CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Comissão avaliará políticas sobre drogas na Europa

por Paula Boaventura em

A Câmara aprovou, na última terça-feira, a formação de uma comissão de deputados que avaliará as políticas sobre drogas em três países europeus: Portugal, Holanda e Itália. Os deputados Vieira da Cunha (PDT-RS) e Germano Bonow (DEM-RS), autores da proposta e membros da Comissão Seguridade Social e Família, também pretendem promover um seminário internacional sobre o tema.

O documento da proposta justifica que "é notória a falta de estrutura estatal voltada ao tratamento da drogadição, uma vez que o modelo brasileiro de combate às drogas foi, por décadas, centrado na repressão". De acordo com a Agência Câmara, o objetivo da comissão externa é verificar em Portugal como é aplicada a internação compulsória de dependentes, discutir como é feito na Holanda o controle das lojas autorizadas a vender substâncias psicoativas e conhecer na Itália a experiência contra os manicômios e o uso da psiquiatria no tratamento de usuários.

Em seu blog, o deputado Paulo Teixeira (PT/SP) revelou que foi indicado para integrar a comissão. "Espero aproveitar essa oportunidade para consolidar ainda mais nossas idéias sobre a política de drogas no Brasil", afirmou.

fonte: Agência Câmara

create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar