CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Surto de Antraz em usuários de heroína preocupa comunide européia

Um surto de infecção de antraz entre usuários de heroína tem deixado em estado de alerta os países europeus, relata documento publicado pelo Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças (ECDC).

Desde o primeiro caso de contaminação registrado no início de dezembro do ano passado, na Escócia, já foram contabilizados até agora 38 casos, incluindo 15 mortes, sendo trinta e três destes na Escócia, dois na Alemanha, um na Inglaterra e um no Reino Unido.

Antraz é uma doença infecto-contagiosa causada por bactérias do tipo Bacillus anthracis, comum entre animais ruminantes, e que pode ser contraída tanto através do contato com a pele, inalação ou ingestão de substâncias ou alimentos contaminados. Os principais sintomas da doença, que variam de acordo com a forma de contaminação, são manchas na pele, infecção pulmonar e inflamação intestinal aguda, sendo este último o tipo mais grave.

Exames feitos por laboratórios escoceses em algumas das amostras da droga ainda não conseguiram identificar a presença da bactéria na substância, no entanto laudos de exames feitos em vítimas da Escócia e no caso fatal da Alemanha concluíram que a contaminação nos dois países se deu pelo mesmo tipo de bactéria, o que reforça a evidência de que tenha sido a heroína, a fonte de contaminação.

A principal preocupação agora, segundo a ECDC, é a possibilidade de novos casos da doença, já que é ignorada, devido à ausência de controle legal de produção e distribuição da substância, a quantidade de heroína possivelmente contaminada ainda em circulação. Atualmente a agência internacional de investigação da União Européia – EUROPOL, está investigando a origem e rede de circulação dos lotes de heroína distribuídos no continente.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar