CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

A invisibilidade e o olhar do Consultório de Rua

Invisibilidade.jpg

Seminário discute experiência do Consultório de Rua na Bahia

Com o olhar voltado para crianças e adolescentes em situação de rua, é que o Consultório de Rua do CETAD/UFBA tem atuado desde sua primeira experiência, em 1999, mantendo a mesma filosofia em 2010, com a sua reimplantação em parceria com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas.E para refletir sobre esta experiência nos últimos dois anos é que o CETAD/UFBA e a SENAD realizarão na Reitoria da UFBA, no dia 30 deste mês, o Seminário "A invisibilidade e o olhar do Consultório de Rua".

De olho na rua

Os profissionais e gestores da rede de atenção a usuários de álcool e outras drogas já poderão se inscrever para participar deste evento que abordará os aspectos e desafios enfrentados tanto pela população de rua quanto dos profissionais que atuam junto a este público, especialmente daqueles que fazem uso de substâncias psicoativas.

Com a presença do idealizador do projeto, o professor Antonio Nery Filho e da titular da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, Dra. Paulina Duarte, o evento também terá a participação da superintendente de Prevenção e Acolhimento aos Usuários de Drogas e Apoio Familiar (SUPRAD), Dra. Denise Tourinho, da representante da Área Técnica de Saúde Mental da SESAB e responsável pela coordenação do Consultório de Rua em sua primeira implantação, Mirian Gracie Plena, do coordenador do Grupo Interdisciplinar de Estudo sobre Substâncias Psicoativas (GIESP), professor Edward Macrae, do especialista em Criminologia, o professor Ricardo Cappi, do coordenador do Projeto Quixote (SP), Cláudio Loureiro, da coordenadora nacional do Movimento de População de Rua, Maria Lúcia Pereira.

Livro Guia

Na ocasião, a coordenadora executiva do Consultório de Rua do CETAD, Andrea Leite, também fará a apresentação do livro guia do Projeto Consultório de Rua, que também será disponibilizado aos participantes do evento.

O Consultório de Rua é considerada pelo Ministério da Saúde como uma experiência exitosa para a atenção a usuários de substâncias psicoativas em situação de rua e, foi eleita como uma das três boas práticas a ser implantada com o apoio do Programa Federal Ações Integradas na Prevenção ao Uso de Drogas e Violência (SENAD/PRONASCI).

Atualmente, o CETAD em parceria com a SENAD, supervisiona a reimplantação do projeto em Salvador, como a implantação de novos Consultórios de Rua em Lauro de Freitas e Camaçari.

Local: Salão Nobre da Reitoria da Universidade Federal da Bahia – UFBA
(Rua Augusto Viana, s/n - Palácio da Reitoria, Canela, Salvador/BA)

Data: 30 de julho de 2012
Horário: 8:30h às 13:00h


Para inscrições, Clique Aqui


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar