CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

SP: 40% dos alcoolistas bebem desde a infância

por Paula Boaventura em

Quatro entre cada dez jovens que fazem tratamento por dependência de álcool em São Paulo começaram a beber ainda quando eram crianças, de acordo com levantamento divulgado pelo Centro de Referência de Álcool, Tabaco e outras Drogas de São Paulo (Cratod).

Além de demonstrar o perfil dos jovens em tratamento no estado, o estudo aponta para um aspecto cultural que é o da aceitação social do consumo de álcool por crianças e jovens, ainda que a lei seja bastante rigorosa quanto ao uso de bebida alcoólica por menores.

Ainda segundo a pesquisa, 39% dos jovens em tratamento apresentam em seu histórico familiar um parente direto (pai ou mãe) que também faz uso abusivo de álcool. Em entrevista à Agência Estado de São Paulo, a diretora do Cratod, a psiquiatra Marta Eszierski, afirma ser a influência da família um fator preponderante para o desenvolvimento da dependência em álcool. "Eram crianças que tinham o consentimento da família para beber, porque o pai ou a mãe bebiam. Eles começaram a ingerir bebidas sem culpa e não se deram conta de que estavam se viciando. Um paciente chegou a dizer que havia nascido dentro do álcool", diz a diretora do Cratod.

fonte: CETAD Observa

create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar