Cooperar ou colaborar?

Um destes conceitos que me inspira muita dúvida é o "COLABORAR" e o "COOPERAR". O que é isto que estamos tentando fazer na escrita coletiva? O que realmente queremos?

Colaborar é contribuir, enquanto cooperar é um trabalho coletivo, com objetivo comum que está além da colaboração. Estão envolvidos vários processos, como comunicação, negociação, co-realização, compartilhamento, fazer juntos ou em conjunto. A concepção de cooperação é mais complexa, pois nela se encontra inclusa a colaboração.

"A cooperação exige, além da colaboração, que se trabalhe em conjunto, que o fruto das interações resulte em um trabalho coletivo, em que os envolvidos troquem idéias, negociem, compartilhem da mesma proposta e busquem atingir os objetivos que sejam comuns a todos."

"Na aprendizagem cooperativa, destaca-se a participação ativa, a interação, a colaboração, as relações de respeito mútuo e sem hierarquias entre os envolvidos, em que se mantenha uma postura de tolerância e convivência com as diferenças em um processo de constante negociação. Ainda, para que a cooperação ocorra, é necessário que se estabeleçam objetivos comuns e ações conjuntas coordenadas"

Isso e que explica o que realmente e cooperar e coloborar........ Essa são uma pequena palavra do trecho de "Adriane Lizbehd Halmann".

revisão: r2 - 24 Jul 2006 - 16:16:07 - UitamarSilva?