CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Governo estadual firma convênio com comunidades terapêuticas

por Da Redação, em 19 de agosto de 2012


O Governo da Bahia oficializou na última sexta (18/08), convênio com dez comunidades terapêuticas que serão financiadas com recursos oriundos do programa Pacto pela Vida, através do Plano Viver sem Drogas, conforme edital de seleção divulgado no início deste ano.

Em solenidade que reuniu representantes da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) e lideranças de comunidades terapêuticas, o secretário da Justiça Almiro Sena destacou o papel destas instituições no acolhimento e apoio aos usuários de álcool e outras drogas que necessitam deste perfil de serviço, ressaltando o direito à dignidade humana e à reinserção social dos usuários.


Acolhimento e ressocialização

"O governador Jaques Wagner considera a atenção aos usuários de crack e outras drogas como prioridade em seu governo, sob a ótica da cidadania e direitos humanos", destacou Sena, que também frisou que tais serviços contribuem na atenção aos usuários, mas não fazem parte da rede pública de atenção à saude.

No total, serão investidos 4,4 milhões de reais, que beneficiarão uma média de 800 usuários distribuídos nos municípios de Salvador, Dias D'Ávila, Feira de Santana, Irecê, Jaguarari, Pojuca, Senhor do Bonfim, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista.


Monitoramento e qualificação

As instituições contempladas já participaram de uma das primeiras oficinas de capacitação no início deste mês com a Superintendência de Prevenção e Acolhimento aos Usuários de Drogas e Apoio Familiar (SUPRAD/SJCDH), que irá monitorar a execução dos projetos.

Para o pastor Geraldo Magela, dirigente da Casa Desafio Jovem Peniel, uma das dez instituições selecionadas, a parceria com o governo fortalece o trabalho das instituições. "Com essa ajuda, nós iremos aprimorar o trabalho, estender o leque e atender mais pessoas", afirma Magela.

A mesma opinião é compartilhada por Joadson Menezes, membro da comunidade terapêutica Cotefave, localizada em Vitória da Conquista, que destacou o apoio do governo nas ações de qualificação. "É necessário que as comunidades se organizem. Com uma boa organização, tem como receber mais apoio e recursos", explica.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar