CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

O Direito como instrumento de combate aos preconceitos

Entre 24 e 26 de outubro de 2011, o Espaço Cultural Expogeo, juntamente com mais 30 outras instituições, estarão realizando o seminário O DIREITO COMO INSTRUMENTO DE COMBATE AOS PRECONCEITOS, na Faculdade de Medicina da UFBA (Abertura) e na Reitoria (Programação).

Trata-se de evento de enorme importância social, já que os preconceitos provocam grandes malefícios, principalmente às classes média e pobre - onde a discriminação é muito mais forte.
Os preconceitos infiltram-se no tecido social, tal como a água subterrânea se infiltra nos poros das rochas. Eles estão nas ruas, nos locais de trabalho, nas escolas, nas universidades, nas festas, nas igrejas, em nossas casas, dentro de nós, causando tristeza, depressão, angústia, perda de auto-estima, redução da autoconfiança, sofrimento, conflitos inter (pessoais) e guerras inter(nacionais).


Eles intimidam os discriminados, facilitando a sua dominação pela classe hegemônica. Por preconceito, o continente africano foi desprezado, durante séculos! Por preconceito, o Ocidente julga-se superior ao Oriente e se acha no direito de destroçar a autonomia de suas nações! Por preconceito, mães repelem, agridem (e se envergonham de) seus filhos gays! Por preconceito, as mulheres foram (e continuam sendo, em muitos países e em muitos lares brasileiros) inferiorizadas e violentadas! Por preconceito, negros e mulheres já foram tratados como coisas e, como tal, impedidos de exercer cidadania!


Preconceito FERE! Preconceito DÓI! Preconceito MATA!


Todos nós discriminamos e somos discriminados – c o t i d i a n a m e n t e. Isso reduz enormemente nossa chance de ser feliz. Por esse motivo, devemos nos empenhar em combater todos os preconceitos que nos atingem, de forma ostensiva ou, muitas vezes, tão sutil, que nosso consciente nem percebe, mas nosso inconsciente absorve sofre as conseqüências, que se revelam sob a forma de traumas psicológicos, prepotência, timidez, enfim, alguma forma de descontrole emocional.


Podemos iniciar esse combate, participando dos debates que o seminário “O Direito como Instrumento de Contrato aos Preconceitos” oportunizará. Nesse Seminário, nós estaremos buscando estratégias para o enfrentamento da discriminação.

Não fique aí parado, achando que nada pode mudar! Junte-se a nós! Participe dessa luta em prol da construção sociedade justa, solidária e livre de discriminações que a Constituição Federal do Brasil determina (Joaquina Lacerda Leite).


Local: Faculdade de Medicina - Abertura
Reitoria da UFBA - Debates
Salvador – Bahia


Período: 24/10/2011 a 26/10/2011


Público Alvo: Estudantes, professores e pesquisadores das áreas de Ciências Humanas, Saúde, Artes e Literatura, militantes de movimentos de libertação dos oprimidos e todas as pessoas que sofrem prejuízo em decorrência de preconceitos (discriminados e discriminadores).


Este Seminário será transmitido ao vivo pelo CPD da UFBA. Se não puder comparecer, assista aqui no site: http://aovivo.ufba.br/direitoxpreconceito.


Os participantes do Seminário receberão certificado com 30 horas.


Realização


Espaço Cultural Expogeo

Rua Marechal Floriano, 64, Ed. Empresarial Canela, Sala 406, Canela - Salvador – Bahia E-mail: espacoexpogeo@gmail.com / joaquinaleite@bol.com.br Tel: (71) 3235-6002 / 3337-0717 / 8877-0717


Patrocínio


Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos da Bahia

PETROBRAS

Para maiores informações acesse o site do evento Clique aqui!


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar