CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Saúde criará mais de 3 mil leitos para Rede de Atenção AD

por Da Redação em

O Ministério da Saúde anunciou, no início deste mês (01/02), a ampliação no número de leitos em enfermarias especializadas da rede SUS para pessoas com problemas decorrentes ao uso de álcool e outras drogas e que necessitem de atenção hospitalar.

Serão investidos 670 milhões para a implantação e manutenção dos novos leitos que comporão os serviços hospitalares de referência AD ou enfermarias especializadas, conforme definido pela portaria 148/2012, também publicada no dia 01/02. Só na Bahia, serão criados 142 novos leitos em hospitais gerais.

Redução de Danos

A nova portaria estabelece que os serviços hospitalares de referência devem adotar a Redução de Danos como estratégia norteadora dos projetos terapêuticos, mantendo internações de curta duração (o suficiente para estabilidade clínica do paciente) e garantido a a continuidade da atenção em outros serviços hospitalares, caso haja necessidade.

Para o Portal da Saúde, o ministro interino Mozart Sales informou que a a publicação da portaria 148 encerra a etapa de regulamentação dos serviços do plano federal Crack, é possível vencer. “Para vencermos o crack, precisamos de uma rede estruturada, conforme previsto no novo programa. Dentro dessas opções, as enfermarias especializadas são uma importante ferramenta no tratamento aos pacientes nos casos mais graves”, explicou Sales.

Investimentos

Assim como a regulamentação do funcionamento, estrutura física e técnico-profissional, a portaria também define os valores para o financiamento de implantação e pagamento de diárias dos leitos hospitalares. Antes estabelecido em R$57, o valor da diária agora pode chegar a 100 reais (do 8º ao 15 dias de internação) e 300 reais (até o 7º dia de internação).

Para o financiamento a implantação do serviço, o repasse varia entre 18 mil a 99 mil reais, variando com a quantidade de leitos implantados. Os 1600 leitos já implantados no país como Serviço Hospitalar de Referência para Atenção a Usuários de Álcool e outras Drogas são automaticamente habilitados para a nova modalidade.

fonte: Ministério da Saúde

create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar