CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Algumas formas de relacionamento em familias com adolescentes dependentes ou com uso abusivo de substancias psicoativas

por PLASS, Angela Mynarski em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
PLASS, Angela Mynarski 1996 Campinas Campinas

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Universidade Estadual de Campinas São Paulo Programa de Pós-Graduação em Saúde Mental

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Tese de Doutorado Texto integral 237 Português

Resumo

A presente .pesquisa visa descrever e tentar compreender algumas formas de relacionamento que famílias com adolescentes dependentes ou com uso abusivo de substâncias psicoativas estabelecem entre seus membros. O método utilizado foi o método clínico. A técnica foi a entrevista, na qual considerei informações explícitas e também deduzi o significado implícito nos relatos dos membros, buscando algum conhecimento do funcionamento dessas famílias. Ao longo do trabalho percebi que cada família tem uma realidade única; entretanto, dentro da individualidade de cada grupo familiar, encontrei aspectos comuns à maior parte delas, os quais agrupei em cinco categorias que constituem os resultados. A primeira categoria diz respeito às características da relação mãe-bebê e nela identifiquei dificuldades. Na segunda categoria, papel da mãe, encontrei superproteção das mães, especialmente em relação ao filho dependente químico. Mas foi no contato com essas mães que percebi maior disponibilidade afetiva dentro do grupo familiar em relação ao dependente químico. A terceira categoria, papel do pai, se caracterizou por figuras paternas que se afastaram ou foram afastados de suas funções. Na quarta categoria, características do casal parental, observei que os casais tinham dificuldades conjugais anteriores ao desenvolvimento da dependência química dos seus filhos. E na quinta categoria, dinâmica familiar, surgiram dificuldades dos pais em estabelecer limites ao filho dependente químico, irmãos críticos com o dependente químico e situações familiares diversas que caracterizam uma condição destrutiva dentro do meio familiar. Nesta pesquisa concluí que as famílias desenvolvem formas de relacionamento que dificultam um desernvolvimento mais favorável de, seus membros e, em especial, do filho dependente químico

Palavras Chave Familia , Adolescentes , Drogas
Link http://cutter.unicamp.br/document/?code=vtls000114547
Referência para Citação PLASS, A. M. Algumas formas de relacionamento em familias com adolescentes dependentes ou com uso abusivo de substancias psicoativas. 1996. 237f. Tese (Doutorado em Saúde Mental). Universidade Estadual de Campinas, São Paulo.
Observação Material linkado com o Sistema de Publicação Eletrônica de Teses e Dissertações - Bilblioteca Digital UNICAMP .


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar