A oficina O futuro da saúde também está na Tradição destina-se a construir com os índios participantes a partir das suas concepções de saúde e doença, conteúdos de educação popular em saúde, na perspectiva de olhar para o futuro em harmonia com o meio ambiente e com a comunidade, incorporando o saber popular, valorizando a cultura e a linguagem regional dos povos participantes. A oficina terá 3 módulos e baseia-se na construção e reconstrução dos conceitos junto com os alunos participantes. Serão utilizados alguns recursos da linguagem da educação à distancia: humor, letras de música, textos construídos coletivamente além de estabelecer um canal de interação e interlocução com os participantes por meio de chat e carta (e-mail eletrônico).

OBJETIVO GERAL Proporcionar um espaço de discussão, reflexão e ação sobre o respeito aos saberes de saúde dos povos indígenas e a importância de ações que preservam sua medicina tradicional, valorizando o pajé, a cultura, o cultivo das ervas e plantas de cura, na modalidade educação à distância.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS - Projetar juntos a Saúde, valorizando o saber popular, a cultura e a linguagem regional de cada povo, em harmonia com o meio ambiente e com a comunidade. - Construir o mapeamento das condições de vida e saúde da aldeia pelos participantes - Disseminar conceitos básicos de educação em saúde mediante programa de educação a distância, utilizando uma linguagem popular, simples e direta. Elaborar um pequeno projeto de intervenção que ajude a saúde da comunidade

PÚBLICO ALVO: Índios e Índias inscritos no Curso Arco Digital.

PERÍODO : 14 de novembro a 14 de dezembro

CONTATO Você poderá mandar suas sugestões, críticas e dúvidas. Estaremos recebendo a sua carta no endereço abaixo: annpeace@hotmail.com

MiniCurrículum? : Ana América Magalhães Ávila Paz .Pedagoga. Mestre em Ciências da Saúde ( UnB? /Br). Especialista em Administração Educacional e Educação Ambiental. Professora da Faculdade de Educação, Departamento de Planejamento e Administração, da Universidade de Brasília.

a) Construção do conceito de saúde e doença 1. Para você, o que é saude? 2. Como os parentes cuidam da saude na sua aldeia? 3. Quais as coisas que trazem saúde para as pessoas?

b) Mapa da saúde da aldeia: Quais as coisas na aldeia que trazem saúde ao povo e quais as coisas que trazem doença? 4. Sua aldeia tem banheiros, água encanada e esgotos ? Como é feito o tratamento do lixo? 6. De que as pessoas adoecem e morrem na sua aldeia? 7. Qual o problema de saúde que precisa ser resolvido na sua comunidade? 8. O que você acha que é preciso fazer para melhorar a saude e a vida das pessoas da sua comunidade?

c) Valorizando nossas práticas de saúde : Conversas com o pajé e os mais velhos sobre saúde, ervas de cura, boas práticas de cuidado e viver bem. 9. Sua aldeia tem pajé? Qual a importância do trabalho do Pajé para a comunidade? 10. Você conhece alguma erva ou planta tradicional, reza, canto, garrafada ou mesmo uma receita de banho e a indicação do uso (para que serve), que possa compartilhar conosco? 11 Vamos conversar sobre a força do Toré e dos rituais. A ciência do índio, as plantas de poder, a jurema sagrada, a orientação dos encantados. O que representa para você dançar o Toré?


Editar Anexar Versões Mais...
revisão: r1 - 03 Nov 2006 - 22:56:13 - AdrianeHalmann?
Página Inicial >> ArcoOficinas

Copyleft pela UFBA-Irecê