CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Existe relação entre cigarro e depressão?

Pesquisadores dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC) divulgaram, em novo relatório – publicado 14 de abril - do governo norte-americano, a relação entre o cigarro e depressão. O estudo mostra que pessoas com 20 anos ou mais, que têm depressão, apresentam duas vezes mais chances de serem fumantes.

Segundo a pesquisadora Laura Pratt, epidemiologista do Centro Nacional de Estatística de Saúde, a relação entre cigarro e depressão se fortaleceu ao longo dos anos. Os estudos de 1952 e 1970 detectaram uma ligação pequena e insignificante entre os dois elementos. Já a pesquisa desenvolvida por Pratt e sua parceira, Debra Brody, que teve base nos dados extraídos da Pesquisa Nacional de Exames Médicos e Nutricionais, entre 2005 e 2008, descobriu fatos importantes. Cerca de 43% dos adultos depressivos fumam, o número cai para 22% nos não depressivos. Mulheres fumam, em média, menos que os homens, porém a proporção é semelhante entre as depressivas. Os tabagistas depressivos consomem mais cigarros que os outros fumantes, e têm mais dificuldades em largar o vício.

O motivo pelo qual as pessoas depressivas recorrem ao tabaco estava fora do escopo da pesquisa, no entanto alguns estudos sugerem um comportamento ligado à automedicação, sendo o cigarro (tabaco) um calmante, um mecanismo relaxante.

Veja a pesquisa na íntegra (em inglês)


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar