Difference: DomingoCulturalIII ( vs. 1)

Revision 110 Feb 2011 - PaulaBoaventura

Line: 1 to 1
Added:
>
>
META TOPICPARENT name="Noticias"
<-- AddThis?  Button BEGIN -->
| More
<-- AddThis?  Button END -->

Não teve trio elétrico, nem multidão, nem bebida, nem festa de camisa. Nem por isso, a música e a alegria deixaram de reinar na primeira pré-lavagem do CAPS AD Gey Espinheira, realizado no último domingo de janeiro, dia que vem se consolidando na agenda de eventos do serviço, através da realização do Domingo Cultural.

Ritmado por crianças e jovens vindos de bairros como Pirajá, São Caetano e Dom Avelar, o som dos tambores improvisados em baldes, abriu a festa num brevíssimo cortejo dentro do próprio centro até as escadarias do CAPS. A lavagem - com direito a baiana, roda de capoeira e água de cheiro -, logo cedeu novamente espaço à percussão acompanhada pelo ritmo do berimbau e pandeiros do grupo de capoeira Meninos da Bahia.

Saúde Mental e Cultura - "Este trabalho é muito importante, pois oferece aos jovens usuários a oportunidade de se desenvolverem sem se sentirem excluídos, o que muitas vezes falta na prória família", opina o mestre de capoeira André Campos, que também desenvolve projetos culturais e esportivos para jovens no grupo Meninos da Bahia.

Compartilhando a mesma visão, a funcionária pública e moradora do bairro de São Caetano Adelaide da Silva veio conferir o evento e ressaltou a falta de atividades como esta "para a expressiva população de jovens que integra a comunidade".

Esta ação desenvolvida pelo CAPS AD, mais que somente proporcionar diversão, vem responder a um dos aspectos que compõem uma das mais atuais perspectivas de saúde mental, defendidas pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial de Saúde, como a promoção da saúde em comunidade, através de atividades que estimulem o lazer, a cultura e o bem estar social.

"Nós compreendemos saúde em uma visão mais ampliada, que extrapola os muros dos serviços, vai além dos procedimentos de consultório", define o antropólogo e técnico do CAPS AD, Tom Valença, que continua "mais que ausência de doença, saúde mental é ter acesso à cultura, ao esporte e à vida em comunidade".

Hip-Hop na Veia - Além da pré-lavagem, outras atividades animaram a tarde no CAPS que, após a exibição do filme Saneamento Básico e do teatro de Marionetes, voltou a ficar movimentada com mais música, dessa vez, hip-hop, sob comando do DJ Kerel, líder da banda Gato Preto. O aumento do público e a euforia pela oportunidade de se expressar num palco através de canções que muitas vezes retratam o cotidiano da maioria desses jovens, foi um dos momentos mais marcantes da tarde. "Dá poder àqueles que precisam ter", assim refletiu o gerente do CAPS João Martins acerca da relação da juventude com o hip-hop.

Em parceria com alguns jovens usuários do centro, DJ Kerel cantou músicas de grupos de hip-hop conhecidos, como o Racionais MC's, que teve como resposta o entusiasmo crescente do público até o encerramento da terceira edição do Domingo Cultural.

Paula Boaventura

META FORM name="WebPaginaComum"
FORM FIELD Título Ttulo CAPS Gey Espinheira faz pré-lavagem no Domingo Cultural de janeiro
 
This site is powered by the TWiki collaboration platformCopyright &© by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding TWiki? Send feedback