitam o espaço Tabuleiro Digital para acessar gratuitamente por 1 hora, percebe-se que grande parte da população e alguns voluntários, visitam o Tabuleiro Digital, o Ponto de Cultura, lan house, laboratórios de informática em algumas escolas através de pesquisa realizada pelos coordenadores do Ponto de Cultura que as pessoas só querem acessar o Orkut e bate – papos em diferentes sites: Bol, Yahoo, Hotmail etc...
Pensando em melhor este perfil, é que o Ponto de Cultura Ciberparque Anísio Teixeira, toma uma iniciativa de abrir inscrições para jovens com a idade ente 15 à 25 anos que utilizam ou não o computador em seu cotidiano para que utilizem esta ferramenta como parte estruturante do ensino e aprendizagem para formarmos cidadãos críticos, pensantes, autônomos em uma formação que terá uma duração de 06 meses com pessoas capacitadas para tornarem técnicos em Informática em Software Livre, com o objetivo de tomar gosto pelo uso e manuseio da maquina, não somente como consumidores de informação e sim como produtores de conhecimentos, para transformarmos a forma de pensar e agir de parte das pessoas que visitam diariamente esses espaços somente com o intuito de comunicar, devemos comunicar, mas não para por aí, temos de interagir, pesquisar, estudar para produzir conhecimentos que servirá para sua vida pessoal e profissional, para atuarem nas escolas e na comunidade, oferecendo cursos e oficinas e também ajudando na parte técnica em manutenção de Hardeware dos computadores do espaço, escolas e até mesmo da comunidade que utilize o Software livre.
Este Projeto tem o intuito de de possibilitar nos jovens uma nova forma de pensar, ousar, querer experimentar uma nova forma de agir para acreditar que é possível romper com as amarras do instituído para aprender e que a aprendizagem não acontece individualmente, ela se dá no coletivo, na interação, na busca da informação e comunicação para constituir em elementos estruturantes na formação do indivíduo par a multiplicação do saber, diz Sérgio Amadeu: conhecimento é poder, porém este poder deve ser democratizado, interativo, colaborativo para uma construção de redes para derrubarmos os muros e demolir os barris para construir a nossa UTOPIA.
Objetivo Geral
Multiplicar, ampliar e disseminar o número de pessoas para incluir na cultura digital para divulgar através de portais culturais com o intuito de divulgação das manifestações culturais da região para a rede mundial da Internet.
Metodologia
A turma será dividida em grupos de 10 pessoas para cada orientador, serão 03 orientadores: Rita 02 meses na Formação em Produção Gráfica (Gimp e Inkscape), Ariston 02 meses na formação de Áudio e vídeo ( Audacity, Arduor e Cinelerra) e Moises na formação de sistema operacional e manutenção em computadores e Rádio Web.
Avaliação
A avaliação acontecerá no decorrer de cada semana de acordo com as produções impressas, apresentação utilizando slides, publicação em blogs ou gravações em mídias digitais.
PS: Cada orientador deverá produzir seu projeto de acordo com a área em que vai atuar e fazer o detalhamento dos conteúdos para que não corra o risco do não cumprimento do que deverá ser trabalhado para facilitar o planejamento diário.